A fratura de clavícula ou clavícula quebrada é uma lesão bastante comum, especialmente entre as crianças e os jovens. Ocorre por quedas sobre o ombro ou pancadas diretas sobre a clavícula. A fratura de clavícula é frequente em quedas de moto, no ciclismo ou quedas da própria altura em outros esportes.

O tratamento pode ser clinico com uso de tipóia ou cirúrgico, as características da fratura e o nível de atividade do paciente determinam o melhor tratamento para cada caso.

O que é a clavícula?

A clavícula é osso que conecta o membro superior ao tórax. É facilmente palpável na região superior do tronco e tem formato em S.

A clavícula tem duas articulações, uma com o esterno, formando a articulação esternoclavicular. E outra com o acrômio, formando a articulação acromioclavicular. Outra lesão muito comum nas atividades esportivas quando o paciente cai sobre o ombro é a luxação acromioclavicular.

Nós ortopedistas dividimos didadicamente a clavícula em 3 terços e a maioria das fraturas ocorrem no terço médio.

Clavicula anatomia

Clavicula anatomia

Como é feito o diagnóstico da fratura de clavícula?

Os pacientes com fratura da clavícula possuem:

  • dor;
  • edema na região da clavícula;
  • equimose;
  • crepitação ou sensação de estalidos no local;
  • Dificuldade para elevar o ombro.

Com radiografias simples, o diagnóstico é feito.

Fratura de clavícula na radiografia

Fratura de clavícula na radiografia

Como tratar a fraturas de clavícula nas crianças e bebês ?

A fratura da clavícula são as mais frequentes na infância.

Nos recém-nascidos, prender a manga da roupa com um alfinete, imobilizando o membro superior já é o suficiente para manter seu filho confortável, sem dor e permitir a consolidação da fratura.

Nas crianças maiores, o uso de uma tipoia por 3 a 4 semanas é o tratamento adequado.

Como tratar a fratura de clavícula nos adultos?

Nos adultos, o tratamento deve ser individualizado levando em conta a presença de outras fraturas, desvio dos fragmentos e nível de atividade do paciente.

Em 85% dos casos, as fraturas da clavícula ocorrem no seu terço médio.

A maioria das fraturas da clavícula no seu terço médio podem ser tratadas sem cirurgia com uso de tipoia por 1 mês.

Alguns ortopedistas preferem a imobilização em 8, mas a literatura médica não mostra resultados superiores no uso desta imobilização e são mais desconfortáveis.

Para as fraturas do terço médio da clavícula, as indicações de cirurgia são:

  • Pacientes com outras fraturas no mesmo ombro ou membro superior;
  • Fraturas com encurtamento maior que 2 cm;
  • Fraturas expostas
  • Pacientes que não toleram a imobilização;
  • Pacientes vitimas de politraumatismos;

As fraturas do terço lateral e medial da clavícula habitualmente são tratadas sem cirurgia. Entretanto, a fratura da clavícula lateral com lesão ligamentar associada podem ser tratadas com cirurgia.

Tipoia-fratura-na-clavícula

Tratamento com tipóia para fratura na clavícula

Como é a cirurgia para fratura de clavícula?

Na maioria das fraturas, o objetivo é fixar os fragmentos ósseos e estabilizá-los de modo a permitir uma movimentação e reabilitação precoce.

Existem diversos métodos para fixar a fratura na clavícula:

  • Placas e parafusos;
  • Hastes intramedulares;
  • Fixador externo (raramente empregado).

O método mais utilizado atualmente é a fixação com placas pré-moldadas para esse tipo de fratura. Estas placas possuem características mecânicas que apresentam maior resistência e promovem maior estabilidade.

Cirurgia clavicula quebrada

Cirurgia fratura na clavícula

Qual o tempo de recuperação para a fratura de clavícula?

Os pacientes com fraturas de clavícula ficam imobilizados com tipóia por 1 mês em média. Posteriormente é iniciada a fisioterapia para a fratura de clavícula.

Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.

Alguns pacientes podem ter um tempo de recuperação maior por dificuldade de consolidação da fratura. Contudo, nestes casos é interessante um especialista de ombro acompanhar todos os passos da recuperação.

143 respostas
  1. Samuel do Carmo Rodrigues
    Samuel do Carmo Rodrigues says:

    Fraturei minha clavícula, o médico disse que só trincou,hoje faz um mês, quanto tempo vou demorar para movimentar meu braço normalmente? Abraço.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Samuel,
      Fraturas da clavícula sem desvio precisam ficar imobilizadas por 1 mês aproximadamente. A fratura apresentando sinais de consolidação iniciamos o tratamento fisioterápico para restabelecer a movimentação do ombro. Em torno de 60 dias após a fratura, normalmente os pacientes estão com a movimentação normal do ombro. Mas sugiro você consultar seu médico ou um especialista de ombro e cotovelo. Ele juntamente com o fisioterapeuta programarão o melhor tratamento para cada fase da reabilitação
      A disposição

      Responder
  2. Santos
    Santos says:

    Dr. Jorge, uma fratura no terço médio da clavícula com desvio de ~2cm se consolidará corretamente com o tratamento conservador? Sei que o Sr. não está apto para fazer diagnóstico sobre meu caso, nem é isto o que peço. Apenas gostaria de saber se é melhor buscar outro profissional para tratar de minha lesão ou estou me preocupando à toa; temo que a fratura não se consolide da maneira desejada e eu possa ter problemas no futuro.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Santos, as fraturas da clavícula com desvio de até 2 cm podem geralmente ser tratadas não-cirurgicamente. Entretanto, durante a avaliação radiográfica da fratura, nós temos que observar o encurtamento da clavícula, o número de fragmentos, bem como o contato entre estes fragmentos da fratura. A idade do paciente, profissão, atividade esportiva e tabagismo devem ser considerados também na indicação do melhor tratamento para a fratura da clavícula. Portanto, busque uma reavaliação com um médico especialista em ombro e cotovelo, para definir qual o melhor tratamento para seu caso. Boa recuperação!

      Responder
  3. Alex
    Alex says:

    Dr. Jorge, sofri um acidente de moto 6 meses atrás (Janeiro, 2016) e fraturei a clavícula. Não fiz cirurgia. Queria saber se com esse tempo já posso voltar a executar exercícios normalmente como treinar na academia, pedalar e etc…

    Responder
  4. Franklin Areias
    Franklin Areias says:

    Olá Dr. Jorge Assunção, gostaria de saber sua opinião frente a um caso de fratura no terço médio da clavícula com desvio menor que 2 cm, visto que o paciente tem vinte e seis anos de idade, professor de educação física e pratica musculação. Nesse caso o senhor recomendaria o procedimento cirúrgico?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Franklin,
      Fraturas com desvio menor que 2 cm geralmente são de tratamento não cirúrgico. Mas outras características da fratura como encurtamento e a presença de cominuição (3 ou mais fragmentos) pode alterar o plano de tratamento. As caracteristicas do paciente como idade e nível de atividade também são relevantes. É muito díficil dar uma recomendação sem avaliar pessoalmente o paciente e sua imagem radiográfica. Recomendo que o paciente discuta com seu médico as alternativas de tratamento ou consulte um especilista de ombro e cotovelo certificado pela SBCOC.

      Responder
  5. Marcos V. Oliveira
    Marcos V. Oliveira says:

    Bom dia Dr. Jorge.
    Quebrei minha clavícula relativamente leve e estou com a imobilização em oito a 3 semanas. Fui no médico (SUS) hoje para ver se ele autorizava a tirar essa imobilização e deixar eu usar uma tipoia para eu poder voltar a trabalhar, porem ele falou pra ficar mais 1 a 2 semanas com esta imobilização em oito. Gostaria de saber se pode ter algum problema em eu tirar antes do tempo, mas tendo a consciência de não fazer esforço algum no braço afetado? Pois não sinto dor no braço e vejo em vários casos que uma simples tipoia já é o suficiente para a recuperação.
    Aguardo resposta.
    Obrigado.

    Responder
  6. Laerte mendes
    Laerte mendes says:

    Boa noite dr.
    Fraturei a clavícula faz 30 dias e a aproximadamente há 15 dias realizei uma cirurgia com placa e parafusos, já não sinto dor alguma e consigo movimentar o braço normalmente. Minha dúvida é se existe a possibilidade de ser liberado para o trabalho com 30 dias após a cirurgia, isto é , se com 30 dias depois da cirurgia já é possível o osso ter cicatrizado? Trabalho com motocicleta.
    Desde já fico grato pela ajuda doutor.

    Responder
  7. Tiago Santos
    Tiago Santos says:

    Bom dia.
    Tenho uma fratura de clavícula e preciso operar urgente e tenho plano bradesco perfil sp e moro em taubate sp .
    Tenho todos rx onde cai de bike em uma competição domingo passado. Preciso de cirurgia urgente.
    Tem como me operar urgente por favor. Não aguento as dores.
    Obrigado

    Responder
  8. Reginabarbosa
    Reginabarbosa says:

    Bom dia, Dr Jorge! Eu fraturei a clavícula no dia 27/07 em um capotamento de carro. eu fiquei presa e curiosos tiraram me antes do socorro chegar. Fui socorrida no hospital e lá não havia ortopedia, então o clínico mandou fazer uma imobilizacão em 8. Fiquei um mês assim e posteriormente tirei a imobilização. O osso estava muito afastado, então um ortopedista colocou um gesso e fiquei 22 dias e nada de consolidação. Posteriormente o médico imobilizou novamente agora em 8 e diz que eu tenho que ficar mais um mês e não posso levantar os braços. Eu sinto muita dor, isso não seria caso cirúrgico?

    Responder
  9. Ranulfo
    Ranulfo says:

    No dia 11/12/16 cai de moto e fraturei a clavícula no terço médio em fratura cominutivas, foi feito procedimento cirúrgico e colocado uma placa.
    Com cinco meses voltei ao trabalho e até então não sentia nada de anormal a não ser um certo incômodo por causa da placa e por é uma leve dor, recuperei a mobilidade e a força do braço sem fisioterapia.
    Trabalho em um laticínio onde antes de fazer a cirurgia trabalhava mais dentro do laboratório e computador.
    Hoje realizo trabalhos fora do laboratório, tais como subir em caminhões para coleta, carregamento e descarga de leite, trabalho que exige certo esforço físico.
    Nós últimos 25, 30 dias estou notando que a placa e o osso estão se distanciando e sentindo um pouco de dor, foi feito RX e o laudo do exame fala o seguinte.
    Controle de fratura no 1/3 médio da clavícula, alinhada fixada por placa e parafusos e não consolidada.
    Tenho prótese bilateral de quadril, e todas as duas cirurgias foram extremamente bem recuperadas e sem nenhum transtorno!!
    Qual motivo dessa não consolidação?
    Obs: um ano e quatro meses sem fumar antes da cirurgia, depois da mesma fumei até início de agosto e parei de novo.
    Obrigado pela atenção!!

    Responder
  10. Samuel Matos
    Samuel Matos says:

    doutor, fraturei a clavícula a um tempo, já realizo movimentos normalmente.

    passei em um concurso público que exige que o candidato não apresente
    “deformidades ou sequelas de fraturas com comprometimento do alinhamento, simetria e função do segmento afetado”

    como o me recuperei pelo método conservador e o osso ficou “alterado e com calo ósseo” corro o risco de ser considerado inapto no exame e no eventual laudo médico?

    Responder
  11. David
    David says:

    Boa noite Dr Jorge,

    Fratura da clavicula com consolidação viciosa, normalmente causa dores na escapula? Depois de 10 anos é indicado cirurgia para correção e reposicionamento do osso?
    obg

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      David, bom dia! Fraturas com consolidação viciosa da escápula podem causar dor ao redor da escápula e alterar a movimentação da mesma (discinesia da escápula). Em relação ao tratamento, este deve ser individualizado em relação aos sintomas do paciente e a quantidade de encurtamento da clavícula. Sugiro vc procurar um especialista de ombro para uma avaliação.
      Att,

      Responder
      • David Pires de Lima
        David Pires de Lima says:

        Bom dia doutor Jorge,

        Após realizar exames, foi constatado encurtamento da clavícula em 2cm, tenho discinesia escapular e fiz quase todos procedimentos conservadores para tratar a dor cronica na escapula e a tensão muscular no trapézio.
        Devido a consolidação viciosa da clávicula, o senhor indicaria a osteotomia para alinhamento do osso?
        É possível realiza-lo ?
        Muito Obrigado.

        Responder
  12. Juliana estelita
    Juliana estelita says:

    Bom dia Dr.Jorge
    Sofri um acidente de carro há 40 dias e não imobilizarão minha clavícula pois fraturei duas costelas e o acetábulo . Hj fui tirar um novo raio x da clavícula e está quebrada em três pedaços e os ossos estão muito fora do lugar e eles disseram que meu ombro está reduzido (pra dentro). Recebi um encaminhamento para marcar a cirurgia de clavícula. Será que foi erro deles por não ter imobilizado na hora que sofri o acidente?! Qual anestesia que eles me dão e quanto tempo dura uma cirurgia dessa?! Tem algum risco?! Estou com medo de fazer, mas sei que é o melhor a fazer hj, pois não pego em uma colher, tudo que é pesado e tudo causa dor. Muito obrigada

    Responder
  13. Louanny Leite
    Louanny Leite says:

    Olá Dr. Jorge! Sofri um acidente de moto a 16 dias e fraturei a clavicula. Ao chegar no hospital fiz uma radiografia e aguardei para fazer a imobilização que só foi feita no dia seguinte (imobilização em gesso). Porém estou com o ombro da clavícula fraturada caído, sinto dores e não consigo mexer. Ainda assim o médico não indicou cirurgia, ele me passou o uso de órtese durante 6 meses. Segundo ele, se o osso não se consolidar em 6 meses , terei que fazer cirurgia. Não estou confiante. Devo procurar ajuda de outro profissional?

    Responder
  14. Danilo
    Danilo says:

    Dr Jorge, boa tarde.
    Fraturei a clavícula a 10 dias, e fiz a cirurgia na quarta à noite, pois minha clavícula quebrou em várias partes. Foi necessário colocar placa e fazer enxerto ósseo. Quando fico deitado praticamente não sinto dores, mas se eu fico algum tempo sentado ou em pé começo a sentir dores.

    Isso é normal?

    Responder
  15. Fernanda
    Fernanda says:

    Bom dia, Dr. Há exatos 39 dias, quebrei minha clavícula e, segundo o médico, por conter um desvio tecnicamente grande, foi necessário realizar a cirurgia e a colocação de uma placa + 08 parafusos. No local da cirurgia eu não sinto dores, porém logo abaixo da incisão, próximo da axila, sinto dores quando apalpo o local, quando não mexo não sinto nada. Além disso perdi um pouco de sensibilidade nesse local. É normal? Quanto tempo parar parar de doer totalmente? E a sensibilidade, voltará? Daqui algum tempo posso retirar essa placa?

