O acrômio é uma proeminência óssea da escápula, localizada na parte superior do ombro. No acrômio se prende o músculo deltóide. Abaixo do acrômio estão os tendões do manguito rotador.

Representação esquemática do acrômio

Representação esquemática do acrômio

O que é acrômio plano, curvo ou ganchoso?

O estudo da morfologia do acrômio ganhou importância após trabalho de Neer associando formato dessa estrutura a síndrome do impacto. Posteriormente Bigliani propôs um sistema de classificação para o acrômio após estudo com 140 ombros de cadáveres humanos.

A classificação do formato do acrômio considera que eles podem ser planos (tipo I), Curvos (II) ou Ganchosos (III).

Tipos de acrômio segundo a classificação de Bigliani

Tipos de acrômio segundo a classificação de Bigliani

Quanto mais curvo for o acrômio, maior é a probabilidade de diminuição do espaço subacromial, com consequente desenvolvimento da síndrome do impacto e da lesão do manguito rotador.

Alguns estudos associam o aparecimento de tendinite ou roturas do manguito rotador com o formato do acrômio, pessoas com acrômios curvos ou ganchosos teriam maior probabilidade de desenvolver problemas no manguito rotador…. em outras palavras, dor no ombro.

Abaixo um vídeo que mostra inicialmente um acrômio tipo 1 e finaliza com tipo 3.

Acrômio com inclinação lateral?

Além do formato do acrômio, alguns artigos científicos também descrevem que indivíduos com acrômio com maior inclinação lateral têm maior possibilidade de desenvolverem lesões do manguito rotador.

Eu tenho acrômio curvo ou ganchoso, isto é a causa da minha dor no ombro?

Como foi dito anteriormente, alguns estudos indicam que pessoas com acrômios curvos ou ganchosos (tipos II e III de Bigliani) têm maior chance de terem uma rotura do manguito rotador.

Entretanto, as lesões do manguito rotador não tem uma única causa. Elas são multifatoriais, idade, história familiar, hábitos de vida como esportes, atividades repetitivas com os membros superiores, tabagismo e doenças como diabetes e doenças reumatológicas também estão associados a tendinites e roturas do manguito rotador.

Portanto, boa parte das pessoas tem acrômios curvos ou ganchosos e isto não é a causa da dor.

Tenho tendinopatia do manguito rotador e acrômio curvo, preciso operar?

O tratamento da tendinopatia do manguito rotador é inicialmente não cirúrgico, podemos utilizar gelo, anti-inflamatórios e tratamento fisioterápico.

Esta modalidade de tratamento deve ser realizada por 6 a 9 meses e na maioria dos pacientes é eficaz.

O tratamento cirúrgico raramente é utilizado. Caso o paciente não apresente melhora com o tratamento clínico pode ser indicada uma artroscopia para remoção da bursa inflamada e dos esporões do acrômio.

Veja o texto sobre tendinites e bursites para entender melhor o seu problema e os tratamentos disponíveis.

O que é os acromiale?

Os acromiale é um defeito da fusão dos centros de ossificação do acrômio. Quando nascemos, o acrômio é formado por cartilagem e possui 4 centros de ossificação.

Durante o crescimento, estes centros de ossificação substituem a cartilagem por osso e quando ocorre um defeito na união entre estes centros de ossificação, temos um os acromiale.

Cerca de 10% da população tem um os acromiale e 60% são bilaterais. Eles são assintomáticos na maioria das pessoas.

Entretanto, pessoas com os acromiale tem maior chance de ter uma rotura do manguito rotador.

Os acromiale

Os acromiale

Artropatia degenerativa acromioclavicular

artrose ou artropatia degenerativa acromioclavicular é uma das causas mais comuns de dor no ombro e acomete preferencialmente indivíduos dos 30 aos 50 anos de idade normalmente associada com atividades esportivas ou profissionais que exigem elevação dos membros superiores acima do nível da cabeça como esportes de arremesso, natação e musculação.Leia 

 

38 respostas
Newer Comments »
  1. Suane says:

    Olá. Boa tarde!
    Tenho tendinopatia do supra bilateral ja faco fisio há cerca de um ano. Sem quadros de melhoras, nesse caso pode ser feito o processo cirúrgico sinto dores abusivas a noite nao durmo tem dias q nem durmo por conta das dores e todos os movimentos que faco meu ombro estrala. Isso e normal?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção says:

      Suane, este resultado do tratamento não cirúrgico que vc relata, não é o esperado. Sugiro vc passar em uma avaliação com um médico especialista de ombro. Em primeiro lugar, será que sua dor é em razão da tendinopatia do tendão supraespinal? Vc pode ter outros diagnósticos como capsulite adesiva, hernia de disco cervical, entre outros problemas. Será que seu tratamento foi adequado? Tudo isto precisa ser avaliado com calma, antes que seja indicado um tratamento cirúrgico.
      Att

      Responder
  2. Anelice says:

    Dr no meu exame de ressonância deu tendinopatia dos tendões supraespinhoso e subescapular e ruptura transfixante no tendão supraespinhoso medindo 1 cm, médico disse que tem que operar,isso procede,ou tem outro tratamento sem ser cirurgia.
    Obg

    Responder
  3. MÁRCIA MAIA FELIX DE JESUS says:

    DR. BOM DIA, NO MEU EXAME DE RESSONÂNCIA DEU LEVE TENDINOPATIA DO SUPRAESPINHAL E DO SUBESCAPULAR COM LEVE AUMENTO DE SINAL, SEM SINAIS DE ROTURA, MAIS EXIBINDO PEQUENA CALCIFICAÇÃO INSERCIONAL DO SUPRAESPINHAL. PRESENÇA DE LIQUIDO EM QUANTIDADE FISIOLÓGICA NA ARTICULAÇÃO GLENO-UMERAL.

    Responder
  4. Raquel says:

    Dr
    Minha mae teve o resultado de acromio tipo 2… Já fez varias sessões de fisioterapia e a dor continua.
    Ela é digitadora será por causa disto?

    Responder
  5. Simone says:

    Fiz uma ressonancia e o resultado foi:
    Afinamento do rebordo ântero-inferior do acrômio, associado a espessamento do ligamento coracoacromial
    Tendinopatia insercional leve do supraespinhal, sem roturas.
    Leve espessamento capsulogamentar glenoumeral, com tênue edema dos planos pericapsulares, mais evidente na porção anterior do recesso axilar e intervalo rotatória. Achados esses podem estar relacionados a um quadro de capsulite em fase inicial.
    Estou no pós operatório de cirurgia de ombro, que foi feita para tirar um esporão. Sinto muita dor.

    Responder
  6. Elivane Aparecida Ramos Dias says:

    Bom dia doutor minha ressonância deu resultado sinais de artrose acromioclavicular. Acromio da base plana do tipo 1 , não há derrame articular os tendões estão com intensidade preservada.se sinais de derrame articular
    Conclusão duvidosa presença de os acromiale . O q quer dizer ?? Estou fazendo fisioterapia já faz mais de um ano e ainda sinto muitas dores

    Responder
  7. Henrique says:

    Caríssimo Dr.,

    Tenho uma dor leve na parte superior do ombro, que me leva a crer ser no acrômio. Já fiz radiografia e nada foi diagnosticado. O médico falou apenas em fraqueza da estrutura do ombro devido ao sedentarismo. Há mais de um mês sai do sedentarismo, mas a dor continua. O senhor tem alguma indicação?

    Grato,

    Henrique

    Responder
  8. Mile says:

    Tenho tendinopatia.acromio tipo 2 e bursite,sinto muitas dores nas ombro e no punho o tratamento é cirurgico?to esperando o retorno com o ortopedista!

    Responder
  9. Luziete gama says:

    Fiz uma ressonancia e deu artrose acromio_clavicular incipiente e acromio curvo tipo ll de Bigliani.e calcificaçãoe 1cm no seu maior eixo e bursite subacromial-súbdeltoidea.sinto muitas dores ja fasso tratamento ha dois anos nas as dores so piora.

    Responder
Newer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *