Ombro Congelado – Prevenção é Possível?
O ombro congelado ou capsulite adesiva é uma doença caracterizada por diminuição da amplitude de movimento do ombro e dor sem causa aparente, o que faz os pacientes questionarem inclusive sobre formas de prevenção do ombro congelado.
A maioria desses questionamentos são de pessoas que já tiveram o ombro congelado e querem evitar uma segunda vez, assim como familiares e parentes de quem já teve esse problema no ombro.
Fatores de Risco
Para evitar qualquer doença é importante evitar os fatores de risco da mesma, sabemos que o ombro congelado afeta 10 a 20% dos diabéticos e um diabético tem 6 vezes mais chance de ter uma capsulite adesiva comparando com uma pessoa não diabética.
Outros fatores de risco para o desenvolvimento desta doença são problemas na tireóide, traumatismos no ombro, cirurgias nas mamas e no tórax. Entretanto, nenhum estudo conseguiu comprovar claramente como estes fatores influenciam no desenvolvimento desta doença.
Outro dado relevante é que na maioria dos pacientes não conseguimos identificar nenhum fator de risco para a doença, o que chamamos de capsulite adesiva idiopática. Isto torna a prevenção desta doença muito difícil, quase impossível.
Tratamento
Embora não conseguimos frequentemente prevenir esta doença, o tratamento adequado iniciado o mais rápido possível pode encurtar muito a duração da doença e reduzir os transtornos que ela causa nos pacientes.
Portanto, assim que os primeiros sintomas da capsulite aparecerem procure um especialista de ombro o mais breve possível.
Ombro Congelado Prevenção é Possível
Mas então, sobre o ombro congelado: prevenção é possível? Em alguns casos, sim. Evitar os fatores de risco para esta doença é uma forma de prevenir esta doença.
Mantenha seu ombro ativo
Em nossa vida moderna, muitas vezes podemos passar dias sem manter nosso ombro ativo, então tente fazer atividades diárias que o obriguem a usar a articulação do ombro regularmente.
Se puder, realize exercícios com treinamento de força e amplitude de movimento com frequência, em outras palavras, musculação e alongamento.
Essa é a forma de manter a articulação do ombro forte e flexível com menor probabilidade de ter quaisquer tipos de lesões.
Procure atendimento imediato e adequado para qualquer lesão no ombro.
Após uma lesão no membro superior (por exemplo, mão, punho, cotovelo), evite manter o membro inativo, sempre tente movimentar o ombro várias vezes ao dia. A imobilização prolongada pode levar o desenvolvimento de um ombro congelado.
É uma prática recomendada mesmo quando você está na cama devido a uma doença ou cirurgia, como uma infecção pulmonar ou cirurgias plásticas ou no tórax.
Trate adequadamente o diabetes e as doenças da tireóide
Uma alimentação adequada e balanceada, atividade fisica regular, uso de medicamentos para tratamento da diabetes evitar picos de hiperglicemia, o que podem colaborar com a prevenção. Também o tratamento adequado dos distúrbios da tireóide é importante na prevenção.
E se desejar leia tudo sobre a o ombro congelado nesse post!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!