Luxação Acromioclavicular: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos
A luxação acromioclavicular é uma lesão comum na prática esportiva. Ela ocorre em praticantes de ciclismo, judô e futebol principalmente. Os pacientes apresentam dor e inchaço na região superior do ombro. O tratamento pode ser clínico com tipoia e fisioterapia para os casos mais leves, entretanto, nos casos mais graves, como a luxação acromioclavicular grau 5, o tratamento deve ser cirúrgico.
O que é a luxação acromioclavicular?
É uma lesão que ocorre nos ligamentos entre a clavícula na sua porção mais lateral e o acrômio. Com a luxação acromioclavicular ocorre a perda do contato normal entre as superfícies articulares destes dois ossos, que formam a articulação acromioclavicular.
Ocorre frequentemente em traumatismos quando o paciente cai sobre o ombro. Também é comum em esportes como judô, ciclismo e futebol.
A articulação entre a clavícula e o acrômio é estabilizada por dois conjuntos de ligamentos: um entre o acrômio e a clavícula e outro entre a clavícula e o processo coracoide.
Quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico?
Os sintomas são dor e edema na região mais lateral da clavícula. Dificuldade para elevar o ombro. Ao examinar o paciente, podemos notar a clavícula mais elevada e com mobilidade aumentada. Este aumento da mobilidade da clavícula é conhecido como sinal da tecla da luxação acromioclavicular.
A luxação acromioclavicular é facilmente diagnosticada por radiografias do ombro. Em casos mais leves, as radiografias podem ser normais, nestes casos a ressonância magnética pode confirmar o diagnóstico.
Qual é a classificação da luxação acromioclavicular?
A luxação acromioclavicular pode ser classificada pelo grau de lesão dos ligamentos acromioclaviculares e coracoclaviculares e consequentemente pelo desvio da clavícula em relação ao acrômio.
- Na luxação acromioclavicular tipo 1, o mais leve, temos apenas um estiramento dos ligamentos acromioclaviculares. Portanto, não há nenhum desvio da clavícula;
- Na luxação acromioclavicular tipo 2, temos um rompimento dos ligamentos acromioclaviculares. Mas os ligamentos coracoclaviculares estão íntegros, também não ocorre nenhum desvio da clavícula;
- Na luxação acromioclavicular tipo 3 ocorre ruptura dos ligamentos coracoclaviculares. Com isto, ocorre um desvio para cima da clavícula de 25 a 100% em relação ao lado normal;
- Na luxação acromioclavicular tipo 4 ocorre lesão de todos ligamentos e da musculatura ao redor da clavícula e acrômio. Isto leva a um desvio maior da clavícula. No tipo 4, a clavícula desvia-se para trás.
- Na luxação acromioclavicular tipo 5, onde os músculos e ligamentos estão lesados. O desvio superior da clavícula é de mais de 100% em relação ao lado contralateral.
Como tratar a luxação acromioclavicular?
Os tipos 1 e 2 são sempre de tratamento não-cirúrgico. com uso de gelo, antiinflamatórios e tipoia por 7 a 14 dias. Posteriormente deve ser iniciado o tratamento fisioterápico para recuperação da movimentação e força do ombro.
“O tratamento da luxação acromioclavicular tipo 3 é assunto controverso entre os especialistas de ombro.”
Atualmente, as evidências científicas apontam para um tratamento inicial sem cirurgia na grande maioria dos pacientes. Após 2 a 3 semanas, são testadas a estabilidade da articulação acromioclavicular, a dor do paciente e a mobilidade do ombro. Se tudo estiver indo bem, o tratamento continua sem cirurgia. Caso contrário, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.
Para as lesões do tipo 4 ou 5, o tratamento deve ser cirúrgico. Pacientes com poucos sintomas, sedentários ou idosos podem ser tratados também sem cirurgia eventualmente.
Como é a cirurgia?
O tratamento cirúrgico pode ser feito pelo método aberto ou artroscópico, existem múltiplas técnicas e dispositivos para redução e estabilização da clavícula.
Entretanto o mais importante é que nas lesões com menos de 4 semanas, apenas a redução e estabilização da clavícula são suficientes para cicatrização dos ligamentos na sua posição original. Para estabilização da clavícula podem ser utilizados fios ou fitas de alta resistência, endobutton ou âncoras.
Dr sofri uma queda de moto, ja se passaram 60 dias, tive luxação no ombro direito 90% porem fica um caroço muito alto, quando eu forço ele abaixa, mas depois torna subir. Será que precisa de cirurgia?
Marcelo, bom dia!
Procure um médico especialista de ombro.
Boa noite Dr, eu sofri uma luxação grau 1 e fui orientado pelo ortopedista no plantão de atendimento a usar a tipóia por 7 dias, após este prazo retornei com outro ortopedista e desta vez foi orientado a usar a tipóia por 30 dias e depois iniciar a fisioterapia, agora fiquei na dúvida, poderia me orientar melhor quanto ao tempo de incio da fisioterapia.
Emerson, bom dia! Para luxações grau 1, o tempo de imobilização é muito curto. Talvez 7 dias seja o mais adequado. Mas procure um terceira opinião.
Boa noite doutor . Tive uma lac grau 5 , passei pelo procedimento waver dunn. Fiz fisioterapia e segundo os especialistas que me atenderam estou apto a desenvolver qualquer função tanto no trabalho quanto no lazer. Gostaria de saber se devo evitar condições exponham meu ombro a grandes solicitações. Ex: Trabalho braçal com alta exigência. Desde já grato pela atenção , e gostaria de parabeniza-lo por esse canal de atendimento á sociedade.
Paulo, bom dia! A longo prazo, o objetivo do tratamento cirúrgico é devolver a função normal sem restrições.
Boa noite Doutor, sofri um acidente de bicleta e cai em cima do ombro. Pelo raio x foi diagnosticado uma luxação do acromioclavicular de grau 5. Realizei dia 09/04 um procedimento cirúrgico no ombro para fixação de um pino. Dia 24/04 tive uma consulta de acompanhamento e retiradas dos pontos, e não foi detectado nenhum Problema. Minha dúvida é referente se é normal a dor óssea no local da inserção do pino e a dor muscular na região da escápula clavicular nos lados inferior e lateral direito da escápula, sendo que a cirurgia tem quase 1 mês. Isso faz parte do processo de recuperação? Ainda não consigo elevar meu braço nem sustentar peso algum com o braço operado.
Nelson, sugiro vc conversar com o seu médico. Dificil responder sem te examinar.
Boa noite se uma cirurgia de luxação há 3 semanas e em cima do ombro eu não tenho sensibilidade é normal isso está como se tivesse anestesiado é normal
Paulo, vc pode ter tido alguma lesão do nervo axilar. Procure um especialista de ombro para avaliar seu caso.
Bom dia doutor, cair de moto e tive uma luxação grau 3 fui tratado no modo conservador mais porém ficou um caroço no ombro que mim encomoda muito como faço para resolver? pois não quero ficar com esse caroço obgd!
Anderson, procure um médico especialista de ombro para avaliar melhor seu problema.
Boa noite Dr. Jorge
Exatamente no dia 03 de outubro de 2017 eu me meti em uma briga corporal e acabei sofrendo um deslocamento no ombro direito. Não procurei médico, porque eu consegui repor no lugar novamente e a dor parou de repente. Porém conforme o tempo foi passando, eu fui tendo outros deslocamento/ luxações no mesmo ombro e alguns movimentos que eu fazia eu senti algo espetando, tipo uma fagulha. Sem contar que eu fui perdendo a força do braço também. Eu mau conseguia jogar uma pedra longe. Então eu comecei a evitar alguns exercícios, como Natação, exercícios físicos (Barra, flexões) e até mesmo parei de praticar o Muay -Thai, Fiquei exatamente uns 3 meses parado sem fazer nada. Mas mesmo assim as dores ainda não pararam, eu ainda sinto aquelas fagulhas. Quando eu me apoio com o ombro e assim que eu retiro o ombro do apoio da para sentir algo espetando… Com todo esse tempo parado eu procurei entrar na academia com o intuito de voltar a pegar confiança fortalecendo o ombro, só que não foi eu imaginei que seria, O ombro saiu novamente, mas eu recolei dnv no lugar. Só que agora eu procurei um médico e ele me indicou um exame de Raio-X para o acrômio, o resultado do exame irá sair dia 11/06. Para você , por você se um especialista nessa área. O que você acha que poderia ser esse meu problema e qual seria a solução exata para resolver? No total eu tive 5~6 Luxações, tirando os momentos q eu sentia q iria deslocar ai eu parava de fazer força e eu sentia o osso voltando… O que seria isso? Tudo isso por causa de uma briga!
Carlos, o que vc tem chama-se luxação recidivante do ombro. Deve realizar uma ressonância magnética do ombro e vc deve ter uma lesão ligamentar do ombro. Procure um especialista de ombro.
Obrigado por me responder Doutor.
Essa segunda-feira (dia 11/06) estarei retornando ao especialista para saber o resultado do Raio-x
Dr; sofri uma lesão grau 3 e o ortopedista indicou tratamento conservador. Já estou usando o Velpeau. Há algum tratamento específico para evitar o tal “calombo”?
Fernando, o tratamento não cirurgico envolve o uso de tipoia e a fisioterapia.
Bom dia Dr. Jorge
Sofri uma queda de moto em Janeiro que me ocasionou uma LAC grau 5, infelizmente só consegui a cirurgia para o final desse mês de Junho, o método que será utilizado pelo cirurgião é o de retirada do joelho para enxerto no ombro, ele me disse que a cirurgia é de médio porte, bem invasiva com corte aproximado entre 15 a 20 cm, talvez tenha que serrar a ponta da clavícula etc…com recuperação bem lenta( 6 semanas de tipoia, 6 meses p/ recuperação total), porém eu li muito a respeito das técnicas cirúrgicas e percebi que várias delas são bem menos invasivas como Tight Rope e Weaver Dunn, a minha pergunta é a seguinte:
O Sr. acredita que devo seguir o médico e realizar a cirurgia pelo método indicado, ou devo procurar outro profissional ( no caso o Sr.) e fazer a cirurgia por um método mais tranquilo, por Artroscopia por exemplo ???
Kleber, vc está bem esclarecido sobre o seu problema e as opções de técnicas cirúrgicas para resolução. Estou a sua disposição se precisar de uma segunda opinião para sua cirurgia no ombro.
Bom dia Dr.
Mas na sua opinião, o método cirúrgico está correto, seria esse mesmo o apropriado para o meu caso(pois já se passaram 6 meses) ou pode ser feito por um método eficaz e menos invasivo, se sim, gostaria de saber quais convênios o Sr. atende para esse procedimento ou qual o custo total para se fazer no particular ????
Boa tarde doutor. Há dois meses tive uma lesão acromioclavicular grau três, estou fazendo tratamento conservador e tenho melhorado significativamente. Minha dúvida é: após o tratamento posso voltar a jogar futebol?
Iomar, a expectativa é esta. Boa recuperação
Obrigado!