Muitos pacientes com dor no ombro por tendinite do manguito rotador,  lesão SLAP, tendinite do bíceps ou lesão do manguito rotador  possuem contratura do músculo peitoral menor e da cápsula posterior do ombro, portanto, o alongamento destas estruturas do ombro são importantes no tratamento destas lesões.

O músculo peitoral menor encurtado puxa a escápula para baixo, diminuindo o espaço por onde passam os tendões supraespinal e infraespinal do manguito rotador. Com isto temos um aumento do atrito entre os tendões do manguito rotador e o acrômio podendo levar a dor e inflamação destes tendões e da bursa subacromial.

Portanto, o alongamento do músculo peitoral menor é muito importante na reabilitação dos pacientes com dor no ombro.

Alongamentos mais recomendados

Existem diversos alongamento para o músculo peitoral menor que vão lhe auxiliar no tratamento de alguma situação no ombro. Provavelmente a primeira opção por sua facilitade é o alongamento do peitoral menor na parede. Atente para manter o braço em um ângulo de 90 graus com o corpo como no vídeo abaixo.

O alongamento na quina pode ser uma boa opção mas atenção redobrada, por estar fazendo ambos os lados ao mesmo tempo talvez vc não se atente aos detalhes. Por isso a versão unilateral acima é recomendada a menos que você tenha uma excelente percepção corporal.

corner stretch
Corner stretch – alongamento na quina

Variações e outras opções podem lhe auxiliar mas em todos os casos evite excessos e sempre atente ao movimento correto. Se puder inicie com ajuda de um fisioterapeuta para supervisionar e lhe ensinar a técnica correta.

Legenda: alongamento para o músculo peitoral menor
Alongamentos para o músculo peitoral menor

O alongamento sumo é um pouco mais coplexo e exige técnica mais apurada, tenta iniciar com auxilio de um profissional qualificado.

sumo stretch
Sumo stretch

O alongamento do peitoral inferior no rolinho é uma excelente opção, até porque alonga e ao mesmo tempo pode ajudar no relaxamento.

Outra alteração muito comum nos pacientes com dor no ombro é a contratura da cápsula posterior do ombro.  Esta alteração leva a uma limitação de um movimento específico do ombro, chamado de rotação interna.

Após certo período, o ombro com restrição da rotação interna passa a funcionar de modo alterado e sua rotação não ocorre mais no centro da articulação. Isto ocasiona um tensionamento excessivo de um tendão que tem origem no lábio da glenóide, chamado “cabeça longa do bíceps”. Esta é a origem ou causa das lesões SLAP ou lesões do lábio superior da glenóide.

O Slepper stretch é um ótimo alongamento que você pode fazer deitado de lado auxiliando um braço com o outro, veja como fazer no vídeo.

O cross arm strech nada mais é do que o alongamento do braço cruzado na frente do próprio corpo. No vídeo abaixo você pode observar como fazer, só atente para não levantar muito o braço, acima da linha do ombro.

Outra opção excelente é o alongamento encolhido no colchonete. Atente para deixar as palmas da mão inicialmente para baixo e depois para cima, e se quiser trabalhar com fortalecimento você só precisa elevar um pouco os braços como no vídeo abaixo.

O alongamento no estilo tríceps francês é simples e pode ser executado para auxiliar no alongamento do ombro e do tríceps também. Exite excessos como apoiar na parede para conseguir mais peso e maior extensão.

alongamento_ombro_8
Capsule posterior stretch

Não podemos esquecer que no tratamento das doenças do ombro deve ser realizado o alongamento do músculo trapézio – porção superior e da musculatura cervical.

alongamento_ombro_9
Alongamento do músculo trapézio