Tendinite Calcária dos Ombros – Diagnósticos e Tratamentos
A Tendinite Calcária é uma tendinite que caracteriza-se por depósitos de cristais de cálcio no interior dos tendões do ombro e é mais comum em mulheres e pessoas acima de 40 anos de idade. As causas da formação destes depósitos de cálcio são desconhecidas, não estão relacionadas a atividade do paciente, alimentação ou acidentes prévios.
Como é feito o diagnóstico da tendite calcária?
Os sintomas da tendinite calcárea ou calcária são muito semelhantes as tendinites ou bursites do manguito rotador. Pela radiografia do ombro podemos fazer o diagnóstico, visualizando as calcificações nos tendões.
Como é o tratamento da tendinite calcária do ombro?
Os depósitos de cálcio na tendinite calcária ou calcárea se formam lentamente ao longo dos meses ou anos, durante esta fase muitos pacientes tem um desconforto leve no ombro ou são até assintomáticos.
Durante esta fase o tratamento clínico com fisioterapia e medicações anti-inflamatórias é muito efetivo. Para casos refratários pode ser utilizada a terapia por ondas de choque.
Sabemos que na maioria dos pacientes, a calcificação será reabsorvida sozinha ao longo do tempo. Durante a fase de reabsorção, pelo processo inflamatório, a dor pode piorar.
Nesta etapa, podemos utilizar analgésicos e anti-inflamatórios potentes. Pode ser realizada uma infiltração no ombro no intuito de aspirar e/ou quebrar as calcificações com ótimos resultados.
Quando está indicado o tratamento cirúrgico?
Em alguns pacientes, as calcificações não são reabsorvidas ao longo do tempo e o tratamento clinico não é efetivo, sendo indicado o tratamento cirúrgico para remoção das calcificações.
Atualmente o tratamento é realizado por artroscopia . Fazemos a remoção das calcificações que estão no interior dos tendões com cuidado para não ocasionar um dano maior ao tendão. Em alguns casos pode ser necessária uma sutura adicional nos tendões.
A reabilitação pós-operatória pode variar de 2 a 6 meses dependendo do grau do comprometimento tendíneo.
Demonstrou muito conhecimento e competência. Suas orientações para a fisioterapia ajudou a superar as espectativas de alta. Estou passando muito bem, sem dores e voltando a vida normal.
Meu nome é Hilda Cardoso de Almeida; tenho 67 anos, estou sofrendo muitas dores no ombro
direito que desce até o meio do braço. O ortopedista pediu RM e o resultado foi que tenho rompimento parcial de tendão , artrose e bursite …Pergunta: qual tratamento necessário? Estou sofrendo muito.
Hilda,
Para determinar o melhor tratamento, precisamos avaliar as imagens da sua ressonância magnética e examina-la. Rompimentos parciais do manguito rotador podem ser de tratamento não cirúrgico com fisioterapia e medicamentos ou serem tratadas cirurgicamente. Depende da extensão da lesão e quanto da espessura tendínea está comprometida. Além dos seus sintomas e tratamentos prévios.
Meu nome é Laura, fui diagnosticada com tendinite calcária, hoje fui fazer a minha primeira fisioterapia e a fisioterapeuta me deixou bem preocupada, pois disse que tenho que tomar cuidados com movimentos bruscos ou acima da linha do ombro, informou que por causa da calcificação posso romper o tendão, meu médico não pediu pra que eu tomasse cuidado algum, como se não fosse um caso tão sério, há mesmo possibilidade de romper o tendão?
Laura, boa noite!
Não é comum ocorrer rotura do manguito rotador por uma tendinite calcária. Estas orientações que a fisioterapeuta passou para vc, são para evitar dor. Converse com seu médico ou procure um especialista de ombro para maiores informações.
Olá doutor bom dia.
Fiz ima ressonância e mostrou que tenho um cisto de 3, 5 no úmero.
Sinto dores profundas neste braço com cisto.
Me pediram pra fazer fisio.
Mas tenho uma dúvida…se o problema é no cisto dentro do osso fisio vai resolver?
Ivania, bom dia!
Habitualmente estes cistos ósseos não causam dor. Talvez a dor no seu ombro tenha outra causa. Procure um ortopedista especialista de ombro para uma avaliação