a bolsa de gel pode ser aplicada tanto fria como quente, e o paciente consegue reutilizá-la diversas vezes

A capsulite adesiva, ou também conhecida como ombro congelado,  ocorre por uma inflamação na cápsula articular do ombro, seguida por um enrijecimento da mesma com limitação dos movimentos do ombro e nesse artigo vamos falar sobre o tratamento caseiro da capsulite adesiva.

É muito importante salientar que a linha de tratamento desta doença seja feita por um médico ortopedista, principalmente se for especialista de ombro.

Não é recomendado que aos primeiros sinais da doença o paciente inicie tratamento caseiro sem consultar um profissional capacitado, até porque a linha de tratamento pode variar de caso para caso. Dependendo do seu quadro e estágio da doença, infiltrações, fisioterapia, bloqueio do nervo supraescapular dentre outros poderão ser recomendados.

Entretanto, algumas medidas feitas em casa podem ajudar muito no tratamento. Atente que não é a única forma de tratamento mas ações caseiras que podem auxiliar um protocolo de tratamento já estabelecido pelo seu médico.

Compressas

O uso de compressas com gelo ou calor local são excelentes métodos de melhorar a dor no ombro. Seja pelo efeito antiinflamatório do gelo ou pelo relaxamento e melhora na circulação local da compressa quente, são ótimas opções.

Recomendação é usar as compressas 3 a 4 vezes ao dia por 20 minutos e muito embora não seja fácil no cotidiano de todas pessoas, atualmente você consegue encontrar compressas de gel que podem servir para ambas situações e ainda são muito práticas, sendo esfriadas na geladeira e aquecidas rapidamente no microondas.

Compressa fria de gel no ombro

Compressas em gel podem auxiliar em seu tratamento caseiro

Mas cuidado para não queimar a pele com o uso de temperaturas muito altas. Lembre-se também que o gelo diretamente na pele também pode queimar sua pele, então se for usar tenha atenção e nunca coloque o gelo diretamente na pele, use um pano fino para evitar problemas.

Exercícios e Alongamentos

A realização de exercícios diários de alongamento em todas direções da amplitude de movimento (rotação externa, rotação interna, abdução, adução e elevação) podem ajudar muito no tratamento assim como um programa de alongamentos.

 

Exemplo de exercício para o ombro que pode ser feito em casa com ajuda de faixas

Exemplo de exercício para o ombro que pode ser feito em casa com ajuda de faixa

Nesse caso é interessante que você tenha pelo menos consultado um profissional da área da saúde como o fisioterapista para identificar os melhores exercícios que podem ser feitos em casa. Normalmente esses exercícios utilizam de faixas elásticas e outros acessórios que podem ser comprados facilmente online.

Utilização do ombro como Tratamento caseiro da capsulite adesiva

A utilização do ombro nas atividades diárias, dentro do limite do dor, podem ajudar no alongamento desta articulação.

Portanto, não imobilize o membro e principalmente, não tenha medo de movimentar e fazer as atividades diárias, desde que sem dor. Muitos pacientes podem ficar com medo ou achar que quanto menos moverem o membro melhor mas não funciona dessa maneira.

Para saber mais, veja tudo que você precisa saber sobre capsulite adesiva nesse ótimo post!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta