O músculo bíceps está na região anterior (frente) do braço. Ele é responsável por dobrar o cotovelo e girar o antebraço, colocando a palma da mão para cima.  O músculo bíceps é formado por duas porções: a cabeça curta e a cabeça longa do bíceps. Lesões da cabeça curta são extremamente raras, mas o acometimento da cabeça longa é frequente, sendo causa comum de dor no ombro. Frequentemente os distúrbios do bíceps estão associados a lesões do manguito rotador.

lesao_biceps_1

Por que ocorrem as lesões do bíceps?

Em muitos pacientes, o tendão do bíceps sofre uma ruptura pois apresenta um processo inflamatório crônico. Nestes pacientes encontramos uma história prévia de dor no ombro. Nos praticantes de musculação, a ruptura do bíceps está associada ao uso de anabolizantes. Com o tendão enfraquecido, ao realizar um esforço como levantar um objeto pesado, o tendão da cabeça longa do biceps pode romper-se completamente.  A cabeça curta do biceps mantém-se integra o que permite que os pacientes mantenham a movimentação do cotovelo.

Quais são os sintomas da lesão do bíceps no ombro?

Os pacientes referem dor súbita na região anterior (frente) do ombro. Após alguns dias, podem apresentar um hematoma no braço. É comum a perda de força transitória para dobrar o cotovelo e virar o antebraço colocando a palma da mão para cima.

Após algumas semanas, diminuindo o inchaço da lesão é perceptível uma deformidade com um abaulamento na região anterior do braço (sinal do Popeye).

Lesão do biceps com sinal do Popeye

Lesão do bíceps com sinal do Popeye

Quais exames de imagem são importantes para o diagnóstico?

As lesões do bíceps são fáceis de serem identificadas pelo exame clínico, mas devemos em todos os pacientes com suspeita de lesão do bíceps pedir uma ressonância magnética do ombro para verificar se não houve uma lesão do manguito rotador associada.

Ressonância magnética demonstrando ausência do biceps no ombro pela ruptura

Ressonância magnética demonstrando ausência do bíceps no ombro pela ruptura

Qual o tratamento das lesões da cabeça longa do bíceps?

Na maioria dos pacientes, a dor e a fraqueza para dobrar o cotovelo é temporária.  E a deformidade no braço pode não incomodar alguns pacientes, principalmente os mais idosos e com menor atividade física. Nestes casos, o tratamento não cirúrgico com gelo, antiinflamatórios e fisioterapia é suficiente.

Para pacientes mais jovens e ativos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.  O procedimento realizado é a tenodese do bíceps. A tenodese possui diversos métodos e locais de fixação, não havendo consenso entre os ortopedistas qual o melhor método. A fixação do tendão pode ser realizada através de túneis transósseos e fios de alta resistência, parafusos de interferência ou âncoras.  As complicações desta cirurgia são raras. Após a cirurgia, o ombro pode ser imobilizado temporariamente com uma tipoia. A cirurgia bem sucedida pode corrigir a deformidade do músculo, retornar a força e função do braço.

O tratamento cirúrgico também está indicado para os pacientes com lesão do manguito rotador associada.

Tenodese da cabeça longa do bíceps

Tenodese da cabeça longa do bíceps

 

39 respostas
  1. Ricardo Rocha
    Ricardo Rocha says:

    Boa tarde .
    Meu nome e Ricardo tenho 45 anos .
    Tive recentemente uma ruptura do tendão do bíceps , qual tempo tenho para operar me braço ,quais as limitações terei ,ainda sinto dor e falta força no braço e não consigo mexer direito .

    Responder
  2. Enio
    Enio says:

    Boa tarde, Dr. Tenho 65 anos e faço academia há 4 anos, fiz uma cirurgia no ombro e uma na coluna cervical Agora eu tive um rompimento do cabo longo do biceps e estou normal, só ficou com a deformidade do Popeye , posso voltar a fazer academia.

    Responder
  3. Robson Oliveira da Silva
    Robson Oliveira da Silva says:

    Boa tarde Dr. Jorge. Só explicando melhor. Acabei de fazer uma ultrassonografia, e foi constatada ruptura
    completa do tendão distal do cabeça longa do meu braço direito. Tenho 57 anos e pratico diariamente Tênis
    de Mesa e nao sinto dor. Sinto apenas um tremor na mao e no braço direito depentendo da posiçao. Seria por causa da ruptura? É possivel um tratamento não cirurgico? Grato, Robson.

    Responder
      • Roberto Iost
        Roberto Iost says:

        Tive essa ruptura também e nunca fiz fisioterapia. Tenho tremores até hoje, principalmente durante as refeições, e em determinados movimentos ao manusear o garfo para levar o alimento à boca Parece ser uma consequência comum do problema. Vou procurar o médico e fazer o tratamento.

        Responder
  4. Robson Oliveira da Silva
    Robson Oliveira da Silva says:

    Muito obrigado pela atençao Dr. Jorge. A minha lesão no ombro, apesar de ter sido vista agora, já faz bastante tempo que venho sentindo, acredito então que possa ser considerada crônica. Preciso lhe dizer que em 1980,sofri umm acidente e fraturei a coluna servical. Fiz
    uma cirurgia com enxerto osseo no Hospital Sarah Cubitschek em Brasiliaa Nunca sentir nada até hoje, mas
    tô preocupado porque levei algumas quedas de moto e encontrões com outros veículos ao longo desse tempo. O tremor na mão direita pode ta sinalizando algo errado com a cervical? Grato, Robson

    Responder
  5. Robson Oliveira da Silva
    Robson Oliveira da Silva says:

    Boa o sobre meu tarde Dr. Jorge. Se possível, gostaria muito de saber sua opinião e conselho sobre
    meu problema relatado na minha pergunta anterior. Grato, Robson

    Responder
  6. Antônio souza
    Antônio souza says:

    Boa tarde DR!
    TENHO UMA PERGUNTA, TENHO 34 ANOS, SOU ATIVO PRATICO MUSCULAÇÃO E ARTES MARCIAIS JIU JITSU, MUAY THAI. HA EXATAMENTE 6 DIAS SOFRI UMA LESAO NO BÍCEPS, ACREDITO QUE FOI NA CABEÇA LONGA DO BICEPS, POIS SINTO UMA LEVE DOR NO ANTERIOR DO MEU OMBRO DIREITO E APARECEU UM NÓDULO NA PARTE EXTERNA DO MEU BICEPS, POREM CONSIGO FAZER MUITOS MOVIMENTOS, ESTOU SENTINDO UMA DORZINHA QUANDO FAÇA ELEVAÇÃO FRONTAL COM A PALMA DA MAO EM POSIÇÃO DE SUPINAÇÃO . GOSTARIA DE SABER SE COMO SOU ATIVO EM ATIVIDADES TEM ALGUMA RESTRIÇÃO, OU ALGUMA LIMITAÇÃO NAS ATIVIDADES QUE EU PRATICO OU SERA NECESSÁRIO CIRUGIA?
    ATT: ANTÔNIO

    Responder
  7. Renata
    Renata says:

    Olá, bom dia, estou com uma redução no tendão longo do biceps em 75% a mais de 5 anos, antes trabalhava com braçal na Prefeitura da minha cidade, a médica de trabalho me pôs em outra função mais leve durante esses cinco anos, e desde então apenas dor, agora tenho que voltar pra minha função, mas não consigo pegar peso e tenho limites de movimentos por causa das dores, qual procedimento tomar, o médico precisa me manter na função? Obrigada

    Responder
  8. José Fernando da Silva Tolfo
    José Fernando da Silva Tolfo says:

    Bom dia Dr.! Estou com uma lesão a 2 anos, tive derrame bursal e rompimento parcial da cabeça do tendão do biceps. Já fiz fisioterapia e não resolveu, não posso ficar 1 minuto com os braços para cima que doem muito, até para trocar uma lampada, não consigo fazer 10 flexões ou 5 barras, que perco a força e não vai, e tenho apenas 29 anos, o que o senhor me indica? E passivo de um processo cirúrgico?

    Responder
  9. Luciano
    Luciano says:

    Bom! Rompi o tendão da cabeça longa do bíceps no ombro lutando jiu Jitsu, caí apoiado no braço. No ultrassom foi constatado ruptura total. Isso faz 10 dias. O especialista do SUS disse não necessitar cirurgia, porém como sou muito ativo gostaria de recuperar ao máximo as funções e não ficar com a deformidade, expliquei isso é fui colocado em uma lista de espera sem tempo definido.
    Quanto tempo tenho pra operar ?
    Particular quanto custa uma TENODESE?

    No aguardo

    Obrigado!

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Luciano, a ruptura do bíceps proximal não é uma urgência médica. Pode ser feita de maneira eletiva. Sugiro vc marcar uma consulta com um especialista de ombro para uma avaliação e pedir para ele fazer um orçamento da cirurgia para vc. Seria interessante também avaliar se não houve lesão dos tendões do manguito rotador.
      Att,

      Responder
  10. Arlinda gaia
    Arlinda gaia says:

    Boa noite Dr.jorge Tenho fortes dores no ombro direito, após exames foi constatado sinais de lesão proximal do tendão da cabeça longa do biceps. Gostaria de saber qual a cura? Arlinda idade 51anos. Obrigado

    Responder
  11. Mário Netto
    Mário Netto says:

    Bom dia Dr Jorge
    Tive uma ruptura do cabo longo do bíceps proximal, luto jiu-jitsu, tenho 33 anos, vc indica para mim a cirurgia? Quanto tempo após a lesão ainda posso fazer a cirurgia? Já tenho 6 dias , e ainda estou procurando um médico especialista!

    Responder
  12. Alan
    Alan says:

    Doutor Parabéns pelos pelo site então Doutor rompe o tendão bíceps braquial do cotovelo há 6 meses dá tempo de fazer a cirurgia ainda

    Responder
  13. Henrique
    Henrique says:

    Olá doutor Jorge, caí de skate e bati num banco meu braço, fiquei com ele dolorido e inchado, achando que era só uma batida, mas quando curou percebi que estava diferente meu bíceps… Pratico musculação, mas logo no inicio não notei diminuição de força e continuei, tive certeza que rompi a parte longa do bíceps ontem quando consultei um especialista por causa do meu joelho e questionei, o médico disse que cirurgia não adiantaria nada, isso é verdade? Já está curado o braço, não sinto dor nem nada, mas tem a deformidade e sinto que não consigo evoluir a força na musculação…

    Responder
  14. Luciano
    Luciano says:

    Bom dia Dr,
    Há 01 ano rompi tendao dos dois braços.
    Rompi tendao cabeça longa do biceps proximo transicao miotendinea proximal do braço esquerdo e tendoes cabeça longa do biceps proximo insercao antebraço do braço direito. Fui a dois medicos, um disse que nao adianta cirurgia que é morrer com a dor e limitacao e outro disse que se passou muito tempo e cirurgia nao adianta.
    O 1º era Ortopedista sem especialidade em ombro
    O 2º segundo ele especialista, mas nao me passou muita confianca.
    Seria caso de procurar um terceiro ou realmente nao adianta cirurgia.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Luciano, seu caso é bem complicado. Vc teve uma ruptura na junção miotendínea da cabeça longa do bíceps e tem uma ruptura do bíceps distal do outro lado. Sugiro vc procurar um bom ortopedista especialista de ombro para uma terceira opinião para checar se vale a pena operar ou não.

      Responder
  15. Jorge Fernandes Cardoso
    Jorge Fernandes Cardoso says:

    Como vai Doutor…venho sentindo uma fisgada bicepes mais na curva cotovelo…Acho que fiz algum exercício errado ou peso exagerando , as dores não sou constantes maus incomoda dar perda de força…o que Senhor Reconenda…dizem é bom colicar faixa apertada por akguns dias …correto ?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *