prótese no ombro

A prótese ou artroplastia do ombro é a cirurgia que apresenta os melhores resultados para a artrose grave do ombro. Estes resultados melhoraram muito na última década, principalmente pelo avanço tecnológico dos implantes, maior conhecimento da anatomia e função do ombro e pela melhora da técnica cirúrgica. No Brasil, ainda é encarada pelos pacientes com medo e desconfiança, embora em pacientes desenvolvidos seja uma cirurgia comum, na Alemanha são realizadas mais de 30 000 próteses de ombro anualmente. Entretanto, a indicação de uma prótese deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

O que é a prótese do ombro?

A prótese do ombro, cientificamente chamada de artroplastia do ombro, consiste na colocação de uma peça artificial para substituição da articulação. A cirurgia de prótese do ombro é feita através da substituição das cartilagens gastas por dispositivos metálicos e/ou ou plásticos, devolvendo ao paciente uma articulação sem deformidades, com uma função melhor e com redução importante da dor.

Modelos das próteses do ombro. A) Prótese tipo resurfacing B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro

Como é feita a cirurgia para prótese do ombro?

O paciente deve ficar internado de 1 a 2 dias, depende do estado de saúde do paciente e da complexidade na realização da prótese. A cirurgia é realizada com anestesia geral e bloqueio dos nervos do plexo braquial. Abaixo demostramos um vídeo com a representação da cirurgia de artroplastia total do ombro.

Quais são as indicações para a realização deste procedimento cirúrgico?

A cirurgia de colocação de próteses ou artroplastia é uma cirurgia indicada para pacientes com degeneração da superfície cartilaginosa de uma articulação (artrose). Deve ser realizada quando falharam todos métodos de tratamento não-cirúrgico. Para saber mais sobre a artrose do ombro e outras opções de tratamento, leia o post sobre o assunto.

Pode também ser indicada em casos de fraturas graves em pacientes idosos, principalmente quando não se acredita na viabilidade óssea do paciente por osteoporose ou lesão vascular óssea. Para conhecer outras opções de tratamento para as fraturas do úmero proximal, leia o artigo sobre fraturas do ombro.

Quais são os tipo de prótese do ombro?

Existem diferentes tipos de artroplastias. A resurfacing e a artroplastia parcial envolvem a substituição apenas do úmero, sem colocação de um implante na glenóide. São indicadas em pacientes mais jovens e com artrose acometendo somente o úmero. A artroplastia total é indicada na maioria dos casos de artrose e nessa cirurgia são colocados implantes nas duas partes da articulação, na glenóide e na cabeça do úmero. Em casos onde haja lesão irreparável do manguito associada a lesão da articulação glenoumeral ou em fraturas graves do ombro, a prótese reversa pode ser indicada.

 

Modelos das próteses do ombro. A) Prótese tipo resurfacing B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro

Quais são as complicações deste tipo de cirurgia?

A realização de uma prótese ou artroplastia do ombro não está isenta de riscos.

Na fase inicial logo após a cirurgia, os maiores riscos são a formação de hematomas, infecção pós-operatória e a trombose venosa profunda. Entretanto, a incidência destas complicações é baixa.

Por fim, existe também o risco de complicações tardias na artroplastia do ombro. São estas a instabilidade da prótese, com a ocorrência de episódios de luxação, e a soltura dos implantes, mais frequente na glenóide. A evolução biomecânica, nas interfaces e nos sistemas de fixação da prótese e também na técnica de a aplicar tem, contudo, ajudado a controlar a taxa de solturas.

Como é o pós-operatório da prótese do ombro?

Os pacientes após o procedimento cirúrgico ficam imobilizados com uma tipóia por 30 dias. Desde o primeiro dia de pós-operatório recomendamos iniciar exercícios para movimentação do cotovelo, punho e dedos. Com 3 semanas são iniciados exercícios para ganho de mobilidade na articulação. A partir da décima semana após a cirurgia são iniciados exercícios de fortalecimento. Os pacientes com 2 meses de pós-operatório conseguem executar a maioria das atividades da vida diária como comer, vestir-se, dirigir.

Procure um médico especialista de ombro para saber mais sobre as indicações esta cirurgia e os resultados.

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Para casos mais graves e sem melhora com o tratamento clínico pode ser indicado a substituição da articulação por uma prótese do ombro. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta