acrômio ombro

O acrômio é uma proeminência óssea da escápula, localizada na parte superior do ombro. No acrômio se prende o músculo deltóide. Abaixo do acrômio estão os tendões do manguito rotador.

Representação esquemática do acrômio

Representação esquemática do acrômio

O que é acrômio plano, curvo ou ganchoso?

Existe uma classificação do formato do acrômio, eles podem ser planos (tipo I), curvos (II) ou ganchosos (III).

Alguns estudos associam o aparecimento de tendinite ou roturas do manguito rotador com o formato do acrômio, pessoas com acrômios curvos ou ganchosos teriam maior probabilidade de desenvolver problemas no manguito rotador…. em outras palavras, dor no ombro.

Tipos de acrômio segundo a classificação de Bigliani

Tipos de acrômio segundo a classificação de Bigliani

Acrômio com inclinação lateral?

Além do formato do acrômio, alguns artigos científicos também descrevem que indivíduos com acrômio com maior inclinação lateral têm maior possibilidade de desenvolverem lesões do manguito rotador.

Eu tenho acrômio curvo ou ganchoso, isto é a causa da minha dor no ombro?

Como foi dito anteriormente, alguns estudos indicam que pessoas com acrômios curvos ou ganchosos (tipos II e III de Bigliani) têm maior chance de terem uma rotura do manguito rotador.

Entretanto, as lesões do manguito rotador não tem uma única causa. Elas são multifatoriais, idade, história familiar, hábitos de vida como esportes, atividades repetitivas com os membros superiores, tabagismo e doenças como diabetes e doenças reumatológicas também estão associados a tendinites e roturas do manguito rotador.

Portanto, boa parte das pessoas tem acrômios curvos ou ganchosos e isto não é a causa da dor.

Tenho tendinopatia do manguito rotador e acrômio curvo, preciso operar?

O tratamento da tendinopatia do manguito rotador é inicialmente não cirúrgico, podemos utilizar gelo, anti-inflamatórios e tratamento fisioterápico.

Esta modalidade de tratamento deve ser realizada por 6 a 9 meses e na maioria dos pacientes é eficaz.

O tratamento cirúrgico raramente é utilizado. Caso o paciente não apresente melhora com o tratamento clínico pode ser indicada uma artroscopia para remoção da bursa inflamada e dos esporões do acrômio.

Veja o texto sobre tendinites e bursites para entender melhor o seu problema e os tratamentos disponíveis.

O que é os acromiale?

Os acromiale é um defeito da fusão dos centros de ossificação do acrômio. Quando nascemos, o acrômio é formado por cartilagem e possui 4 centros de ossificação.

Durante o crescimento, estes centros de ossificação substituem a cartilagem por osso e quando ocorre um defeito na união entre estes centros de ossificação, temos um os acromiale.

Cerca de 10% da população tem um os acromiale e 60% são bilaterais. Eles são assintomáticos na maioria das pessoas.

Entretanto, pessoas com os acromiale tem maior chance de ter uma rotura do manguito rotador.

Os acromiale

Os acromiale

22 respostas
  1. Suane
    Suane says:

    Olá. Boa tarde!
    Tenho tendinopatia do supra bilateral ja faco fisio há cerca de um ano. Sem quadros de melhoras, nesse caso pode ser feito o processo cirúrgico sinto dores abusivas a noite nao durmo tem dias q nem durmo por conta das dores e todos os movimentos que faco meu ombro estrala. Isso e normal?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Suane, este resultado do tratamento não cirúrgico que vc relata, não é o esperado. Sugiro vc passar em uma avaliação com um médico especialista de ombro. Em primeiro lugar, será que sua dor é em razão da tendinopatia do tendão supraespinal? Vc pode ter outros diagnósticos como capsulite adesiva, hernia de disco cervical, entre outros problemas. Será que seu tratamento foi adequado? Tudo isto precisa ser avaliado com calma, antes que seja indicado um tratamento cirúrgico.
      Att

      Responder
  2. Anelice
    Anelice says:

    Dr no meu exame de ressonância deu tendinopatia dos tendões supraespinhoso e subescapular e ruptura transfixante no tendão supraespinhoso medindo 1 cm, médico disse que tem que operar,isso procede,ou tem outro tratamento sem ser cirurgia.
    Obg

    Responder
  3. MÁRCIA MAIA FELIX DE JESUS
    MÁRCIA MAIA FELIX DE JESUS says:

    DR. BOM DIA, NO MEU EXAME DE RESSONÂNCIA DEU LEVE TENDINOPATIA DO SUPRAESPINHAL E DO SUBESCAPULAR COM LEVE AUMENTO DE SINAL, SEM SINAIS DE ROTURA, MAIS EXIBINDO PEQUENA CALCIFICAÇÃO INSERCIONAL DO SUPRAESPINHAL. PRESENÇA DE LIQUIDO EM QUANTIDADE FISIOLÓGICA NA ARTICULAÇÃO GLENO-UMERAL.

    Responder
  4. Raquel
    Raquel says:

    Dr
    Minha mae teve o resultado de acromio tipo 2… Já fez varias sessões de fisioterapia e a dor continua.
    Ela é digitadora será por causa disto?

    Responder
  5. Simone
    Simone says:

    Fiz uma ressonancia e o resultado foi:
    Afinamento do rebordo ântero-inferior do acrômio, associado a espessamento do ligamento coracoacromial
    Tendinopatia insercional leve do supraespinhal, sem roturas.
    Leve espessamento capsulogamentar glenoumeral, com tênue edema dos planos pericapsulares, mais evidente na porção anterior do recesso axilar e intervalo rotatória. Achados esses podem estar relacionados a um quadro de capsulite em fase inicial.
    Estou no pós operatório de cirurgia de ombro, que foi feita para tirar um esporão. Sinto muita dor.

    Responder
  6. Elivane Aparecida Ramos Dias
    Elivane Aparecida Ramos Dias says:

    Bom dia doutor minha ressonância deu resultado sinais de artrose acromioclavicular. Acromio da base plana do tipo 1 , não há derrame articular os tendões estão com intensidade preservada.se sinais de derrame articular
    Conclusão duvidosa presença de os acromiale . O q quer dizer ?? Estou fazendo fisioterapia já faz mais de um ano e ainda sinto muitas dores

    Responder
  7. Henrique
    Henrique says:

    Caríssimo Dr.,

    Tenho uma dor leve na parte superior do ombro, que me leva a crer ser no acrômio. Já fiz radiografia e nada foi diagnosticado. O médico falou apenas em fraqueza da estrutura do ombro devido ao sedentarismo. Há mais de um mês sai do sedentarismo, mas a dor continua. O senhor tem alguma indicação?

    Grato,

    Henrique

    Responder
  8. Mile
    Mile says:

    Tenho tendinopatia.acromio tipo 2 e bursite,sinto muitas dores nas ombro e no punho o tratamento é cirurgico?to esperando o retorno com o ortopedista!

    Responder
  9. Luziete gama
    Luziete gama says:

    Fiz uma ressonancia e deu artrose acromio_clavicular incipiente e acromio curvo tipo ll de Bigliani.e calcificaçãoe 1cm no seu maior eixo e bursite subacromial-súbdeltoidea.sinto muitas dores ja fasso tratamento ha dois anos nas as dores so piora.

    Responder
  10. Rosana Silva
    Rosana Silva says:

    Dr. Jorge, tenho osteoartrose nos dois ombros, 4 hérnias de disco, e artrópodes no quadril com degeneração do fêmur, desde 2012 faço tratamento e em 2016 fiz a artroscopia em ambos os ombros com melhora do ombro esquerdo o direito piorou depois da cirurgia, nesse período o médico que me acompanhava chegou a me dizer que eu estava louca ou havia me viciado em analgésico e abandonou meu tratamento, descobri que as dores era devido a fibromialgia e hoje mesmo perdendo a força e o movimento do braço os médicos dizem que preciso aprender a conviver com a dor, dor que nem o tramam faz passar. Acabei desenvolvendo os problemas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, passo de três dias sem dormir e já cheguei a desmaiar de dor, meu braço parece estar sendo arrancado, sei que a fibromialgia interfere mas o formigamento, dormência e falta de força me deixa mais preocupada.
    O que fazer?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta