Cirurgia para Luxação do Ombro Explicada
O número de praticantes de atividades esportivas cresce a cada ano, consequentemente vemos uma tendência crescente das lesões ortopédicas associadas ao esporte. Por exemplo, nos Estados Unidos, nos últimos 10 anos o número de cirurgia para luxação do ombro cresceu 60%.
O que é luxação do ombro?
Luxação do ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula (glenóide). As luxações podem ocorrer de dois modos:
- por trauma como acidentes, quedas ou lesões no esporte;
- ou luxar sem motivo aparente, por frouxidão nos ligamentos do ombro (atraumática).
Para saber mais sobre a luxação do ombro, leia o artigo explicativo e completo sobre a Luxação do Ombro.
Quais são os exames necessários para a cirurgia da luxação do ombro?
No planejamento da cirurgia para luxação do ombro deve ser solicitada uma ressonância magnética para identificação das lesões labrais e ósseas (lesão de Bankart e lesão de Hill-Sachs).
Quando houver dúvida do tamanho das lesões ósseas na glenóide ou da cabeça do úmero pode ser solicitada uma tomografia computadorizada.
Além dos exames de imagem, o paciente deve fazer os exames de sangue que habitualmente são solicitados para qualquer cirurgia.
Eu preciso fazer a cirurgia para luxação do ombro?
O tratamento cirúrgico está indicado para todos os pacientes com 2 ou mais episódios de luxação do ombro e que possuem lesões ligamentares.
Para o primeiro episódio de luxação, alguns artigos científicos recentes têm demonstrado que pacientes com idade inferior a 30 anos podem ter benefício se tratados cirurgicamente após o primeiro episódio. Especialmente aqueles do sexo masculino e praticante de esportes que utilizam os membros superiores.
Neste grupo de pacientes, a recidiva dos episódios de luxação do ombro é de 50% sem o tratamento cirúrgico.
Como é a anestesia para o tratamento cirúrgico?
As cirurgias do ombro são realizadas com anestesia geral. A localização da articulação e o posicionamento do paciente durante a cirurgia não permitem a realização do procedimento com anestesia local.
Na anestesia geral é realizada a intubação endotraqueal, ou seja, é passado um tubo pela traqueia do paciente que é conectado ao respirador. Por esse motivo, pode ocorrer pigarro e rouquidão após uma anestesia geral.
Na maioria das vezes, associa-se um outro tipo de anestesia, o bloqueio do plexo braquial. Esta modalidade de anestesia tem a função de controlar a dor no pós-operatório. Ela é realizada através de um agulhamento no pescoço.
Após o bloqueio, é normal ficar com o movimento e a sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.
Quantos dias eu preciso ficar internado?
A maioria dos pacientes fica internado apenas 1 dia após a cirurgia para luxação do ombro.
Como é a cirurgia para tratamento da luxação do ombro?
A cirurgia para luxação do ombro habitualmente é realizada por artroscopia.
Nesta técnica minimamente invasiva, através de 3 incisões de 1 cm, inserimos uma pequena câmera de vídeo no ombro. Para realizarmos o reparo das lesões, utilizamos instrumentos cirúrgicos longos e pequenos no ombro.
Para reinserir os ligamentos lesados junto ao osso, utilizamos pequenos parafusos de 3 mm chamados âncoras. Os ligamentos reinseridos no seu local adequado, retensionam a capsula articular, restabelecendo os mecanismos estabilizadores do ombro perdidos durante a luxação.
A cirurgia costuma ter alto índice de sucesso, 90-95% dos pacientes não apresentam novas luxações.
Em pacientes com grande desgaste ósseo pelas múltiplas luxações (lesões ósseas maiores que 25% da superfície articular da glenoide), o reparo isolado dos ligamentos não é suficiente para restabelecer a estabilidade do ombro.
Nesses casos a cirurgia indicada é a de Latarjet. Esta cirurgia consiste na retirada e fixação de um enxerto ósseo no defeito ósseo da glenóide. Este enxerto é retirado de um osso chamado coracoide próximo da articulação do ombro. Posteriormente, é fixado com parafusos na borda do defeito ósseo, aumentado a superfície óssea e estabilizando o ombro de modo adequado.
Pós-operatório e tempo de recuperação
Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para luxação do ombro devem permanecer imobilizados com uma tipoia por 1 mês.
Exercícios para recuperação da movimentação do ombro são iniciados com 2 semanas de pós-operatório e exercícios de fortalecimento após 8 a 10 semanas do procedimento cirúrgico.
Atividades esportivas que utilizam os membros superiores são liberadas após 6 meses, ou seja, a volta ao esporte pode demorar até 6 meses.
Fiz a cirurgia para luxação do ombro e ele ainda sai do lugar
Existem várias causas para a falha da cirurgia, entre elas podemos destacar:
- reparo isolado das lesões ligamentares em pacientes com defeitos ósseos grandes
- não cicatrização dos ligamentos
- falha na reabilitação
Somente uma avaliação médica cuidadosa e exames de imagem pós-operatórios é possível identificar a causa e o tratamento possível para resolução do problema.
Bom dia depois q a pessoa e operada do ombro com luxação ele volta a ter os movimentos mormal do ombro
Aldair, boa tarde! Normalmente ocorre recuperação completa da movimentação, apesar de alguns pacientes terem uma leve diminuição da amplitude de rotação externa do ombro.
dr é possivel o ombro voltar a deslocar depois da cirurgia? e qual procedimento mais recomendado, artroscopia ou cirurgia aberta?
Luis, ótima pergunta! A recidiva é a complicação mais comum desta cirurgia. Para escolher o procedimento de revisão, nova artroscopia ou cirurgia com bloqueio ósseo – Latarjet, é necessário entender porquê falhou o procedimento. Att,
Boa noite ! Pode operar os dois ombros no mesmo dia ?
Rosi, boa pergunta! Pode ser operado, mas não é adequado, pois no periodo pós-opearatório, vc ficaria com os 2 ombros imobilizados.
Quando numa luxação de ombro vc tem uma hill-sachs com 1,5 X1,5 cm de extensão e edema de 0,2 cm de profundidade vc precisa de cirurgia e de pinos? Isso é necessário? E qual tempo de recuperação?
Elisabete, depende se é a primeira luxação ou é um caso de luxação recidivante. No primeiro caso provavelmente não, no segundo sim.
Boa noite Dr.
Meu ombro já saiu do lugar 6 vezes. A primeira vez foi quando eu tinha 15 anos. Tenho medo de fazer a cirurgia. Eu sei que é necessário fazer, mas tenho medo. Tenho 27 anos. A última fez que aconteceu, foi em 2015. Eu quase não movimento o meu braço, com medo de acontecer novamente.
Sabrina, talvez seja melhor vc considerar o tratamento cirurgico. Converse com um médico especialista em ombro
Boa noite!
Ha 2 anos atrás foi feita a colocaçao de 2 âncoras no meu ombro, fiquei com difuldade na rotaçao externa e agora ando sentido dores no braço, nao no ombro, devo fazer reforço muscular ou fisioterapia?
As dores sao estranhas, mas nunca mais luxou o ombro.
Obrigada!
Eliane, volte no seu médico para uma reavaliação
Boa tarde qual é a tipoia recomendada para usar depois da cirurgia de luxação no ombro ??
Boa tarde, Doutor!
Minha mãe tem 90 anos e o ombro está deslocado. Tem osteoporose avançada, leucemia crônica, toma medicamento para pressão e tireóide. O ortopedista disse que não indica cirurgia e receitou remédio pra dor, uso de tipóia e gelo. Não surtiu efeito. Dia após dia só piora. Como lidar?
Vania, o caso da sua mãe é bastante complexo, sugiro vcs procurarem um especialista
Ol boa noite fiz cirurgia em novembro de 2019 estou com dor limite de rotaçao e falta de força na mao,e agora o ue faço
Iranildo, boa noite! Seria adequado buscar um especialista de ombro para uma avaliação clínica e novos exames de imagem, este não é o resultado habitual da cirurgia.
Olá Dr. Tenho meu ombro luxado a mais de 10 anos e possível a redução após todos esses anos pois fui desenganado por vários médicos especialistas dizendo que não tem como voltar o braço no lugar.
Perdi minha qualidade de vida 😔
Boa tarde! Existem alternativas de tratamento para estes casos, somente uma avaliação detalhada para saber o que fazer.