Tratamento da capsulite adesiva pelo bloqueio do nervo supraescapular

A Capsulite Adesiva é uma doença caracterizada pela dor no ombro, especialmente a noite, e perda progressiva da movimentação, sendo que ocorre mais frequentemente em mulheres. Existem alguns métodos de tratamento, entre eles, temos o bloqueio do nervo supraescapular.

Capsulite ou ombro Congelado?

A capsulite adesiva, também conhecida como ombro congelado pelos seus sintomas,  ocorre por uma inflamação na cápsula articular do ombro, seguida por um enrijecimento da mesma com limitação dos movimentos do ombro.

Tratamentos

Felizmente, a capsulite adesiva é uma doença com cura espontânea, mas isto não significa que não deve ser feito nenhum tratamento. Geralmente, o tratamento não cirúrgico é indicado inicialmente por 6 a 9 meses. Caso não haja progresso ou a condição clínica piore pode ser indicado até uma cirurgia.

Na fase inicial da doença (inflamatória), analgésicos, antiinflamatórios e compressas de gelo são a base do tratamento. Nesta fase, o paciente precisa mais do que tudo melhorar a dor e controlar a inflamação, enquanto alongamentos excessivos podem inclusive piorar os sintomas, aumentar o processo inflamatório e a duração da doença.

O bloqueio do nervo supraescapular

O nervo supraescapular é um nervo que surge do plexo braquial e supre certos músculos conectados à escápula, notadamente o supraespinhal e o infraespinhal. Ele é responsável pela inervação sensitiva e da dor na região do ombro.

nervo supraescapular

Desenho representativo do nervo supraescapular e estruturas do ombro

O bloqueio ou infiltração com anestésicos no trajeto do nervo, em intervalos semanais, é preconizado por alguns cirurgiões ortopédicos e em algumas situações, por isso consultar um especialista em ombro é sempre a melhor opção.

A principal função dessa técnica é de reduzir a dor e desconforto do paciente na fase aguda para que o mesmo consiga fazer o tratamento fisioterápico, principalmente alongamentos, e consequentemente ter uma recuperação mais veloz.

A técnica consiste na injeção do anestésico na fossa supraespinal do ombro acometido, com o paciente em posição sentada e com os membros superiores ao lado do corpo.

Bloqueio do nervo supraescapular para tratamento da capsulite adesiva

Bloqueio do nervo supraescapular para tratamento da capsulite adesiva

A agulha é avançada na direção craniocaudal, perpendicular à pele, atravessando os músculos trapézio e supraespinal, até atingir a fossa supraespinal, junto à base do processo coracoide, onde o nervo se situa. Veja no vídeo abaixo como funciona na prática.

Este método de tratamento pode ser utilizado principalmente em casos refratários a outras terapias para controle da dor no ombro.

Quer saber mais? Leia o artigo completo sobre capsulite adesiva!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta