A infiltração no ombro é um dos procedimentos mais utilizados pelos especialistas de ombro e cotovelo.  Possui eficácia e resultado consistente no tratamento de dor no ombro em múltiplas doenças relacionadas,  entretanto, ainda é vista com medo e múltiplas dúvidas por muitos pacientes. Vamos ajudar a responder e desmistificar muitos dos questionamentos.

O que é a infiltração no ombro?

A infiltração é o ato de aplicar um medicamento através de uma injeção diretamente na articulação, no músculo ou tendão.

Quando aplicamos diretamente o medicamento podemos usar uma dose muito menor do medicamento e ainda aumentamos muito seu efeito no local, evitando efeitos colaterais em órgãos distantes.

Quando é indicado uma infiltração no ombro?

As infiltrações no ombro podem ser indicadas para tratar diversas doenças como:

Para algumas doenças, a infiltração pode ser a primeira opção de tratamento e para outras pode ser a última. Converse com o seu médico, sobre todas as opções de tratamento para a sua doença.

Quais substâncias podem ser utilizadas para a infiltração?

Os medicamentos mais utilizados para infiltração são:

  • Anestésicos locais: são utilizados para diminuir a dor durante a realização da infiltração. Muitos anestésicos também tem ação prolongada, diminuindo a dor do paciente por 24 horas ou mais após o procedimento;
  • Corticóides: são as medicações mais comumente utilizadas para tratamento, elas diminuem o processo inflamatório e a dor nos tendões e articulações.
  • Ácido hialurônico: estes medicamentos tem como objetivo lubrificar as articulações, melhorando a dor da artrose.
  • Toxina botulínica: utilizada para diminuir a força de contração dos músculos, muito utilizada em casos de espasmos musculares.

No Brasil, outras substâncias como PRP, células mesenquimais ou células-tronco ainda são utilizadas apenas de modo experimental e científico. Estas substâncias estão sendo estudadas na tentativa de uma melhor cicatrização e recuperação das estruturas das articulações.

Como é feita uma infiltração?

Alguns tipos de infiltração podem ser feitas no consultório com anestesia local, e algumas precisam ser feitas no hospital sob sedação. O ombro é uma articulação profunda com muitos músculos ao redor. As infiltrações dentro da articulação, podem ser feitas no hospital com menor desconforto para os pacientes. Por sua vez, as infiltrações para tendinite, muitas vezes, podem ser feitas no consultório.

infiltração no ombro

Os materiais necessários são uma seringa e agulha, que serão escolhidos dependendo da doença a ser tratada. Todos estéreis e usados somente uma vez. A injeção deve ser feita sob condições de limpeza absoluta e assepsia local. A lavagem das mãos, a desinfecção da pele rigorosa e todo equipamento são essenciais.

O Colega John Gilmore filmou o processo de aplicação da infiltração realizada em seu consultorio, confira no vídeo.

Quanto tempo dura uma infiltração?

O tempo do efeito de uma infiltração depende do medicamento e da dose utilizada pelo médico. A doença do paciente também interfere na durabilidade da infiltração.

  • Para algumas doenças como a capsulite adesiva e as tendinites do ombro, o objetivo é a cura ou resolução do problema.
  • Nos casos de artrose, a infiltração pode ser um procedimento paliativo e pode ter uma durabilidade de 1 ano a 6 meses.

Quais são os riscos e as complicações mais comuns?

Importante salientar que após uma infiltração, a dor no ombro pode piorar transitoriamente 24 a 48 hs após o procedimento.

Mas de forma geral como complicações deste procedimento, temos citar as infecções, as alterações cutâneas ou na pele e as reações alérgicas. Entretanto estas complicações são muito raras, mas lembre-se: se tiver qualquer reação avise imaediatamente seu médico.

Devemos evitar infiltrações de repetição, especialmente sobre os tendões. A infiltração pode levar a um enfraquecimento do tendão e consequentemente a uma rotura tendínea.

A infiltração no ombro engorda?

A infiltração no ombro não engorda. Este mito foi criado pela utilização de corticóides na maioria das infiltrações. Mas cabe ressaltar, que nas infiltrações utilizamos corticóides em doses baixas e com efeito praticamente apenas no local.

Quais são as contraindicações para uma infiltração?

As contraindicações mais comuns para se realizar uma infiltração são:

  • Gravidez;
  • Alergia aos medicamentos a serem utilizados;
  • Infecções na pele ou machucados na pele;
  • Presença de febre.

Apesar de não serem contraindicações ao procedimento, avise seu médico se você for diabético ou usar algum tipo de anticoagulante.

A infiltração no ombro precisa de repouso?

Após o procedimento, o ideal é não fazer esforços com articulação infiltrada por 48 hs.  Terminando este período normalmente são liberados os exercícios da fisioterapia e as atividades normais do dia a dia. Mas normalmente a articulação infiltrada habitualmente não precisa ficar imobilizada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta