Médico Ortopedista Especialista em Ombro e Cotovelo

Com o avanço da medicina, os tratamentos e as cirurgias se tornam menos invasivos, mais precisos e complexos. O médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo precisa estar sempre atualizado e preparado para as novas tecnologias.

No entanto para um diagnóstico correto, o contato com o paciente, o exame clínico, suas queixas e expectativas são primordiais. O paciente deve ser tratado em sua totalidade e não apenas sua doença. Cada indivíduo é único!

Dr. Jorge Assunção

O Dr. Jorge Assunção é médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo formado e especializado na Universidade de São Paulo (USP) e em constante atualização, atuando em diversas linhas de pesquisa e autor de dezenas artigo científicos na área do ombro e cotovelo.

 

Realizou residência médica em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e realizou Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.

Hospitais de Atuação

Hospital Albert Einstein

Hospital Sírio Libanês

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Hospital São Luiz

Hospital São Camilo

Hospital 9 de Julho

Hospital das Clínicas

Consultórios

Horário de atendimento e agendamento de consultas: 8:00 às 18:00 (segunda à sexta-feira)

Consultório Itaim Bibi

  • Rua Joaquim Floriano, 72 – Cj.75 – São Paulo – SP
  • Tel: (11) 3071-0189

Consultório Jardins

  • Al. Franca, 267 – Cj.52 – São Paulo – SP
  • Tel:(11) 3262-1169
  • Celular e Whatsapp: (11) 93800-7157

Agende sua consulta
via WhatsApp

O que é necessário para ser um especialista de ombro e cotovelo?

Para um médico ser considerado especialista em ombro e cotovelo normalmente são necessários 10 anos de formação além da experiência adquirida para  afim de auxiliar nos tratamentos para dor no ombro e cotovelo.

Um especialista de ombro e cotovelo  tem um longo caminho de aprendizado que se inicia com a graduação em medicina (6 anos), segue com a residência médica em Ortopedia e Traumatologia (3 anos) e após 9 anos, ainda é necessário mais 1 ano de especialização.  

Após essa formação, o médico pode requerer sua admissão na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), sendo considerado um especialista em ombro e cotovelo caso seja aprovado.

Portanto, são 10 anos de formação para merecer o título de especialista muito embora quantos mais anos de atividade maior a experiência e capacidade do profissional.

Sobre a Dor no Ombro

Dor no ombro é um problema mais comum do que imaginamos pois de todas as partes do corpo, o ombro é aquela que possui maior amplitude de movimento. Este “excesso” de movimentação pode levar a um desgaste precoce da articulação, a inflamação ou instabilidade do ombro.  Ocasionando dor e limitação de movimentação. 

A dor no ombro é um problema que acomete uma grande parte da população. É a segunda causa mais comum de consultas com os ortopedistas, apenas perdendo para as queixas de dor na coluna. Podem ser causadas por problemas no próprio ombro ou por doenças da coluna cervical, problemas posturais ou tensionais. Podem acometer indivíduos jovens ou idosos, entretanto cada faixa etária tem suas causas mais prevalentes.

Essa dor pode ser constante e durante o repouso ou sono, ou ligada ao desempenho de atividades esportivas ou profissionais. Pode ser ocasionada por atividades consideradas comuns como pintar uma parede, lavar janelas, pendurar um objeto no alto, lavar o cabelo, vestir-se. É comum em praticantes de esportes com grande utilização dos membro superiores, como tênis, basquete, vôlei e natação.

Pode estar restrita a esta articulação, entretanto dependendo da gravidade do problema ou de quais estruturas estejam acometidas a dor pode irradia-se para o pescoço, braço e cotovelo.

Em geral, essa dor no ombro é decorrente de inflamações e pode ser facilmente tratada com acompanhamento médico e fisioterápico. Mas alguns casos podem ser mais graves, com lesões de estruturas importantes para o bom funcionamento do ombro. É importante ressaltar que a dor no ombro não é parâmetro para a gravidade da lesão.

Lesões pequenas podem ocasionar dores insuportáveis e lesões grandes podem causar dores leves. Em alguns casos a recomendação pode ser cirúrgica, mas é importante que isso seja indicado por um profissional qualificado.

Por isso, para que se estabeleça o diagnóstico correto da fonte da dor, é preciso realizar uma consulta médica com um médico ortopedista especialista em ombro.

Principais Problemas

Consultórios

Horário de atendimento e agendamento de consultas: 8:00 às 18:00 (segunda à sexta-feira)

Consultório Itaim Bibi

  • Rua Joaquim Floriano, 72 – Cj.75 – São Paulo – SP
  • Tel: (11) 3071-0189

Consultório Jardins

  • Al. Franca, 267 – Cj.52 – São Paulo – SP
  • Tel:(11) 3262-1169
  • Celular e Whatsapp: (11) 93800-7157