Acupuntura funciona para a capsulite adesiva?

Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite adesiva e a resposta não é tão simples e por isso vamos explicar detalhadamente.

O que é a Acupuntura?

Acupuntura é uma técnica milenar oriental que promete equilibrar e harmonizar a energia interna do organismo com as energias do ambiente, por isso, a utilização da acupuntura promete ser benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma holística-preventiva para evita-las.

De maneira mais simplista ela pode ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas e ou pontos de pressão para equilibrar essas energias e trazer melhora para os pacientes. É muito utilizada para redução da dor, ansiedade e o estresse.

Muito embora muitos duvidem de sua eficácia, entretanto alguns estudos clínicos tem demonstrado um benefício do uso da acupuntura no tratamento da capsulite adesiva.

Outro ponto importante é que essa técnica teve uma evolução recente, e com a utilização de tecnologias modernas a acupuntura oferece outros recursos que os não tradicionais como é o caso da eletroacupuntura, cristais stiper , sucção de ventosas, a estimulação com laser sem dizer em agulhas mais seguras e práticas dentre outras inovações.

O que os estudos dizem

Os estudos não são unânimes, e enquanto alguns comprovam em análises estatísticas que não existe eficácia, outros estudos comprovam uma melhora principalmente no quesito dor dos pacientes com capsulite adesiva.

Estudos também foram realizados comparando técnicas diferentes para o tratamento, como um estudo comparativo entre acupuntura e bloqueio Anestésico do Nervo Supraescapular para Analgesia do Ombro.

 

O interessante desse estudo é que ele mostra que o comparativo entre a acupuntura e o bloqueio anestésico do nervo supraescapular. No gráfico abaixo é possível ver que a percepção de dor é semelhante com a utilização de ambos os métodos.

Comparação entre acupuntura e bloqueio anestésico

Comparação entre acupuntura e bloqueio anestésico

Muito embora em uma primeira análise não se faça distinção, é importante lembrar que o método de bloqueio é recomendado por muitos especialistas como uma boa forma de tratamento, então podemos assumir que acupuntura tem efeitos similares, o que é especialmente interessante.

Devo usar acupuntura para Capsulite?

Sim, você pode usar a acupuntura para a capsulite mas lembre-se que é uma metodologia de tratamento que estatisticamente tem algumas objeções, mas como qualquer estatística você pode estar do lado que não teve resultado ou que teve.

Muitos tratamentos reagem de acordo com cada organismo, então provavelmente a melhor opção é iniciar o tratamento da acupuntura (sempre com indicação médica), e se o resultado for satisfatório para você pode manter o tratamento.

Entretanto, um ponto muito importante é que a Acupuntura não deve ser utilizado de maneira isolada. O tratamento fisioterápico e com medicamentos usuais são fundamentais para acelerar a  a cura desta doença, então se for utilizar, pense sempre em combinar para ter um tratamento melhor para seu organismo.

Alguns cuidados são importantes antes de utilizar este método de tratamento: procure um profissional habilitado, converse com o seu médico sobre a indicação e não utilize como modo de tratamento de maneira isolada e para mais informações, veja nosso artigo completo sobre a capsulite adesiva!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta