A articulação acromioclavicular é aquela entre a região distal da clavícula e um processo ósseo da escápula chamado acrômio. É uma articulação incongruente, isto é, as superfícies de cartilagem dos dois ossos que compõem esta articulação não tem um encaixe perfeito.

Esta articulação é estabilizada por ligamentos entre a clavícula e o acrômio e pelos ligamentos trapezoide e conóide, que estão entre a clavícula e o processo coracóide da escápula.

 

Articulação acromioclavicular

Articulação acromioclavicular

Saiba mais as sobre as doenças, seus sintomas e tratamentos para a articulação acromioclavicular.

Principais doenças

Artrose acromioclavicular

A articulação acromioclavicular é incongruente. Isto leva a um desgaste precoce desta articulação e podemos encontrar uma artropatia degenerativa em pacientes com menos de 50 anos de idade.

O sintoma mais comum é dor no ombro que ocorre mais comumente quando o paciente eleva o braço acima da cabeça. A dor é predominantemente na região superior do ombro sobre a articulação acromioclavicular, mas pode irradiar para os músculos trapézio e deltóide.

Entretanto cabe ressaltar que embora seja muito comum a artrose da articulação acromioclavicular, raramente ela causa sintomas.

Saiba mais no artigo sobre Artrose ou Artropatia degenerativa acromioclavicular.

Legenda: Radiografia com sinais da artrose acromioclavicular

Radiografia com sinais da artrose acromioclavicular

 

Osteólise da clavícula distal ou da articulação acromioclavicular

A osteólise da clavícula distal é como uma fratura de stress, no qual o osso submetido a esforços repetitivos entra em fadiga perdendo seu componente mineral e a capacidade de suportar carga.

É uma das causas de dor no ombro mais comuns nos atletas ou trabalhadores braçais. O paciente se queixa de dor no ombro e a característica principal é a dor quando palpamos a articulação acromioclavicular. Leia mais sobre no post sobre Osteólise da clavícula distal.

Localização da dor na osteólise da articulação acromioclavicular

Localização da dor na osteólise da articulação acromioclavicular

 

Luxação acromioclavicular

A luxação acromioclavicular é a lesão que acomete os ligamentos entre a clavícula na sua porção mais lateral e o acrômio. Isto faz com que ocorra a perda do contato normal entre as superfícies articulares entre estes dois ossos.

Ocorre frequentemente em traumatismos quando o paciente cai sobre o ombro. Os sintomas são dor e edema na região lateral do ombro.

A luxação acromioclavicular pode ser diagnosticada por radiografias do ombro. Em casos mais leves, as radiografias podem ser normais, nestes casos a ressonância magnética pode confirmar o diagnóstico. Saiba mais no artigo sobre a Luxação acromioclavicular.

Radiografia demonstrando uma luxação acromioclavicular

Radiografia demonstrando uma luxação acromioclavicular

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] É uma lesão que ocorre nos ligamentos entre a clavícula na sua porção mais lateral e o acrômio. Com a luxação acromioclavicular ocorre a perda do contato normal entre as superfícies articulares destes dois ossos, que formam a articulação acromioclavicular. […]

Os comentários estão fechados.