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Fernanda, boa tarde!
      Muitos pacientes têm uma alteração da sensibilidade ao redor da incisão, isto pode ser transitório ou ficar permanentemente. Para maioria dos pacientes é um sintoma temporário. A placa pode ser retirada, mas habitualmente após 1 ano da cirurgia.
      Att,

      Responder
  16. Jinkx
    Jinkx says:

    Doutor, tenho uma cirurgia de clavícula na segunda-feira, eu fumo. Gostaria de algumas recomendações sobre: tempo pra parar de fumar durante o pré e pós-operatório e se alguns dias antes da cirurgia, tem algum problema fumar. Agradeço desde já.

    Responder
  17. Laryssa Galvão
    Laryssa Galvão says:

    Boa tarde Doutor!
    Fraturei minha clavícula em 3 lugares, e o osso está bem saliente. Fui ao médico e ele me disse que tenho a opção de não fazer a cirurgia, mas que eu vou ficar com o osso bem saltado, mas que não vai comprometer os movimentos do braço. E também tenho a opção de fazer a cirurgia, e colocar a placa. Então, estou com muita dúvida. Será mesmo, que nesse caso não precisa de cirurgia?
    Sei que foram poucas informações, mas estou realmente preocupada.
    Obrigada desde já.

    Responder
  18. Laryssa Galvão
    Laryssa Galvão says:

    É normal, quando quebra a clavícula, prejudicar também a escápula? estou sentindo dores nessa região, e sinto que está saltado, fora do lugar.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Luany, as complicações mais comuns do tratamento cirúrgico para fratura da clavícula são não consolidação da fratura, infecção pós-operatória e soltura dos implantes. Lesões neurológicas e lesões pulmonares são muito raras.

      Responder
  19. Simone
    Simone says:

    Bom dia Dr. Jorge! Minha filha fraturou a clavicula ontem em um tombo na praia. Fez RX , foi medicada com mioflex a e na santa casa colocaram tipoia. Ontem fomos ao pronto Socorro em SP pq ela tem diabetes mellitus e estava com glicemia muito alta. Ela tem 23 anos. Fizeram aquela retenção em 8 , colocaram a tipoia pq corre o risco do ossinho romper a pele. Por gentileza, o Dr. atende pelo convenio Amil? Acha necessário o acompanhamento com especialista em ombro? Agradeço muito sua atenção desde já!

    Responder
  20. Mario Henrique
    Mario Henrique says:

    Olá doutor,
    Meu filho tem 3 anos e hoje após um queda da própria altura, começou a sentir muita dor no ombro, fizemos o raio x e o diagnóstico foi um pequena fratura de clavícula sem desvio, qual o procedimento p recuperar está lesão?? E em quanto tempo ele deixará de sentir as dores??
    Obrigado

    Responder
  21. Marília Lazaretty
    Marília Lazaretty says:

    Oi doutor, fraturei o terco médio da clavícula, o meu médico disse que em 6 semanas o osso ia ter colado, mais já fazem quase três meses e o osso nem começou a colar ainda, o que devo fazer em casos como esse??

    Responder
  22. Lara
    Lara says:

    Bom dia Dr. Eu fraturei o terço lateral da clavícula o dia 6, tenho marcada cirurgia pro dia 18 não sei se é normal esperar tanto tempo… Minha preocupação é que não fique bom .. É preciso cirurgia passei por 2 médicos só … So to usando tipoia e tomando tylex …meus dias são eternos :(

    Responder
  23. Anderson Guedes
    Anderson Guedes says:

    Boa tarde, Dr. Jorge.
    Fraturei minha clavícula dia 21/122017 numa queda de moto e estou usando tipoia. No primeiro raio X um osso estava abaixo do outro juntinhos,fiz outro raio X após 15 dias e o os ossos estavam mais afastados, uns 2 cm. Será que eu preciso fazer cirurgia? pode acontecer do osso colar naturalmente sem se alinhar? Não sinto mais dores, porém não consigo movimentar meu braço esquerdo para todos os lados.

    Responder
  24. Miriã
    Miriã says:

    Olá, é normal a tipoia prender a circulação do sangue ? Meu namorado fraturou a clavicula e o medico colocou uma imobilização que incha o braço dele.

    Responder
  25. Diego
    Diego says:

    Dr. Jorge,
    Olá, quebrei ,minha clavícula em um acidente há 10 anos e fiz o tratamento não cirúrgico em oito, meu braço ficou mais curto, de forma que algumas atividades esportivas que executo como musculação, ficaram bem complicadas. Além disso quando durmo de lado sobre o ombro fraturado algumas vezes levanto com um pouco de dor. Procurei um especialista em ombro há 5 anos atrás para saber se era possível corrigir, ele não disse que não, mas enfatizou que se eu encontrasse algum ortopedista que aceitasse fazer um procedimento para correção eu deveria “fugir” dele, por ser uma região de risco com artérias que passam próximas ao local e etc. Porém se houvesse uma forma de corrigir isso eu aceitaria ainda que houvesse algum risco, afinal a medicina sempre avança e sempre muda, além de alguns temas serem subjetivos. O doutor poderia me dizer se já realizou algum caso de correção após a consolidação ter ocorrido a tanto tempo? E caso positivo, qual é o resultado e como procedo para realizar o procedimento?

    Responder
  26. verônica
    verônica says:

    Bom dia doutor!
    fraturei minha clavícula esquerda faz 31 dias,estou usando tipoia,não sinto dor no local,porém não consigo movimentar o braço esquerdo 100%,será que os ossos já colaram?quanto tempo devo usar esta tipoia ?

    Responder
  27. Breno Moraes
    Breno Moraes says:

    Boa noite doutor!
    Fraturei minha clavícula (quebrado) já fez um ano e estou preocupado o que pode acontecer daqui pra frente, não sinto dor, só sinto quando pego muito peso, mais não costumo pegar peso. É preciso eu fazer cirurgia ? O Que posso fazer depois de 1 ano ? Não sinto dor.

    Responder
  28. Nathalia
    Nathalia says:

    Bom dia, Doutor. Fraturei a clavícula e vou operar segunda-feira 26/02, gostaria de saber se posso continuar tomando anticoncepcional? Tenho medo por conta de trombose.

    Responder
  29. Marcos Roberto Pitombeira Gonçalves
    Marcos Roberto Pitombeira Gonçalves says:

    Bom dia
    A 29 dias fiz uma cirurgia de Clavícula fratura cominutiva e desalinhada do terço médio, só que dias depois comecei sentir uma dormência com formigamento e ardor no meu polegar e base do polegar que não para, arde e foi ao mesmo tempo que não consigo nem passar a mão sobre o local. E o local onde foi feito a incisão ainda continua dormente e sem sensibilidade. Queria saber se é normal e se vai voltar ao normal.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Marcos, boa tarde! Diminuição da sensibilidade ao redor da cicatriz da cirurgia para fratura da clavícula é uma queixa muito comum e em geral melhora com o tempo. Entretanto, a queixa de dormência no polegar, não é comum. Entre em contato com o seu médico.

      Responder
  30. Thuane santos
    Thuane santos says:

    Boa noite. Quebrei a clavicula no dia 12 de janeiro, no 1° raio x mostrava que tinha quebrado, porém parecia apenas estar trincada pois estava no lugar. Fiz um raio x ontem dia 28 de fevereiro e o osso está quase todo fora do lugar esta seguro apenas em uma pontinha. O medico disse q eu o devo esta usando o mobilizador em 8 da maneira errada porem só tiro pra tomar banho. O imobilizador causou uma ferida muito dolorosa entre minha axila e ombro que é quase insuportavel aguentar pois esta na carne viva ,mesmo assim o medico disse pra mim usar pq pode levar até 6 meses pro osso consolidar e voltar pro lugar. Eu sinto uma dor cansada que vai do meu braço ao meu cotovelo isso é normal? Nesse caso o indicado seria conservar com o 8 mesmo e descartar uma cirurgia? Estou desesperada pois sinto dor devido o 8. O osso volta mesmo para o lugar sem cirurgia? Desde ja obrigada!

    Responder
  31. Lucineide de Santana
    Lucineide de Santana says:

    Fratura minha clavícula direita há três meses. Na última consulta o médico afirmou que está havendo um retardo na consolidação e a causa seria porque a fratura se deu sobre um calo ósseo formado em fratura de 8 anos atrás. Continuo sentido dores, porém não houve indicação de cirurgia. O que faço Doutor?

    Responder
  32. Isabelle Cristine
    Isabelle Cristine says:

    Doutor meu filho de 2 anos sofreu uma fratura na clavícula em uma queda e a recomendação médica foi não imobilizar e disse q a dor limitaria ele, fiquei assustada com o diagnóstico e comprei uma tipóia q melhorou muito a dor mas ele só usou dois dias e não coloquei mais, faz 4 dias da fratura e ele já movimenta o braço com movimentos leves e até briga disputando brinquedo com o irmão. Será necessário colocar a tipóia de volta? Obrigada

    Responder
  33. Fernando
    Fernando says:

    Doutor, fraturei a minha clavícula a 1 semana. Estou usando tipoia normal. Não sinto dor alguma, mexo o braço normalmente. Por quanto tempo ainda tenho que usar a tipoia? Mesmo sem dores posso dormir sem a tipoia? Lógico que dormindo de barriga para cima.

    Responder
  34. Vanderson
    Vanderson says:

    Dr boa noite.

    Minha bb quebrou a clavícula ela tem 6 meses, e não foi colocado nada nela pra tratamento , recomendou apenas não deixa ela fazer movimentos.
    Tá correto isso?

    Como privar um bb de 6 meses a não fazer nenhum movimentos.?

    Responder
  35. Fabiana
    Fabiana says:

    Olá Dr. Jorge, minha mãe passou por um erro médico, ela precisava fazer a cirurgia de clavicula no entanto não foi feito no momento do acidente, agora ja se passaram 10 anos e ela ainda tem problemas na clavicula e foi até aposentada, depois desse tempo todo ainda é viável realizar cirurgia? Ela sofre muito por não poder trabalhar, desenvolveu uma depressao gravissima, nenhum remedio mais está resolvendo.

    Responder
  36. Jaílson
    Jaílson says:

    Bom dia Dr. Jorge.
    Fiz uma cirurgia na clavícula dia 06/03/2018, onde foi colocado dois fios de aço, um ao lado do outro, no retorno que foi dia 03/04 , o médico tirou um que estava folgado, dai tudo bem, estava fazendo fisioterapia parecia que nem estava cirurgiado , mas do nada minha cirurgia inflamou, e passou a doer muito, além de não movimentar o braço como antes , por não morar na mesma cidade onde fiz a cirurgia, fui a um clínico geral e ele falou que estava infeccionado, mesmo assim falou que é por conta do ferro e o meu corpo reagiu por ser um corpo extranho, me receitou antibióticos e analgésicos, pode ser uma coisa grave Dr. Jorge? dia 24/04 será meu retorno.
    Porém estou com medo pois estava correndo tudo bem, pode realmente surgir essas infecções por conta do fio de aço, devo esperar até o dia retorno seguindo assim a medicamentos passado pelo clínico geral?.
    Atenciosamente Jaílson.

    Responder
  37. Alex Sandro Luna Brito
    Alex Sandro Luna Brito says:

    Boa tarde Dr, fiz uma cirurgia de clavícula, coloquei uma placa e 9 parafusos,já tenho 60 dias de operado, não sinto mais dor e já faço todos os movimentos, agora tirei uma radiografia e foi constatado que um dos parafusos subiu um pouco, o que pode acontecer nesse caso, eu tenho que fazer outra cirurgia ou não tem problemas ??

    Responder
  38. FENANDA COELHO CRUZ
    FENANDA COELHO CRUZ says:

    Boa noite, Dr Jorge!

    Meu pai sofreu uma queda há 2 meses e quebrou a clavícula esquerda, no caso dele foi necessário cirurgia. Atualmente encontra-se realizando fisioterapia. Tenho duas dúvidas e gostaria que me ajudasse.
    1- É normal não sentir dor? Desde a queda meu pai não sentiu dor alguma, apenas um incômodo… e hj ele diz que as vezes sente uma “fisgada”, é normal?
    2- E sentir formigamento/ coceira no braço? É comum? Ele queixa se disso também.

    Aguardo sua resposta, obrigada!
    Att,
    Fernanda.

    Responder
  39. Aline Rodrigues
    Aline Rodrigues says:

    Boa tarde doutor!
    Meu marido sofreu um acidente de moto há uns nove anos , nesse acidente ele fraturou a clavícula, não recebeu o tratamento adequado e nos dias de hoje ela é um pouco pontuda e ainda causa dor.
    O que o senhor indicaria e quanto sairia uma cirurgia desse tipo?
    Obrigada!

    Responder
  40. Yuri Nascimento
    Yuri Nascimento says:

    Boa tarde, Doutor.
    Tenho 20 anos, quebrei a clavícula no terço médio, após um acidente de moto, fiz a cirurgia no dia seguinte, com a utilização de uma placa e 6 parafusos, isso a 15 dias. Não sinto dor, consigo movimentar o braço, evitando movimentos bruscos, tenho a seguinte dúvida, é possível voltar a trabalhar em quanto tempo? Visto que trabalho com computador, sem esforço físico.
    Desde já agradeço qualquer resposta.

    Responder
  41. J.Milton Cordeiro
    J.Milton Cordeiro says:

    Boa noite.
    Sofri uma queda de bike no dia 01 de maio e como consequência a fratura da clavícula direita e no dia seguinte seguinte fiz a cirurgia sendo necessário a colocação de seis parafusos. No dia 21 deste mês tenho uma viagem de cicloturismo para Alemanha para fazer um tour por dez cidades com distâncias média de 50 km a serem percorridos em sua maioria por ciclovias. Há possibilidade de ter ocorrido uma calcificação mínima para que eu possa participar deste circuito?

    Responder
  42. Watyna Araújo dos Santos
    Watyna Araújo dos Santos says:

    Boa tarde doutor eu sofri um acidente de moto dia 3/05/2018 fui imobilizada com uma atadura em forma de 8 com 4 dias eu já não sentia nada de dor e movimentava o braço normalmente, mas a atadura tava incomodando bastante e dando muitas coisas nas axilas foi entao que decidi comprar um colete em forma de 8 que é mais fácil até de tirar pra tomar banho, mas ontem a noite quando eu estava dormindo o colete soltou eu senti q tava forçando mas não percebi q tinha soltado aí só percebi quando fui tomar banho aí percebi também que meu ombro estava bastante caído… Doutor eu estou desesperada eu pedi para o meu filho amarra novamente a atadura em forma de oito bem apertada mas estou com muito medo do meu ombro ficar assim caído para sempre… você acha que eu corro esse risco ou ser a que após o retorno do médico tiver ainda caído meu ombro vai ter como alinhar ele novamente?

    Responder
  43. lewilson
    lewilson says:

    tive uma fratura na clavícula a 10 anos atrás, não houve a necessidade de cirurgia, só que estou com uma dúvida para concurso.
    a clavícula e uma fratura viciosamente consolidada? já que ele não ficou retinha com o outro osso, na calcificação ela ficou parecendo que passou uma enrolando as 2.

    Responder
  44. Eliane
    Eliane says:

    Bom dia doutor o meu bb tem 1 ano e 8 meses e ele quebrou a clavicula esta com 21 dia agora ele seta usando uma tipoia so que no raio x o osso esta separado e normal so que ortopedista falou que ele ja criou o calo osseo esta certo.

    Responder
  45. Andrey
    Andrey says:

    Sou piloto de automobilismo sofri um acidente e tive que colocar uma placa e parafusos na clavicula, mas fica muito protuberante na pele e não consigo usar cintos de corrida tendo em vista q eles pegam quatro pontos os dois ombros e o corpo, sinto muita dor o que me atrapalha nas corridas, isso melhora com o tempo? tenho 3 meses de cirurgia e sou apaixonado por automobilismo não suportaria ter que abandonar o esporte

    Responder
  46. Thiago de Paula Barbosa
    Thiago de Paula Barbosa says:

    Dr.jorge fraturei a cavicula no asidente de moto o médico imobilizou em 8disse que não havia nessecidade de serugia

    Responder
  47. Diego Alcântara
    Diego Alcântara says:

    Bom dia Doutor Jorge
    Quebrei a clavícula na segunda-feira, fui no ortopedista e ele me disse q meu tratamento seria o conversador, usando uma tipoia americana durante 1 mês e ficar de repouso. Minha dúvida é o seguinte: Eu posso jogar video-game com o braço imobilizado? Agradeço desde já, Doutor

    Responder
  48. Elisângela
    Elisângela says:

    Dr° minha clavícula quebrou mais eu tinha uns 8 anos de idade ou menos o medico imobilizou na época, mais eu era muito hiperativa e não deixei por muito tempo, até hoje sinto muita dor quando pego algum peso ou quando faco esforço, fui a um medico que disse que ainda existe uma fratura no osso e só corrige com cirurgia mais tenho muito medo. Ha hoje eu tenho 30 anos

    Responder
  49. Debora
    Debora says:

    Boa noite Dr.
    Dois anos atras sofri um acidente em um parque aquatico e quebrei a clavicula, tive rompimento de ligamentos e tendão.
    Fiz cirurgia na epoca mas nao consigo me livrar das dores.
    Doi muito o trapezio, escapula e o musculo redondo.
    Voltei a praticar exercicios faz um ano, incluindo o boxe para tentar fortalecer a musculatura e tentar uma melhora nessas dores, sem sucesso. Ja fui diagnostocada com capsulite adesiva (2 meses pos cirurgia) e tendinite.
    Da pra viver sem dor depois de quebrar a clavicula???

    Responder
  50. Claudio
    Claudio says:

    Olá Dr.
    Estou com a clavícula direita fraturada já a 3 meses, fratura do terço distal. Em um RX recente mostrou que consolidou somente no meio da fratura, ficando a ponta de cima e a de baixa sem calcificar, então o médico disse que terá que fazer cirurgia pois pode ser que tenha entrado tecido na fratura e assim impedindo da calcificação. Mesmo depois de 4 meses fraturado, para uma cirurgia tem algum problema esse tempo já? Desde já agradeço imensamente.

    Responder
  51. Miriam Falconi
    Miriam Falconi says:

    Boa tarde Doutor,
    Ontem, 10 dias após o parto (normal) descobri que minha filha teve a clavícula fraturada, pois percebi um calombinho na clavícula dela e levei ela no pediatra que solicitou um raio X onde foi confirmada a fratura, ele me encaminhou para um ortopedista, levei ela hj e ele indicou a imobilização com o alfinete na manga do body dela, só que mesmo com o alfinete ela tem movimentado o braço, devo me preocupar com isso?
    Ele pediu pra manter a imobilização por 30 dias e depois repetir o raio X…

    Responder
  52. Junior
    Junior says:

    Doutor fraturei minha clavícula no terço médio a 44 dias , com 20 dias no retorno o médico precereu uma cirurgia para 31/8 , mas já estou recuperando quase todos movimento s, será que cirurgião vai me avaliar antes da cirurgia ?

    Responder
  53. Eurides Rezende
    Eurides Rezende says:

    Boa tarde Dr. a 20 (vinte) dias fraturei a clavícula, mais próximo do ombro não teve desvio acima de 2 cm, fui em dois ortopedista, ambos, orientou a tipoia tipo 8, no entanto, nesses vinte dias ainda sinto um pequeno movimento dos ossos, quando faço esforço para levantar ou algo assim, quando deito vejo que os ossos ficam muito alinhados, quando sentado fica um pouquinho mais levantado, não sinto dor, isso ainda e normal com 20 dias,?

    Responder
  54. Fabiana Gomes
    Fabiana Gomes says:

    Bom dia Dr. Ha 26 dias fraturei a clacicula no terço médio meu médico pediu o uso da tipoia tipo 8, os ossos estão alinhados principalmente quando deitado ou sentado, sinto pequeno movimento no calo ósseo quando tenho q fazer algum esforço maior, mais ou menos quanto tempo o foco de fratura leva para ester mais firme, e consequentemente consolidando? Considerando esses dias e normal não esta bem firme?

    Responder
  55. raffaela
    raffaela says:

    Olá DR. fiz uma cirurgia de clavicula a 3 meses e meio, estou fazendo a fisioterapia, mais sinto coçar muito toda a regiao da cirugia perto pescoço tambem isso eh normal?

    Responder
  56. Elen
    Elen says:

    Oi Dr hj faz 39 dias que fraturei a clavicula e quando tava com 37 dias o Dr tirou a faixa em 8 mas falou que não ta bem colado ossos ainda é depois que tirei sinto dores no ombro e braco quando fico mto tempo de pé sera que e preciso cirurgia?

    Responder
  57. Priscila Lessa
    Priscila Lessa says:

    Boa noite Dr.
    Meu namorado passou por procedimento cirúrgico pois rompeu o ligamento da clavícula em um acidente.
    Minha dúvida é faz um mês que ele esta se recuperando ainda esta com o ferro (não lembro o nome certo que se dá), mas mesmo ainda estando com esse ferro o Dr passou uns exercícios para ele fazer em casa e também cancelou o uso da tipoia. SÓ que no segundo dia que ele começou a fazer os exercícios ele esta sentindo muitas dores e começou a sair secreção da onde esta o ferro é normal isso ? Ou temos que nós preocupar com uma infecção que ele possa pegar ?

    Responder
  58. Diego Alcântara
    Diego Alcântara says:

    Boa tarde, Doutor.
    Como eu havia comentado com o senhor anteriormente, eu quebrei a clavícula a 1 mês atrás, e graças a Deus já tirei a tipoia e voltei a trabalhar.
    Doutor, minha dúvida é o seguinte: eu ficarei com alguma “sequela” na clavícula? Eu de vez em quando vou sentir alguma dor? Ou, uma vez consolidada, não sentirei mais absolutamente nada? Obrigado desde já, Doutor

    Responder
  59. Rafaela
    Rafaela says:

    Bom dia Dr. dia 09 de dezembro sofri um acidente de carro e fraturei clavicula direita, escápula, 2 costelas e a vértebra C2. Usei colar cervical e tipóia. A cervical consolidou com 2 meses, mas a clavícula desalinhou após 1 mês de uso da tipóia e então no dia 15 de janeiro fiz cirurgia para colocação do fio na clavícula. No dia 12 de março retirei o fio mas 1 mês depois o raio-x apresentou desaninhamento de clavícula. Ficamos acompanhando com raio-x mensal e o ortopedista disse que tinha começado a colar, isso no mês de junho. Porém, depois deste tempo, comecei a sentir dor na escápula, ombro e na lateral do braço, então realizei ressonância de ombro e constou tendinite e bursite. Fiz então inflitração de medicação antiinflamatória, mas não tive melhora. Sendo assim, retornei ao médico ortopedista e o mesmo pediu um raio-x da clavícula, pois desconfiava que a clavícula não havia consolidado, sugerindo pseudoartrose, que o osso estava unido apenas com uma “membrana” (não lembro qual o termo que ele usou), sem calcificação óssea. Fiz o raio-x e observando vejo que os ossos estão desalinhados, mas meu ortopedista está viajando e retornará smente no final do mês. Gostaria de te mostrar o raio-x, tenho ele no celular. É normal ter estas dores se o osso tivesse calcificado? Faz 9 meses que a fratura ocorreu.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Rafaela, é comum os pacientes com fraturas não consolidadas da clavícula terem dores na região da escápula, pescoço e ombro. Sugiro vc marcar uma consulta com o seu médico para ver o seu novo rx, se não for possível, agende uma consulta com outro especialista.

      Responder
  60. Higor Leolle Rodrigues Rocha
    Higor Leolle Rodrigues Rocha says:

    Olá doutor Jorge, bom dia! Tudo bem? Me chamo higor, sofri um acidente de moto e quebrei a clavícula do direito e estou usando um colete pela segunda vez, a primeira eu não estava sentindo dor, mas nos primeiros dias que trocou o colete eu sentia meu braço formigar, sábado eu bebi 3 garrafinhas de cerveja, e ontem a noite minha esposa viu que o meu braço estava muito inchado fui no médico e ele me passou duas injeções uma era Dipirona a outra eu não lembro o nome, agora só doi quando encosta mas continua inchado, o que pode ser doutor? E o que devo fazer? Desde já agradeço
    Espero ansioso a resposta do senhor

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta