Orientações Pós-operatórias

orientacoes-pos-operatorias

Esclareço que estas informações são para uso dos meus pacientes. Entre em contato com seu médico para obter suas orientações.

Medicação

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor, utilize somente os remédios orientados na ocasião da alta.

Alimentação

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo

Permaneça com o curativo até 48 hs após a cirurgia. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

curativo

Tipoia

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho (e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa). Em certas situações, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo, mas isso vai depender de qual cirurgia foi realizada.

Tipóia tipo Velpeau

Tipoia tipo Velpeau

Tipoia para reparo do manguito rotador

Tipoia para reparo do manguito rotador

Pontos

Os pontos serão retirados entre 7 a 14 dias após o procedimento cirúrgico;

Atividades gerais

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

Qualquer dúvida entre em contato comigo ou com as secretárias do consultório.

54 respostas
  1. Murilo Silveira
    Murilo Silveira says:

    Doutor Bom dia..
    Fiz uma cirurgia fazem 30 dias tive uma luxação acromioclavicular e no prazo de 5 semanas o médico me disse que vai retirar uma âncora que eu coloquei pra cicatrizar e soldar o osso..
    Queria saber se este prazo de 5 semanas e o suficiente para cicatrização..?.
    E se após eu retirar o ferro o doutor acha que já estou liberado para dirigir?.

    Se poder responder eu agradeço…

    No aguardo.
    Att.Murilo Silveira

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Murilo,
      Não entendi a sua pergunta! Para tratamento da luxação acromioclavicular, alguns cirurgiões utilizam âncoras, mas elas não são removidas posteriormente. O que você deve estar falando é sobre um fio de aço (fio de kirschner) que deve ter sido utilizado no seu caso e este sim deve ser retirado em torno de 6 semanas. Entretanto, converse com seu médico para obter os próximos passos de sua reabilitação. Eu normalmente não utilizo estas 2 técnicas, prefiro realizar a redução e fixação da articulação acromioclavicular com endobutton ou fios de alta resistência. Boa recuperação.

      Responder
  2. Renato
    Renato says:

    Olá bom dia tive uma lesão acromioclavicular grau 4 mas não gostaria de fazer cirurgia tenho vida pacata e não faço esforços físicos. Não sinto nenhum tipo de dor. Gostaria de saber se posso ficar como está mesmo fazendo repouso com tipoia e posteriormente fisioterapia ou é extremamente necessário cirurgia? Qual os danos para o futuro? Grato pela atenção

    Responder
  3. Meyrelle
    Meyrelle says:

    Boa Noite !
    Tem duas semanas que meu marido fez uma cirurgia no Ombro e colocou um fio De kirschner Gostaria de saber se depois eles são retirados? Ao tomar banho pode deixar cair água direto do Chuveiro Ou não?

    Responder
  4. Guilherme
    Guilherme says:

    boa noite !!!
    Quebrei o punho no lado direito e foram colocados 2 fios de kirschner, já fazem 15 dias que fiz a cirurgia e não aguento mais ficar com o braço imobilizado, preciso voltar a dirigir e a escrever já que as coisas da universidade estão acumulando. Gostaria de saber se independente da minha recuperação são necessários os 45 dias pós cirurgia para retirar os fios ? Se depois que retirá-los tenho chance de já voltar com a rotina normalmente? E se o pulso vai ficar mais fraco, com tendencia de quebrar mais facilmente na pratica de esportes por exemplo ? Obrigado pela atenção !!

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Guilherme, bom dia! Não retire a imobilização sem a orientação de seu médico e os fios de kirschner são retirados geralmente após 6 semanas. Vc terá um longa recuperação. Entre em contato com seu médico para maiores informações.

      Responder
  5. Alessandra
    Alessandra says:

    Ola Dr, fiz uma cirurgia no olecrano , em junho no dia 29/06 colocados fios de kischiner, porem realmente o medico pediu retorno apos 6 semanas, percebi q meu braço afinou, a minha duvida e assim q retirar os fios ja comecarei com a fisioterapia? E poderei voltar trabalhar normalmente ja q nao aguento mais ficar em casa .

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Nas fraturas do olecrano, a fixação com fios de kirschner e fios de aço chama-se banda de tensão e normalmente não são retiradas. São retiradas apenas se causam desconforto ao paciente e no tratamento cirúrgico das fraturas do cotovelo preconiza-se a movimentação precoce para evitar a rigidez. Converse com seu médico ou consulte um especialista de ombro e cotovelo. Suas dúvidas não podem ser respondidas sem uma avaliação clínica.

      Responder
  6. JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA
    JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA says:

    Boa tarde Dr.tudo bem?

    Por favor só confirmar o seu site de Fortalecimento do Ombro Rotador após cirurgia.
    Em Outubro nos veremos se Deus quiser,pois o sr.vai solicitar um nova Ressonância Magnética para ver a situação do meu ombro,após quase dois anos de cirurgia.
    Obrigado pela atenção!!
    Abraços!!

    Responder
  7. Ana Cristina
    Ana Cristina says:

    Olá dr, fiz uma cirurgia de fratura diafisaria de úmero, já estou na 5 semana do pós operatório, estou tirando a tipoia aos poucos, mais não consigo a extensão do cotovelo,, é normal??

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Ana Cristina,
      Bom dia! Após 5 semanas de imobilização é esperada alguma limitação na movimentação do cotovelo. Converse com o seu médico, provavelmente vc precisará iniciar um programa de reabilitação para ganho da amplitude de movimento do cotovelo e ombro.

      Responder
  8. Janaina
    Janaina says:

    Fiz uma cirurgia para tendão do manguito rotador. Hoje estou completando 30 dias, porém ainda sinto dor no local e não consigo levantar o braço. Estou fazendo fisioterapia porém o meu médico solicitou 90 dias de afastamento do trabalho. o INSS me deu 2 meses sinto que ainda não estarei recuperada até lá. A minha dúvida por quando tempo o correto da recuperação? Grata

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Janaina, boa tarde! Com 30 dias do tratamento cirúrgico para o manguito rotador, os pacientes ainda sentem algum desconforto e deveriam estar usando a tipóia. Eu não permito nesta fase que o paciente realize esforços para elevar o braço. Converse com o seu médico, vc pode estar fazendo algo de errado no pós-operatório.

      Responder
  9. Regina
    Regina says:

    Ola Dr., Eu fiz uma cirugia do ombro para luxação acrômio clavicular há 8 dias. Quanto tempo vou usar a tipoia? e quantos dias de fisioterapia? Queria saber se vou poder praticar esportes novamente?

    Responder
  10. Leandro Macayo
    Leandro Macayo says:

    Boa noite dr.
    Eu fraturei o punho coloquei dois fio de kirschner fiz minha cirurgia dia 11/08 minha médica pediu retorno dia 08/09 será que está data já é Para retirar esse fio? Sendo que minha médica pediu um raio X sem tala no mesmo dia que eu vou passar com ela para ver como está? E outra dúvida é normal doer pois tenho certeza que estão muito inflamado os fios já tomei muitos anti inflamatório e não mudou em nada quando tempo o osso rádio distal ele se cola pode me ajudar?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Bom dia! Os fios de kirschner nas fraturas de punho geralmente são retirados 6 semanas após a cirurgia, quando deve estar consolidada a fratura. Quanto a dor e a “inflamação” na região dos fios, oriento procurar o seu médico o mais rápido possível para uma avaliação.

      Responder
  11. Thayna
    Thayna says:

    Bom dia gostaria de saber se é normal o fio de Kirchner mudarem de posição. Meu marido operou os dedos dos pés a uma semana e hoje uns dos fios mudou de posição esta bem pro lado. Queria saber se é normal ou se precisamos voltar ao medico?
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
  12. Tiago Lima
    Tiago Lima says:

    Olá dr, Eu tive um acidente e quebrei a clavícula e o tornozelo, porém o hospital em que eu estava não fazia cirurgia da clavícula apenas do tornozelo. Sendo assim passei cerca de 20 dias pra operar a clavícula. Passados mais trinta dias da cirurgia, eu sinto uma rigidez enorme no ombro que se encontra imobilizado e com fio de kichner num tempo total de 50 dias hoje. Só retirarei o fio daqui a mais 10 dias. Enfim corro um risco de atrofiar o ombro pelo tempo parado??? Isso atrasará a volta dos movimentos mesmo com a fisioterapia? Posso tentar ficar fazendo movimentos em casa pra diminuir a rigidez enquanto não chega o dia de ir ao médico?

    Responder
  13. Tiago Lima
    Tiago Lima says:

    Tem trinta dias de cirurgiado da clavícula como falei, porém quando troco o curativo percebo que ainda está inchado. Vejo coisas na internet de dar compressas geladas pra baixar inchaço. Bom isso procede. Funciona? Ou só.com avaliação pra dizer algo. Obs: pena q não posso colocar foto aqui, ainda não foram retirado os pontos. Penso em.retira los amanhã num posto de saúde, mesmo sem o médico q operou saber.

    Responder
  14. João Ferreira
    João Ferreira says:

    Olá Doutor. Fiz uma cirurgia no pé em 10/08 onde fraturei os 2°, 3° e 4° dedos e o osso do lado do pé (metatarso). Foram colocados 4 fios de kischner e Tomei por 20 dias antibióticos e 15 dias os antiinflamatórios. Todos os 4 fios estão perfeitamente sequinhos e sem inflamações. Eles não doem, porém sinto ainda um pouco latejar. O problema que vejo é qe apesar de eu estar a mais de um mês com o pé pra cima, ainda está pouco inchado. Meu retorno está para o dia 18/09. Será que após eu bater o Raio-X e o médico verificar que o osso já colocou com os outros, ele pode retirar o fio…. mesmo o pé estando inchado ? Ou em qualquer data, terei que esperar o pé desinchar para tira-los ?

    Responder
  15. Alice Raquel sampaio
    Alice Raquel sampaio says:

    Boa noite dr.
    Gostaria de saber se na sua prática, quando 1 paciente já tendo feito 1 artroscopia de ombro e posteriormente (2anos),teve 1 reruptura , e sua indicação é para nova cirurgia ?Mesmo que o paciente esteja assintomatico ? Desde ja agradeco

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Alice, bom dia!
      Muito difícil responder sua pergunta sem ver os exames de imagem e avaliar o paciente. Algumas informações são importantes quanto vamos indicar o tratamento para as rerupturas do manguito rotador: qual a idade do paciente? Qual sua atividade? Quais os sintomas? Qual o tamanho da reruptura em relação a lesão prévia? Procure um médico da sua confiança ou especialista de ombro para avaliar o seu caso e definir a melhor forma de tratamento.

      Responder
  16. Vanessa Pereira Medeiros Viana
    Vanessa Pereira Medeiros Viana says:

    Doutor a 12 dias fiz uma cirurgia no pulso esquerdo a fio.
    Mas até hj ainda sinto inchaço e dores, porém já estou conseguindo mexer devagar os dedos.
    É normal?
    Ou preciso procurar um médico para bater um novo raio x e verificar se está TD BM?
    Aguardo!!
    E desde já agradeço!
    Vanessa Medeiros

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Vanessa, sugiro que vc procure ou contacte o seu médico, existem 2 complicações que provocam dor e inchaço(edema) no período pós-operatório : infecção e síndrome compartimental. E estas complicações devem ser avaliadas de modo urgente. Entretanto, na grande maioria dos casos, edema e dor fazem parte do pós-operatório normal destas fraturas. Mas somente uma avaliação clinica pode diferenciar o “normal” en relação a estas complicações.
      Att,

      Responder
  17. Roger Lopes de
    Roger Lopes de says:

    Olá Dr!!
    Quebrei minha clavícula a exatamente 43 dias, fiz a cirurgia e foi colocado três ferros. Já foram retirados há três semanas. Subiu um nó de aproximadamente um centímetro, queria saber se é normal, pois alguma pessoas dizem ser. Desde o dia da cirurgia até hoje eu uso tipoia e sinto dor. Ultimamente ando fazendo alguns movimentos que estão ajudado a recuperá-los, mais sinto dor. Acredito que seja normal. Queria que me desse algumas dicas para treinar alguns movimentos. Obrigado.

    Responder
  18. Carlos Junior
    Carlos Junior says:

    Olá, boa tarde dr fiz cirurgia redução luxação cruenta acrômio clavícular há quatro dias, e têm dois ferros fixados. é normal que o ferro gire sozinho em sentido horário, não sinto nem tipo de dor no local sendo que tudo está normal.

    Responder
  19. Joana
    Joana says:

    Olá! Fiz uma cirurgia com fio de kirschner no 4° metacarpo da mão esquerda. No dia 25 /09/17. E desde o dia 1 de outubro não estou conseguindo dormir a noite com dores no no braço perto do ombro. Isso é normal. São dores muito forte.

    Responder
  20. Mariana
    Mariana says:

    Olá Dr Jorge. Meu irmão tem 14 anos e quebrou os dois ossos do pulso, na cirurgia foram colocados dois fios. Após 2 dias ele ainda sente dor e tem dificuldade de mover o dedao. Gostaria de saber se seria o caso de procurar a fisioterapia logo,pois o médico apenas recomendou a limpeza dos pontos e do fios, Com retorno em uma semana.Aguardo.Desde já obrigada pela atenção

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Mariana, boa noite! Entre em contato com o médico que realizou a cirurgia. Seria interessante avaliar seu irmão para ver se a dor, o edema (inchaço) e a dificuldade de mexer o polegar são “normais” ou tem algo de errado.
      Att,

      Responder
  21. Bruno Lopes
    Bruno Lopes says:

    Boa noite Dr.
    Fiz uma cirurgia no úmero dia 4/10, e coloquei uma placa que vai da região do deltóide até o braço. Não me sinto confortável ao dormir com a tipóia, prefiro colocar um travesseiro para apoiar o braço. O curativo foi feito com uma compressa de algodão e ataduras, e me sinto confortável, mais fresco. Posso continuar nessa forma?
    E queria saber se o spray de Andolba é benéfico e permitido o uso, para secar o corte. Agradeço.

    Responder
  22. Suzane Rossiter
    Suzane Rossiter says:

    Boa noite doutor, eu tive duas fraturas e um afastamento de 2mm no osso da base do pé, fiz cirurgia e coloquei dois fios, a saída de somente um dos fios está inflamada e doi insuportavelmente, fui ao médico e ele recomendou uso de antibióticos e ele falou que se não resolvesse teria que remover o fio, se remover o fio, a dor vai passar? a dor é por causa da inflamação?

    Responder
  23. Daniel Soares da Silva
    Daniel Soares da Silva says:

    Dr, fiz uma artroscopia do ombro esquerdo no dia 22 /09/17. Luxações crônicas inveteradas e recidivantes. Tratamento cirúrgico – em articulação escapulo umeral e cintura escapular. Minha pergunta: quanto tempo devo ficar de tipóia ?
    E quanto tempo fora da rotina de trabalho ou afastamento? Tendo em vista que sou militar …
    Já fiz há 30 dias, mas sinto dor e não consigo levantar o braço esquerdo. Dói e parece que irá sair do lugar, se tenta força ….
    Muito obrigado
    Adorei o site e seu trabalho….

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Daniel, boa noite! Obrigado pelo elogio. Acho que estas dúvidas devem ser respondidas pelo seu médico, ninguém sabe melhor da sua lesão, cirurgia e reabilitação. Mas para os meus pacientes normalmente eu indico que fiquem de tipóia por 1 mês. Na segunda ou terceira semana começam a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento, evitando inicialmente uma rotação externa maior que 20 graus. Fortalecimento após 10 semanas da cirurgia. Prática esportiva após 6 meses.
      Att,

      Responder
  24. Jonathas
    Jonathas says:

    Doutor, a ressonância magnética deu artrose acromoclavicular. Fiz tratamento conservador por 6 meses com fisioterapia e infiltração, mas ainda incomodava após os exercícios com um latejamento no ombro. Meu médico recomendou artroscopia realizando a ressecação distal. Com pós-operatório de 15 dias de tipoia + fisioterapia. A questão é… como sou muito ativo sentirei melhora? Grato.

    Responder

Deixe um comentário

Faça sua pergunta!
Tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *