,

Lesão do Bíceps no Ombro – Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos

O músculo bíceps está na região anterior (frente) do braço e ele é responsável por dobrar o cotovelo e girar o antebraço, colocando a palma da mão para cima.

O músculo bíceps é formado por duas porções: a cabeça curta e a cabeça longa do bíceps. Lesões da cabeça curta são extremamente raras, mas o acometimento da cabeça longa é frequente, sendo causa comum de dor no ombro. Importante ressaltar que frequentemente os distúrbios do bíceps estão associados a lesões do manguito rotador.

imagem da Cabeça Curta e Longa do Bíceps

imagem da Cabeça Curta e Longa do Bíceps

Por que ocorrem as lesões do bíceps?

Em muitos pacientes, o tendão do bíceps sofre uma ruptura pois apresenta um processo inflamatório crônico. Nestes pacientes encontramos uma história prévia de dor no ombro.

Nos praticantes de musculação, a ruptura do bíceps está comumente associada ao uso de anabolizantes.

Com o tendão enfraquecido, ao realizar um esforço como levantar um objeto pesado, o tendão da cabeça longa do biceps pode romper-se completamente.  A cabeça curta do biceps mantém-se integra o que permite que os pacientes mantenham a movimentação do cotovelo.

Quais são os sintomas da lesão do bíceps no ombro?

Os pacientes referem dor súbita na região anterior (frente) do ombro. Após alguns dias, podem apresentar um hematoma no braço.  É comum a perda de força transitória para dobrar o cotovelo e virar o antebraço colocando a palma da mão para cima.

Após algumas semanas, diminuindo o inchaço da lesão é perceptível uma deformidade com um abaulamento na região anterior do braço (sinal do Popeye).

Lesão do biceps com sinal do Popeye

Lesão do bíceps com sinal do Popeye

Quais exames de imagem são importantes para o diagnóstico?

As lesões do bíceps são fáceis de serem identificadas pelo exame clínico, mas devemos em todos os pacientes com suspeita de lesão do bíceps pedir uma ressonância magnética do ombro para verificar se não houve uma lesão do manguito rotador associada.

Ressonância magnética demonstrando ausência do biceps no ombro pela ruptura

Ressonância magnética demonstrando ausência do bíceps no ombro pela ruptura

Qual o tratamento das lesões da cabeça longa do bíceps?

Na maioria dos pacientes, a dor e a fraqueza para dobrar o cotovelo é temporária.  E a deformidade no braço pode não incomodar alguns pacientes, principalmente os mais idosos e com menor atividade física. Nestes casos, o tratamento não cirúrgico com gelo, antiinflamatórios e fisioterapia é suficiente.

Para pacientes mais jovens e ativos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.  O procedimento realizado é a tenodese do bíceps. A tenodese possui diversos métodos e locais de fixação, não havendo consenso entre os ortopedistas qual o melhor método.

A fixação do tendão pode ser realizada através de túneis transósseos e fios de alta resistência, parafusos de interferência ou âncoras.  As complicações desta cirurgia são raras. Após a cirurgia, o ombro pode ser imobilizado temporariamente com uma tipoia. A cirurgia bem sucedida pode corrigir a deformidade do músculo, retornar a força e função do braço.

O tratamento cirúrgico também está indicado para os pacientes com lesão do manguito rotador associada.

Tenodese da cabeça longa do bíceps

Tenodese da cabeça longa do bíceps

Vídeo tenodese do bícep

65 respostas
« Older CommentsNewer Comments »
  1. Mário Netto says:

    Bom dia Dr Jorge
    Tive uma ruptura do cabo longo do bíceps proximal, luto jiu-jitsu, tenho 33 anos, vc indica para mim a cirurgia? Quanto tempo após a lesão ainda posso fazer a cirurgia? Já tenho 6 dias , e ainda estou procurando um médico especialista!

    Responder
  2. Alan says:

    Doutor Parabéns pelos pelo site então Doutor rompe o tendão bíceps braquial do cotovelo há 6 meses dá tempo de fazer a cirurgia ainda

    Responder
  3. Henrique says:

    Olá doutor Jorge, caí de skate e bati num banco meu braço, fiquei com ele dolorido e inchado, achando que era só uma batida, mas quando curou percebi que estava diferente meu bíceps… Pratico musculação, mas logo no inicio não notei diminuição de força e continuei, tive certeza que rompi a parte longa do bíceps ontem quando consultei um especialista por causa do meu joelho e questionei, o médico disse que cirurgia não adiantaria nada, isso é verdade? Já está curado o braço, não sinto dor nem nada, mas tem a deformidade e sinto que não consigo evoluir a força na musculação…

    Responder
  4. Luciano says:

    Bom dia Dr,
    Há 01 ano rompi tendao dos dois braços.
    Rompi tendao cabeça longa do biceps proximo transicao miotendinea proximal do braço esquerdo e tendoes cabeça longa do biceps proximo insercao antebraço do braço direito. Fui a dois medicos, um disse que nao adianta cirurgia que é morrer com a dor e limitacao e outro disse que se passou muito tempo e cirurgia nao adianta.
    O 1º era Ortopedista sem especialidade em ombro
    O 2º segundo ele especialista, mas nao me passou muita confianca.
    Seria caso de procurar um terceiro ou realmente nao adianta cirurgia.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção says:

      Luciano, seu caso é bem complicado. Vc teve uma ruptura na junção miotendínea da cabeça longa do bíceps e tem uma ruptura do bíceps distal do outro lado. Sugiro vc procurar um bom ortopedista especialista de ombro para uma terceira opinião para checar se vale a pena operar ou não.

      Responder
  5. Jorge Fernandes Cardoso says:

    Como vai Doutor…venho sentindo uma fisgada bicepes mais na curva cotovelo…Acho que fiz algum exercício errado ou peso exagerando , as dores não sou constantes maus incomoda dar perda de força…o que Senhor Reconenda…dizem é bom colicar faixa apertada por akguns dias …correto ?

    Responder
  6. GABRIEL AÍMOLA SILVA says:

    Boa tarde doutor!
    Na quarta feira, dia 10/10/2018, realizei um treinamento de bíceps de noite na academia que frequento, com exercícios não costumeiros em minha rotina.

    Na quinta feira, dia 11/10/2018, logo pela manhã – 06:20 – a moto do meu serviço ia cair (uma XRE 300) tentei evitar e senti uma forte fisgada, após ultrassom, descobri que tive uma ruptura parcial, grau I/II no tendão do bíceps braquial (cotovelo).

    Tenho 29 anos e sou praticante de musculação há 10 anos.

    As dores parecem diminuir com muita rapidez, mas quero saber se existe alguma probabilidade da deformidade desaparecer com o tempo?

    Ou a cirurgia é o mais indicado ao meu caso?

    Atenciosamente. Gabriel Aímola.

    Responder
  7. Bruno says:

    Boa noite, doutor.
    Tenho uma lesão na cabeça longa do bíceps no ombro. Treino Jiu Jitsu e malho liberado pelo ortopedista que me avaliou. Não sinto dores e não tenho limitação de movimentos. Gostaria de saber se há alguma contra indicação para continuidade de minhas atividades e se há risco de uma lesão na cabeça curta do bíceps devido a alguma sobrecarga na cabeça curta. Desde já agradeço.

    Responder
  8. Fernando Fernandes says:

    Bom dia Doutor Jorge.
    Fiz uma cirurgia de reparo do manguito rotador (ruptura total do supraespinhal), a três semanas atrás.
    No geral, me sinto bem… só às vezes uma dor intensa e passageira na região da cabeça longa do bíceps, logo abaixo do úmero… mesma dor que me incomodava antes da cirurgia.
    Seria normal esse sintoma, e através da fisioterapia a dor tenderá a diminuir?
    Obrigado.

    Responder
  9. Roberto says:

    Boa noite.
    Tive uma ruptura no bíceps longo e isso aconteceu as alguns anos.Gosatria de saber se ainda posso reparar com cirurgia ?!!!

    Responder
« Older CommentsNewer Comments »

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *