cirurgia luxaão do ombro

O número de praticantes de atividades esportivas cresce a cada ano, consequentemente vemos uma tendência crescente das lesões ortopédicas associadas ao esporte. Por exemplo, nos Estados Unidos, nos últimos 10 anos o número de cirurgia para luxação do ombro cresceu 60%.

O que é luxação do ombro?

Luxação do ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula (glenóide). As luxações podem ocorrer de dois modos:

  • por trauma como acidentes, quedas ou lesões no esporte;
  • ou luxar sem motivo aparente, por frouxidão nos ligamentos do ombro (atraumática).

 

A) Ombro normal; B) Luxação anterior do ombro; C) Luxação posterior do ombro.

A) Ombro normal; B) Luxação anterior do ombro; C) Luxação posterior do ombro.

Para saber mais sobre a luxação do ombro, leia o artigo explicativo e completo sobre a Luxação do Ombro.

Quais são os exames necessários para a cirurgia da luxação do ombro?

No planejamento da cirurgia para luxação do ombro deve ser solicitada uma ressonância magnética para identificação das lesões labrais e ósseas (lesão de Bankart e lesão de Hill-Sachs).

Quando houver dúvida do tamanho das lesões ósseas na glenóide ou da cabeça do úmero pode ser solicitada uma tomografia computadorizada.

Além dos exames de imagem, o paciente deve fazer os exames de sangue que habitualmente são solicitados para qualquer cirurgia.

Ressonância magnética demonstrado uma lesão do lábio anterior

Ressonância magnética demonstrado uma lesão do lábio anterior

Eu preciso fazer a cirurgia para luxação do ombro?

O tratamento cirúrgico está indicado para todos os pacientes com 2 ou mais episódios de luxação do ombro e que possuem lesões ligamentares.

Para o primeiro episódio de luxação, alguns artigos científicos recentes têm demonstrado que pacientes com idade inferior a 30 anos podem ter benefício se tratados cirurgicamente após o primeiro episódio. Especialmente aqueles do sexo masculino e praticante de esportes que utilizam os membros superiores.

Neste grupo de pacientes, a recidiva dos episódios de luxação do ombro é de 50% sem o tratamento cirúrgico.

Como é a anestesia para o tratamento cirúrgico?

As cirurgias do ombro são realizadas com anestesia geral. A localização da articulação e o posicionamento do paciente durante a cirurgia não permitem a realização do procedimento com anestesia local.

Na anestesia geral é realizada a intubação endotraqueal, ou seja, é passado um tubo pela traqueia do paciente que é conectado ao respirador. Por esse motivo, pode ocorrer pigarro e rouquidão após uma anestesia geral.

Na maioria das vezes, associa-se um outro tipo de anestesia, o bloqueio do plexo braquial. Esta modalidade de anestesia tem a função de controlar a dor no pós-operatório. Ela é realizada através de um agulhamento no pescoço.

Após o bloqueio, é normal ficar com o movimento e a sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.

Bloqueio do plexo braquial na cirurgia para luxação do ombro

Bloqueio do plexo braquial na cirurgia para luxação do ombro

Quantos dias eu preciso ficar internado?

A maioria dos pacientes fica internado apenas 1 dia após a cirurgia para luxação do ombro.

Como é a cirurgia para tratamento da luxação do ombro?

A cirurgia para luxação do ombro habitualmente é realizada por artroscopia.

Nesta técnica minimamente invasiva, através de 3 incisões de 1 cm, inserimos uma pequena câmera de vídeo no ombro. Para realizarmos o reparo das lesões, utilizamos instrumentos cirúrgicos longos e pequenos no ombro.

Para reinserir os ligamentos lesados junto ao osso, utilizamos pequenos parafusos de 3 mm chamados âncoras. Os ligamentos reinseridos no seu local adequado, retensionam a capsula articular, restabelecendo os mecanismos estabilizadores do ombro perdidos durante a luxação.

A cirurgia costuma ter alto índice de sucesso, 90-95% dos pacientes não apresentam novas luxações.

Em pacientes com grande desgaste ósseo pelas múltiplas luxações (lesões ósseas maiores que 25% da superfície articular da glenoide), o reparo isolado dos ligamentos não é suficiente para restabelecer a estabilidade do ombro.

Nesses casos a cirurgia indicada é a de Latarjet. Esta cirurgia consiste na retirada e fixação de um enxerto ósseo no defeito ósseo da glenóide. Este enxerto é retirado de um osso chamado coracoide próximo da articulação do ombro. Posteriormente, é  fixado com parafusos na borda do defeito ósseo, aumentado a superfície óssea e estabilizando o ombro de modo adequado.

Cirurgia de Latarjet

Cirurgia de Latarjet

Pós-operatório e tempo de recuperação

Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para luxação do ombro devem permanecer imobilizados com uma tipoia por 1 mês.

Exercícios para recuperação da movimentação do ombro são iniciados com 2 semanas de pós-operatório e exercícios de fortalecimento após 8 a 10 semanas do procedimento cirúrgico.

Atividades esportivas que utilizam os membros superiores são liberadas após 6 meses, ou seja, a volta ao esporte pode demorar até 6 meses.

Fiz a cirurgia para luxação do ombro e ele ainda sai do lugar

Existem várias causas para a falha da cirurgia, entre elas podemos destacar:

  • reparo isolado das lesões ligamentares em pacientes com defeitos ósseos grandes
  • não cicatrização dos ligamentos
  • falha na reabilitação

Somente uma avaliação médica cuidadosa e exames de imagem pós-operatórios é possível identificar a causa e o tratamento possível para resolução do problema.

54 respostas
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Vinicius, boa noite! Marque uma consulta com um especialista de ombro e solicite um orçamento para ele. O valor depende dos hnorários do cirurgião e equipe, hospital que vc vai ser operado, técnica que vai ser usada, etc.

      Responder
  1. Ana Cristina dos reis Borges
    Ana Cristina dos reis Borges says:

    Olá boa noite!!! Vou fazer esta cirurgia dia 13 agora meu beneficio vai até 13 de agosto,Será que posso voltar as minhas atividades dentro de um mês?

    Responder
  2. allan rodrigo
    allan rodrigo says:

    doutor porque algumas pessoas ficam com ombro congelado quando fazem esse tipo de operação, minha avó preciso fazer cirurgia no manguito rotador e ela teve capsulite adesiva teve que fazer outra cirurgia e agora está melhor. 1 mês não é muito tempo com ombro imbolizado ?

    Responder
  3. Letícia
    Letícia says:

    Dr. Jorge boa tarde! Minha filha fez a cirurgia para instabilidade anterior porém três meses depois da cirurgia o ombro está saindo pela parte posterior. Isso nunca havia acontecido antes pois as luxações eram somente anteriores. Isso é normal???

    Responder
  4. Elio Marques
    Elio Marques says:

    Doutor, há 3 semanas fiz uma cirurgia para reparo de lesão de Bankart. Porém, quando foram iniciados os exercícios de Codman na segunda semana, tive a sensação de deslocamento do ombro por duas vezes com dor muito intensa. Fiz nova ressonância e o médico disse que isso estava acontecendo pois a cicatrização não havia ocorrido completamente. Desde então suspendi totalmente os exercícios, mantendo o braço na tipóia. Esses episódios me deixaram muito inseguro. Esse é um quadro normal? Sugere uma segunda opinião?

    Responder
  5. Jonas
    Jonas says:

    Dr.boa noite,Hoje completam 10 dias que fiz a cirurgia devido lesao de Hill Saches..porem nao vejo as ancoras no Raio x..houve uma lesao de labro posterior.Sera que algo saiu errado?Posso alternar dias com ou sem tipoia?..noto que bloqueia meu cotovelo ao usar tipoia por tempo prolongado.Obrigado

    Responder
  6. adriano Martins
    adriano Martins says:

    Dr.meu ombro esquerdo saiu do lugar à sete oito meses atrás, desse período pra cá saiu mais sete vezes, vc sabe me dizer se o local está muito danificado sendo que o ombro sai do lugar por movimentos fácil.
    vou fazer cirurgia daqui algumas semanas tenho medo de nao voltar a ser como antes, pois ainda sou muito novo.

    Responder
  7. Ricardo Dias
    Ricardo Dias says:

    Bom dia Doutor! Há 11 dias fiz a cirurgia de Bankart, onde foram inseridas duas âncoras no meu ombro. De dois dias pra cá, tenho sentido a mesma sensação de instabilidade que eu sentia antes da cirurgia, quando faço certos movimentos com o ombro dentro da tipóia. Isso é normal?

    Responder
  8. BeatriZ Oliveira
    BeatriZ Oliveira says:

    Boa noite!
    Venho pesquisando e não acho essa resposta em nenhum lugar da Internet… Gostaria de saber quanto a flexibilidade do ombro após a cirurgia de latarjet aberta, sou atleta e Circense, trabalho com muita flexibilidade de todas as articulações, especialmente o ombro. Gostaria de saber se tem a possibilidade de eu recuperar Minh flexibilidade após cirurgia. Alguns médicos me disseram q nem até a orelha eu alcançaria meu braço de foema esticada….
    Tenho luxação reincidente.
    Obrigada

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Beatriz, qualquer cirurgia para luxação do ombro pode evoluir com uma pequena restrição de movimentação, especialmente a rotação externa. Entretanto, o objetivo da cirurgia é devolver a função normal do seu ombro sem instabilidade.

      Responder
  9. Ricardo Alexandre Dinis Pereira
    Ricardo Alexandre Dinis Pereira says:

    Boa tarde fiz cirurgia ao ombro por luxação ah 2 dias foi me receitado paracetamol e gelo apesar de ajudar continuo com algumas dores será normal? desde ja agradeço-

    Responder
  10. Marcos de B. Ernesto
    Marcos de B. Ernesto says:

    Dr o meu ombro já sai do lugar 3vezes e eu trabalho como segurança como fica a minha situação será que depois da recuperação ainda posso trabalha como segurança

    Responder
  11. Jorge
    Jorge says:

    Minha Mae ten 70 anos e ela tem um quadra critico de luxaçao, o seu ombro ja nem fica mais no lugar, Sai a Todo momento e isso é Muito doloroso. Ela foi avaliada pelo Seu medico e a cirurgia, com aplicaçao de enxerto food indicado. Porém ainda nao partimos para a cirurgia porque Minha Mae e alguns de meus irmaos estão temendo pelos riscos da cirurgia por ela ser idosa. É real o risco à Vida Durante o processo da cirurgia em idosos? VC tbm indicaria a cirurgia pra Minha Mae, ou Doris PRA ela ficar nos analgésicos pro resto da Vida?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Jorge, toda cirurgia tem riscos. Evidentemente que indicamos uma cirurgia quando os riscos são pequenos e o benefício é grande. A decisão da cirurgia para sua mãe, depende de vários fatores, doenças prévias, sintomas que ela tem, etc. Agende com um médico da sua confiança.

      Responder
  12. YURI INDIANI DE SOUZA
    YURI INDIANI DE SOUZA says:

    Boa noite dr. Se fosse escolha sua, optaria em se submeter à qual dos dois tipos de cirurgia citados? Poderia me explicar o motivo. Hipoteticamente falando. Obrigado

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Yuri, a escolha depende de vários fatores como lesões ósseas encontradas, nível de atividade do paciente, idade, sinais de frouxidão ligamentar. Portanto, somente uma avaliação individualizada pode justificar uma das 2 opções.

      Responder
  13. Claudinei Martins
    Claudinei Martins says:

    Fiz esse cirurgia, após 05 operado o médico disse que já poderia fazer fisioterapia, ainda estou com ponto, segundo ele a mesma não foi bem sucedida, que tem 50% de meu ombro sair!! Estou pouco assustado. Está lendo algumas matéria de profissionais na sua área dizendo que prazo mínimo e de 2 duas para iniciar o tratamento, ele pediu para eu começar com 5 dias ainda estou com os pontos!!! Ele me disse que meu nervos estava igual papelão molhado, ao dar os ponto por dentro ele estava desmanchando !!! Dr eu posso iniciar o tratamento fisioterápia? Estando com prontos?

    Responder
  14. Leandro Kowalski
    Leandro Kowalski says:

    Boa-noite. Eu sofri minha primeiro luxação ha menos de dois meses numa queda a própria altura durante uma corrida e estou com 28 anos. Pratico esporte apenas pro lazer. Seria indicado a cirurgia no meu caso? Ou seria mais interessante aguardar uma segunda luxação. Tive a lesão de Bankart (leve) e lesão de Hill-Sachs

    Responder
  15. Matheus
    Matheus says:

    Oi Dr. Jorge.
    tenho uma dúvida. Há dois anos sofri um acidente de moto e tive uma luxação na clavícula que ficou um pouco saliente. Fiz tratamento só com tipóia e hj não sinto dor alguma. Faço minha atividades normais, trabalho com construção civil, jogo vôlei enfim é como se eu nunca tivesse sofrido nada. A única sequela que ficou, foi um pouco levantada o osso da minha clavícula. Como vou prestar concurso pra PM queria saber se eu teria problemas?, pois no edital fala que não pode ter nenhuma deformidade nos membros e articulações.
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Luis, ótima pergunta! A recidiva é a complicação mais comum desta cirurgia. Para escolher o procedimento de revisão, nova artroscopia ou cirurgia com bloqueio ósseo – Latarjet, é necessário entender porquê falhou o procedimento. Att,

      Responder
  16. Elisabete de Jesus Silva
    Elisabete de Jesus Silva says:

    Quando numa luxação de ombro vc tem uma hill-sachs com 1,5 X1,5 cm de extensão e edema de 0,2 cm de profundidade vc precisa de cirurgia e de pinos? Isso é necessário? E qual tempo de recuperação?

    Responder
  17. Sabrina
    Sabrina says:

    Boa noite Dr.
    Meu ombro já saiu do lugar 6 vezes. A primeira vez foi quando eu tinha 15 anos. Tenho medo de fazer a cirurgia. Eu sei que é necessário fazer, mas tenho medo. Tenho 27 anos. A última fez que aconteceu, foi em 2015. Eu quase não movimento o meu braço, com medo de acontecer novamente.

    Responder
  18. ELIANE DE LEON MEDEIROS
    ELIANE DE LEON MEDEIROS says:

    Boa noite!
    Ha 2 anos atrás foi feita a colocaçao de 2 âncoras no meu ombro, fiquei com difuldade na rotaçao externa e agora ando sentido dores no braço, nao no ombro, devo fazer reforço muscular ou fisioterapia?
    As dores sao estranhas, mas nunca mais luxou o ombro.
    Obrigada!

    Responder
  19. Vania
    Vania says:

    Boa tarde, Doutor!
    Minha mãe tem 90 anos e o ombro está deslocado. Tem osteoporose avançada, leucemia crônica, toma medicamento para pressão e tireóide. O ortopedista disse que não indica cirurgia e receitou remédio pra dor, uso de tipóia e gelo. Não surtiu efeito. Dia após dia só piora. Como lidar?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta