Orientações Pós-operatórias

Esclareço que estas informações são para uso dos meus pacientes. Entre em contato com seu médico para obter suas orientações.

Medicação

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor, utilize somente os remédios orientados na ocasião da alta.

Alimentação

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo

Permaneça com o curativo até 48 hs após a cirurgia. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

curativo

Tipoia

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho (e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa). Em certas situações, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo, mas isso vai depender de qual cirurgia foi realizada.

Tipóia tipo Velpeau

Tipoia tipo Velpeau

Tipoia para reparo do manguito rotador

Tipoia para reparo do manguito rotador

Pontos

Os pontos serão retirados entre 7 a 14 dias após o procedimento cirúrgico;

Atividades gerais

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

Qualquer dúvida entre em contato comigo ou com as secretárias do consultório.

193 respostas
  1. Murilo Silveira
    Murilo Silveira says:

    Doutor Bom dia..
    Fiz uma cirurgia fazem 30 dias tive uma luxação acromioclavicular e no prazo de 5 semanas o médico me disse que vai retirar uma âncora que eu coloquei pra cicatrizar e soldar o osso..
    Queria saber se este prazo de 5 semanas e o suficiente para cicatrização..?.
    E se após eu retirar o ferro o doutor acha que já estou liberado para dirigir?.

    Se poder responder eu agradeço…

    No aguardo.
    Att.Murilo Silveira

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Murilo,
      Não entendi a sua pergunta! Para tratamento da luxação acromioclavicular, alguns cirurgiões utilizam âncoras, mas elas não são removidas posteriormente. O que você deve estar falando é sobre um fio de aço (fio de kirschner) que deve ter sido utilizado no seu caso e este sim deve ser retirado em torno de 6 semanas. Entretanto, converse com seu médico para obter os próximos passos de sua reabilitação. Eu normalmente não utilizo estas 2 técnicas, prefiro realizar a redução e fixação da articulação acromioclavicular com endobutton ou fios de alta resistência. Boa recuperação.

      Responder
  2. Renato
    Renato says:

    Olá bom dia tive uma lesão acromioclavicular grau 4 mas não gostaria de fazer cirurgia tenho vida pacata e não faço esforços físicos. Não sinto nenhum tipo de dor. Gostaria de saber se posso ficar como está mesmo fazendo repouso com tipoia e posteriormente fisioterapia ou é extremamente necessário cirurgia? Qual os danos para o futuro? Grato pela atenção

    Responder
  3. Meyrelle
    Meyrelle says:

    Boa Noite !
    Tem duas semanas que meu marido fez uma cirurgia no Ombro e colocou um fio De kirschner Gostaria de saber se depois eles são retirados? Ao tomar banho pode deixar cair água direto do Chuveiro Ou não?

    Responder
  4. Guilherme
    Guilherme says:

    boa noite !!!
    Quebrei o punho no lado direito e foram colocados 2 fios de kirschner, já fazem 15 dias que fiz a cirurgia e não aguento mais ficar com o braço imobilizado, preciso voltar a dirigir e a escrever já que as coisas da universidade estão acumulando. Gostaria de saber se independente da minha recuperação são necessários os 45 dias pós cirurgia para retirar os fios ? Se depois que retirá-los tenho chance de já voltar com a rotina normalmente? E se o pulso vai ficar mais fraco, com tendencia de quebrar mais facilmente na pratica de esportes por exemplo ? Obrigado pela atenção !!

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Guilherme, bom dia! Não retire a imobilização sem a orientação de seu médico e os fios de kirschner são retirados geralmente após 6 semanas. Vc terá um longa recuperação. Entre em contato com seu médico para maiores informações.

      Responder
  5. Alessandra
    Alessandra says:

    Ola Dr, fiz uma cirurgia no olecrano , em junho no dia 29/06 colocados fios de kischiner, porem realmente o medico pediu retorno apos 6 semanas, percebi q meu braço afinou, a minha duvida e assim q retirar os fios ja comecarei com a fisioterapia? E poderei voltar trabalhar normalmente ja q nao aguento mais ficar em casa .

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Nas fraturas do olecrano, a fixação com fios de kirschner e fios de aço chama-se banda de tensão e normalmente não são retiradas. São retiradas apenas se causam desconforto ao paciente e no tratamento cirúrgico das fraturas do cotovelo preconiza-se a movimentação precoce para evitar a rigidez. Converse com seu médico ou consulte um especialista de ombro e cotovelo. Suas dúvidas não podem ser respondidas sem uma avaliação clínica.

      Responder
  6. JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA
    JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA says:

    Boa tarde Dr.tudo bem?

    Por favor só confirmar o seu site de Fortalecimento do Ombro Rotador após cirurgia.
    Em Outubro nos veremos se Deus quiser,pois o sr.vai solicitar um nova Ressonância Magnética para ver a situação do meu ombro,após quase dois anos de cirurgia.
    Obrigado pela atenção!!
    Abraços!!

    Responder
  7. Ana Cristina
    Ana Cristina says:

    Olá dr, fiz uma cirurgia de fratura diafisaria de úmero, já estou na 5 semana do pós operatório, estou tirando a tipoia aos poucos, mais não consigo a extensão do cotovelo,, é normal??

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Ana Cristina,
      Bom dia! Após 5 semanas de imobilização é esperada alguma limitação na movimentação do cotovelo. Converse com o seu médico, provavelmente vc precisará iniciar um programa de reabilitação para ganho da amplitude de movimento do cotovelo e ombro.

      Responder
  8. Janaina
    Janaina says:

    Fiz uma cirurgia para tendão do manguito rotador. Hoje estou completando 30 dias, porém ainda sinto dor no local e não consigo levantar o braço. Estou fazendo fisioterapia porém o meu médico solicitou 90 dias de afastamento do trabalho. o INSS me deu 2 meses sinto que ainda não estarei recuperada até lá. A minha dúvida por quando tempo o correto da recuperação? Grata

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Janaina, boa tarde! Com 30 dias do tratamento cirúrgico para o manguito rotador, os pacientes ainda sentem algum desconforto e deveriam estar usando a tipóia. Eu não permito nesta fase que o paciente realize esforços para elevar o braço. Converse com o seu médico, vc pode estar fazendo algo de errado no pós-operatório.

      Responder
  9. Regina
    Regina says:

    Ola Dr., Eu fiz uma cirugia do ombro para luxação acrômio clavicular há 8 dias. Quanto tempo vou usar a tipoia? e quantos dias de fisioterapia? Queria saber se vou poder praticar esportes novamente?

    Responder
  10. Leandro Macayo
    Leandro Macayo says:

    Boa noite dr.
    Eu fraturei o punho coloquei dois fio de kirschner fiz minha cirurgia dia 11/08 minha médica pediu retorno dia 08/09 será que está data já é Para retirar esse fio? Sendo que minha médica pediu um raio X sem tala no mesmo dia que eu vou passar com ela para ver como está? E outra dúvida é normal doer pois tenho certeza que estão muito inflamado os fios já tomei muitos anti inflamatório e não mudou em nada quando tempo o osso rádio distal ele se cola pode me ajudar?

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Bom dia! Os fios de kirschner nas fraturas de punho geralmente são retirados 6 semanas após a cirurgia, quando deve estar consolidada a fratura. Quanto a dor e a “inflamação” na região dos fios, oriento procurar o seu médico o mais rápido possível para uma avaliação.

      Responder
  11. Thayna
    Thayna says:

    Bom dia gostaria de saber se é normal o fio de Kirchner mudarem de posição. Meu marido operou os dedos dos pés a uma semana e hoje uns dos fios mudou de posição esta bem pro lado. Queria saber se é normal ou se precisamos voltar ao medico?
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder
  12. Tiago Lima
    Tiago Lima says:

    Olá dr, Eu tive um acidente e quebrei a clavícula e o tornozelo, porém o hospital em que eu estava não fazia cirurgia da clavícula apenas do tornozelo. Sendo assim passei cerca de 20 dias pra operar a clavícula. Passados mais trinta dias da cirurgia, eu sinto uma rigidez enorme no ombro que se encontra imobilizado e com fio de kichner num tempo total de 50 dias hoje. Só retirarei o fio daqui a mais 10 dias. Enfim corro um risco de atrofiar o ombro pelo tempo parado??? Isso atrasará a volta dos movimentos mesmo com a fisioterapia? Posso tentar ficar fazendo movimentos em casa pra diminuir a rigidez enquanto não chega o dia de ir ao médico?

    Responder
  13. Tiago Lima
    Tiago Lima says:

    Tem trinta dias de cirurgiado da clavícula como falei, porém quando troco o curativo percebo que ainda está inchado. Vejo coisas na internet de dar compressas geladas pra baixar inchaço. Bom isso procede. Funciona? Ou só.com avaliação pra dizer algo. Obs: pena q não posso colocar foto aqui, ainda não foram retirado os pontos. Penso em.retira los amanhã num posto de saúde, mesmo sem o médico q operou saber.

    Responder
  14. João Ferreira
    João Ferreira says:

    Olá Doutor. Fiz uma cirurgia no pé em 10/08 onde fraturei os 2°, 3° e 4° dedos e o osso do lado do pé (metatarso). Foram colocados 4 fios de kischner e Tomei por 20 dias antibióticos e 15 dias os antiinflamatórios. Todos os 4 fios estão perfeitamente sequinhos e sem inflamações. Eles não doem, porém sinto ainda um pouco latejar. O problema que vejo é qe apesar de eu estar a mais de um mês com o pé pra cima, ainda está pouco inchado. Meu retorno está para o dia 18/09. Será que após eu bater o Raio-X e o médico verificar que o osso já colocou com os outros, ele pode retirar o fio…. mesmo o pé estando inchado ? Ou em qualquer data, terei que esperar o pé desinchar para tira-los ?

    Responder
  15. Alice Raquel sampaio
    Alice Raquel sampaio says:

    Boa noite dr.
    Gostaria de saber se na sua prática, quando 1 paciente já tendo feito 1 artroscopia de ombro e posteriormente (2anos),teve 1 reruptura , e sua indicação é para nova cirurgia ?Mesmo que o paciente esteja assintomatico ? Desde ja agradeco

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Alice, bom dia!
      Muito difícil responder sua pergunta sem ver os exames de imagem e avaliar o paciente. Algumas informações são importantes quanto vamos indicar o tratamento para as rerupturas do manguito rotador: qual a idade do paciente? Qual sua atividade? Quais os sintomas? Qual o tamanho da reruptura em relação a lesão prévia? Procure um médico da sua confiança ou especialista de ombro para avaliar o seu caso e definir a melhor forma de tratamento.

      Responder
  16. Vanessa Pereira Medeiros Viana
    Vanessa Pereira Medeiros Viana says:

    Doutor a 12 dias fiz uma cirurgia no pulso esquerdo a fio.
    Mas até hj ainda sinto inchaço e dores, porém já estou conseguindo mexer devagar os dedos.
    É normal?
    Ou preciso procurar um médico para bater um novo raio x e verificar se está TD BM?
    Aguardo!!
    E desde já agradeço!
    Vanessa Medeiros

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Vanessa, sugiro que vc procure ou contacte o seu médico, existem 2 complicações que provocam dor e inchaço(edema) no período pós-operatório : infecção e síndrome compartimental. E estas complicações devem ser avaliadas de modo urgente. Entretanto, na grande maioria dos casos, edema e dor fazem parte do pós-operatório normal destas fraturas. Mas somente uma avaliação clinica pode diferenciar o “normal” en relação a estas complicações.
      Att,

      Responder
  17. Roger Lopes de
    Roger Lopes de says:

    Olá Dr!!
    Quebrei minha clavícula a exatamente 43 dias, fiz a cirurgia e foi colocado três ferros. Já foram retirados há três semanas. Subiu um nó de aproximadamente um centímetro, queria saber se é normal, pois alguma pessoas dizem ser. Desde o dia da cirurgia até hoje eu uso tipoia e sinto dor. Ultimamente ando fazendo alguns movimentos que estão ajudado a recuperá-los, mais sinto dor. Acredito que seja normal. Queria que me desse algumas dicas para treinar alguns movimentos. Obrigado.

    Responder
  18. Carlos Junior
    Carlos Junior says:

    Olá, boa tarde dr fiz cirurgia redução luxação cruenta acrômio clavícular há quatro dias, e têm dois ferros fixados. é normal que o ferro gire sozinho em sentido horário, não sinto nem tipo de dor no local sendo que tudo está normal.

    Responder
  19. Joana
    Joana says:

    Olá! Fiz uma cirurgia com fio de kirschner no 4° metacarpo da mão esquerda. No dia 25 /09/17. E desde o dia 1 de outubro não estou conseguindo dormir a noite com dores no no braço perto do ombro. Isso é normal. São dores muito forte.

    Responder
  20. Mariana
    Mariana says:

    Olá Dr Jorge. Meu irmão tem 14 anos e quebrou os dois ossos do pulso, na cirurgia foram colocados dois fios. Após 2 dias ele ainda sente dor e tem dificuldade de mover o dedao. Gostaria de saber se seria o caso de procurar a fisioterapia logo,pois o médico apenas recomendou a limpeza dos pontos e do fios, Com retorno em uma semana.Aguardo.Desde já obrigada pela atenção

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Mariana, boa noite! Entre em contato com o médico que realizou a cirurgia. Seria interessante avaliar seu irmão para ver se a dor, o edema (inchaço) e a dificuldade de mexer o polegar são “normais” ou tem algo de errado.
      Att,

      Responder
  21. Bruno Lopes
    Bruno Lopes says:

    Boa noite Dr.
    Fiz uma cirurgia no úmero dia 4/10, e coloquei uma placa que vai da região do deltóide até o braço. Não me sinto confortável ao dormir com a tipóia, prefiro colocar um travesseiro para apoiar o braço. O curativo foi feito com uma compressa de algodão e ataduras, e me sinto confortável, mais fresco. Posso continuar nessa forma?
    E queria saber se o spray de Andolba é benéfico e permitido o uso, para secar o corte. Agradeço.

    Responder
  22. Suzane Rossiter
    Suzane Rossiter says:

    Boa noite doutor, eu tive duas fraturas e um afastamento de 2mm no osso da base do pé, fiz cirurgia e coloquei dois fios, a saída de somente um dos fios está inflamada e doi insuportavelmente, fui ao médico e ele recomendou uso de antibióticos e ele falou que se não resolvesse teria que remover o fio, se remover o fio, a dor vai passar? a dor é por causa da inflamação?

    Responder
  23. Daniel Soares da Silva
    Daniel Soares da Silva says:

    Dr, fiz uma artroscopia do ombro esquerdo no dia 22 /09/17. Luxações crônicas inveteradas e recidivantes. Tratamento cirúrgico – em articulação escapulo umeral e cintura escapular. Minha pergunta: quanto tempo devo ficar de tipóia ?
    E quanto tempo fora da rotina de trabalho ou afastamento? Tendo em vista que sou militar …
    Já fiz há 30 dias, mas sinto dor e não consigo levantar o braço esquerdo. Dói e parece que irá sair do lugar, se tenta força ….
    Muito obrigado
    Adorei o site e seu trabalho….

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Daniel, boa noite! Obrigado pelo elogio. Acho que estas dúvidas devem ser respondidas pelo seu médico, ninguém sabe melhor da sua lesão, cirurgia e reabilitação. Mas para os meus pacientes normalmente eu indico que fiquem de tipóia por 1 mês. Na segunda ou terceira semana começam a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento, evitando inicialmente uma rotação externa maior que 20 graus. Fortalecimento após 10 semanas da cirurgia. Prática esportiva após 6 meses.
      Att,

      Responder
  24. Jonathas
    Jonathas says:

    Doutor, a ressonância magnética deu artrose acromoclavicular. Fiz tratamento conservador por 6 meses com fisioterapia e infiltração, mas ainda incomodava após os exercícios com um latejamento no ombro. Meu médico recomendou artroscopia realizando a ressecação distal. Com pós-operatório de 15 dias de tipoia + fisioterapia. A questão é… como sou muito ativo sentirei melhora? Grato.

    Responder
  25. Rodolpho
    Rodolpho says:

    Doutor, bom dia. Primeiramente parabéns pelo seu trabalho e disposição em responder a todos os comentários. Tive 3 episódioa de luxação do ombro e depois da ressonância e tomografia o médico falou que seria necessário uma artroscopia. A minha dúvida está relacionada sobre, se é uma cirurgia relativamente simples não existe a necessidade de transfusão de sangue correto?

    Responder
  26. Ana Maria Garofano
    Ana Maria Garofano says:

    Boa tarde Dr. Jorge
    Fiz uma cirurgia de reparo do manguito e acromioplastia, por uma rotura total do supraespinhal, não traumática. Fazem 60 dias da cirurgia, mas estou sentindo muita dor, principalmente após algum esforço ou após a fisioterapia. No local da cirurgia, sinto que está endurecido e inchado. É normal isso? Será que terei que fazer outra cirurgia?
    Obrigada.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Ana Maria, alguns pacientes que realizam o reparo do manguito rotador sentem bastante dor no pós-operatório e tem dificuldade inicial de ganhar movimentação. Converse com seu médico para entender melhor seu caso e como otimizar sua reabilitação.

      Responder
  27. Danilo Pinheiro da Silva
    Danilo Pinheiro da Silva says:

    Boa noite doutor, fiz uma cirurgia dia 24/10 (ontem) no maléolo lateral onde foi colocado uma platina com seis parafusos..
    Após a cirurgia foi feita uma tala para imobilizar o tornozelo e fui orientado ir ao retorno dia 06/11 onde irei ficar com a tala sem fazer curativo até essa data, enfim, não é perigoso passar 12 dias sem fazer um curativo??

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Danilo, para o pós-operatório destas fraturas, eu utilizo como imobilização o Robofoot que permite retirar para o banho e cuidar do curativo. Entre em contato com seu médico, mas isto é uma prática utilizada por alguns colegas, se dor excessiva ou febre, procure um serviço de urgência.

      Responder
        • Danilo Pinheiro da Silva
          Danilo Pinheiro da Silva says:

          Bom, só para ver se entendi bem, essa prática de ficar com o corte fechado também é usada, e devo procurar atendimento antes da data prevista para retorno apenas se sentir muitas dores e febre, certo??

          Responder
  28. Danilo Ferreira Carrijo
    Danilo Ferreira Carrijo says:

    Boa tarde doutor,
    fiz uma cirurgia para corrigir uma luxação acrômio clavicular nível 5, e coloquei 2 fios de kirschner, faz 3 semanas, o médico já me autorizou retirar a tipoia. Mas estranho, além de eu estar sentindo dor (não insuportável) reparei com um dos fios entrou mais,, cerca de meio centímetro, e sinto o ranger dos osso ( o acrômio com a clavícula ), é normal ou somente paranoia minha ?
    Desde já agradeço seu tempo e sua atenção

    Responder
  29. VIVIANE DAS NEVES
    VIVIANE DAS NEVES says:

    BOA TARDE DOUTOR MINHA FILHA DE 09 ANOS FEZ UMA CIRURGIA NO BRAÇO QUEBROU DOIS OSSOS PERTO DO PUNHO ELA COLOCOU O FIO MAS NO COTOVELO DELA TEM UMA PONTA DE METAL SAINDO PRA FORA ANTES NAO DAVA PARA VER DIREITO MAS AGORA DA PRA VER BEM PARECE QUE ESTA SAINDO O FERRINHO ISSO E NORMAL??????

    Responder
  30. Telismar Aparecido da Silva Júnior
    Telismar Aparecido da Silva Júnior says:

    Doutor, bom dia.
    Fiz cirurgia no 4 e 5 metacarpos, coloquei 1 fio metálico, há 28 dias. Tenho feito curativo diariamente e não há inflamação. Ocorre, que ainda estou com os pontos e a tala (tenho retorno daqui a 09 dias). Minha preocupação é que a cicatrização encobriu o fio metálico e não sei como farão para retirar. Como devo procdder?

    Responder
  31. deyse
    deyse says:

    Boa tarde
    Fiz uma cirurgia no ombro esquerdo ha 10 dias,pois estava c tendao rompido e diversos depositos de calcio.Quase nao sinto dor,estou tomando todos os cuidados necessarios,mas estou com uma queimação na parte interna do braço e torax,onde alem de vermelho esta muito quente e sinto como se estivesse muito pesado.Meu marido,que não é medico diz que e normal,mas nao estou confortavel com isso.Esse mesmo queimor deu logo apos a cirurgia,na sala de recuperação e foi muito forte,tanto que so a morfina que aliviou.O que pode ser?

    Responder
  32. Vanessa
    Vanessa says:

    Bom dia Doutor
    Fraturei o Úmero e a duas semanas fiz uma cirurgia para por placa. Gostaria de saber se é possível que eu machuque o local da fratura enquanto durmo mesmo utilizando tipóia pq quase não sentia dor e passei a sentir nos últimos dois dias e voltou a inchar . Desde já agradeço

    Responder
  33. Edielton
    Edielton says:

    Bom dia Dr. quebrei a clavícula e teve 3 fragmentos, e distância superior a 2cm. Fiz a cirurgia a uma semana, e foi colocado uma placa. Hoje eu senti um certo desconforto e rigidez, isso é normal no processo de recuperação?

    Responder
  34. Hassan
    Hassan says:

    Boa noite doutor ,
    Uma pergunta…, Fiz uma ressonância magnética e constou luxação acromoclavicular grau 4 , e estou com uma pequena deformidade, depois da cirurgia ela volta ao normal ? E esse caroço que cresceu no meu ombro vai sair ?
    Muito obrigado e adorei seu site
    Ótimo trabalho parabéns
    Grato.

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Hassan, muito obrigado pelos elogios. Luxações acromioclaviculares grau 4 são de tratamento cirurgico na maioria dos casos. Um dos objetivos da cirurgia é reduzir, ou seja, colocar a clavícula no lugar com redução da deformidade.
      Att,

      Responder
  35. Bruno
    Bruno says:

    Oi, doutor! Fiz duas cirurgias, uma foi com âncora, mas não deu certo. A segunda com foi com dois parafuso e enxerto. Tenho 4 meses de poós-operatório é normal ele estalar? Quando eu mexo ele o braço, ele estala como fosse sair de novo… não corre o risco dele sair de novo?

    Responder
  36. Mônia
    Mônia says:

    Boa tarde!Meu marido quebrou o pulso (rádio )passou por cirurgia (placa e pinos)há 1 semana. De dia é tranquilo, mas durante a noite ele se queixa de dor no braço e ombro. Faz uso de Lisador. Essas dores são normais ? Obrigada

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Mônia, boa tarde! Pacientes com fratura do rádio distal podem sofrer com lesões no ombro, especialmente as roturas do manguito rotador. Essas lesões comumente não são diagnosticadas na avaliação inicial, pois a dor da fratura é muito maior. O paciente não percebe e não refere a dor no ombro.
      Sugiro uma reavaliação médica.
      Att,

      Responder
  37. Édie nichollas
    Édie nichollas says:

    Doutor, vou operar a clavícula, tive luxação de grau 4, opero dia 17/11, meu trabalho é em escritório, não faço muitos movimentos, poderia continuar a trabalhar a partir de 20/11?

    Responder
  38. Rosimar de souza dias
    Rosimar de souza dias says:

    Dr. Minha filha fez uma cirurgia no cotovelo, colocou dois pinos. O Dr. Responsável disse que ela terá que retirar os pinos. Minha duvida é se tem um prazo para essa retirada, se o fato de demorar prejudica em alguma coisa a volta total dos movimentos. Já que ela ficou com o Braço imobilizado por um mês ela não abre totalmente o braço. Outra dúvida a fisioterapia só pode fazer após a retirada dos pinos?

    Responder
  39. Rodrigo Rezende
    Rodrigo Rezende says:

    Olá Dr. Você já pegou algum caso de um paciente com subluxação esterno clavicular posterior crônica? Estou com essa lesão há dois anos, recomendaram o tratamento conservativo com reforço muscular e fisioterapia mas n obtive melhoras. Gostaria de saber se há possibilidade de correção cirurgica, pois já fazem dois anos que tenho a lesão e desde la, minha clavicula nunca voltou pro lugar e sinto muitas dores(todos os dias).

    Responder
  40. Luiz Claudio
    Luiz Claudio says:

    Bom dia Doutor.

    Fraturei o úmero (diafise) em agosto, tendo que colocar uma placa e 12 pinos.
    Já iniciei o processo de fisioterapia e quero saber se após a liberação médica ,posso voltar a realizar musculação e também voltar a praticar jiu jitsu

    Responder
  41. Thiago Soares
    Thiago Soares says:

    Dr. Fiz uma cirurgia para luxação acrômio-clavicular grau 3/4. Na sexta passada e hoje, terça feira, ainda continuo sentindo uma dor insuportável no local da cirurgia até o braço. Isso é normal?

    Responder
  42. Cleiton farias
    Cleiton farias says:

    Boa tarde Dr.jorge Assunção, fiz uma cirurgia no ombro tá com uma semana hj e foi colocado dois pino , com quantos dias devo retirar os pontos e tenho que usar tipóia por quanto tempo ..?
    Desde já agradeço por sua atenção boa tarde..

    Responder
  43. suzinete
    suzinete says:

    Fraturei três metatarsos e já faz um mês que estou com os fios de kischner, Amanhã será meu retorno com o médico, será que ele ja vai retirar os fios?

    Responder
  44. Thiago Soares
    Thiago Soares says:

    Dr. Fiz uma cirurgia para luxação acrômio-clavicular grau 3/4. Na sexta passada e hoje, terça feira, ainda continuo sentindo uma dor insuportável no local da cirurgia até o braço.

    Já conversei com o médico e após tomar a medicação correta a dor passou depois de 4 dias da cirurgia.

    Agora , uma pergunta: ainda não tirei os pontos e estou usando a tipóia Salvape ( recomendada). Ocorre que quinta agora irá fazer 2 semanas, irei tirar os pontos , mas percebi que ainda existe uma saliência, tipo uma elevacao, como se a cirurgia não tivesse sido capaz de voltar o ombro 100% do que era antes.

    Realmente existe esta possibilidade de ficar uma saliência no lugar da cirurgia ainda , tipo uma pequena elevação? Ou na maioria dos casos a cirurgia da tão certo k vc nem percebe que fez? Tem algum e-mail pra envio de foto ou radiografia?

    Responder
  45. Emanuela
    Emanuela says:

    Boa noite doutor! Fiz uma cirurgia pois rompi o tendao do ombro, fixaram com fio de Kirschner. Notei hoje que o ferro entrou pra dentro da pele. Isso é normal? Ou preciso procurar com urgência o ortopedista

    Responder
  46. Jefferson Tadeu
    Jefferson Tadeu says:

    Olá doutor, minha esposa quebro o punho e fez cirurgia para colocação de fios de kirschner, após 5 dias da cirurgia ela ainda sente muita dor, a dor dura praticamente o dia todo.
    Está tomando Revange de 8/8 horas.
    Gostaria de saber se é normal essa dor exagerada mesmo tantos dias após a cirurgia…
    Grato

    Responder
  47. Thalita Leite
    Thalita Leite says:

    Boa noite dr. sofri um acidente de moto há 4 semanas, fraturei a clavícula direita. Há mais ou menos 2 semanas atrás foi feito um raio x onde o médico constatou que não havia colado ainda, mas que não seria necessário cirurgia. Estou com aquela imobilização em 8, e já sinto pouquíssimas dores, já posso dirigir? Visto que dia 11 retorno minhas atividades no trabalho.

    Desde já agradeço.

    Responder
  48. Manoela
    Manoela says:

    Olá! Fraturei a extremidade distal do rádio e do cúbito e coloquei 2 fios de kirschner dia 02/12. Estou de repouso, tomando os remédios e seguindo todas as orientações do médico. Tenho uma viagem programada para o dia 5 de janeiro, existe a possibilidade de eu tirar os fios até antes disso? Já vão ter se passado quase 5 semanas desde a cirurgia. Obrigada!

    Responder
  49. jeane carvalho
    jeane carvalho says:

    boa tarde Dr,Jorge o meuu filho de 10 anos colocou dois fios no antebraço um esta sequinho mas o outro inflamou estou colocando alcool 70 ,mas continua saindo secreção como posso fazer para melhorar estou muito preocupada ele quebrou o braço no dia 30 de outubro obrigado

    Responder
  50. Irinalda Aparecida Gottara
    Irinalda Aparecida Gottara says:

    Boa noite. Fiz uma cirurgia de retirada de lipoma grande do ombro. Não consigo retorno com o médico, onde eu deveria voltar 1 semana após a cirurgia. Posso ir no pronto socorro após 10 dias de cirurgia pra retirada dos pontos? Consulta com o médico só dia 10 de janeiro. Obrigada

    Responder
  51. Kauê Souza
    Kauê Souza says:

    Olá, fiz cirurgia de luxação acromioclavicular, já foi tirado os pontos e o fio de kirsher, mas notei uma pequena elevação da clavícula, o médico disse que é normal, mas tem haver por eu não ter usado tipóia na recuperação?

    Responder
  52. Maria
    Maria says:

    Olá, posso ingerir bebida alcoólica 4 semanas depois de ter colocado os fios de kirschner no punho? Existe algum atraso na recuperação da fratura se eu beber moderadamente? Por exemplo, uma taça de champagne no réveillon? Obrigada!

    Responder
  53. Juliana Batista
    Juliana Batista says:

    Sofri um acidente as uns 6 meses … Como a dor no ombro era suportável eu não fui ao médico … agora o medico me disse que não tenho mais opções… está certo isso? Tenho acromioclavicular. Sei que demorei ir ao medico e só fui pois não consigo dormir do lado esquerdo, mas realmente não tem mais solução? E se caso seja possível o procedimento cirúrgico… E algo que vá resolver ou “melhorar”?

    Responder
  54. Edilma
    Edilma says:

    Boa Noite, dia 13/12 meu marido fez uma cirurgia no manguito rotador, a retirada dos pontos foi dia 21/12, nesta ocasião o médico recomendou o uso de tipóia somente para dormir pois achou durante a cirurgia que o ombro estava muito travado, também recomendou alguns exercícios (fisioterapia) com uso de régua para soltar um pouco o ombro, porém hoje ao lavar um copo para beber água, sentiu como se um elástico tivesse se rompido em seu ombro, e está sentindo uma sensação estranha, com um pouco de dor conforme movimenta o ombro, coisa que não estava sentindo antes.
    Está com retorno marcado para dia 21/01 pois seu médico está de férias, e não sabemos o que fazer, ele tem medo que o tendão tenha se rompido novamente, ele deve voltar a usar a tipóia, procurar um outro médico e pedir outra ressonância ou espera até o retorno?
    Por favor nos dê uma orientação de como proceder, obrigada.

    Responder
  55. Thaay
    Thaay says:

    Meu filho quebrou o tornozelo dia 02/09/2017 até agora não retirou os fios ( 4 ferros ) e gostaria de saber sr ele pode comer chocolate ?

    Responder
  56. Fernanda
    Fernanda says:

    Dr. Meu filho quebrou o cotovelo e colocou 2 pinos vai tirar amanhã 6 semanas após a cirurgia… Após a retirada é colocado gesso ou imobilizado novamente ou não? ?

    Responder
  57. valcir luques filho
    valcir luques filho says:

    Boa tarde DR.
    Fiz uma artroscopia no ombro direito porque tinha dor após os jogos (jogo tennis a 15 anos, tenho 49 anos), foi retirado um pouco de calcificaçao e abertura de espaço nas articulações, porém após 70 sessões de fisio, mais vitaminas, colágeno e uma infiltração o ombro ainda dói qdo jogo tennis, fiz uma ressonância e deu tendinite, vou voltar no médico dia 24/01/18, o Sr. pode sugerir algum tratamento para que eu possa discutir com meu médico? Obrigado.

    Responder
  58. Vitor Mouta
    Vitor Mouta says:

    Bom dia, fiz uma artroscopia no ombro esquerdo a 80 dias, pois havia episódios de luxação a mais de 10 anos, e havia lesão de bankart, onde foram colocadas âncoras bioabsorviveis, minha recuperação está boa, já recuperei quase todos os movimentos, devido a fisioterapia e hidroterapia, e gostaria de saber se posso fazer musculação, exercícios de bíceps e tríceps sem afastar o cotovelo do corpo. (Enviei a pergunta novamente, pois havia colocado o e-mail errado).

    Responder
  59. Cleide
    Cleide says:

    Boa tarde, doutor. Meu marido quebrou a clavícula e fez uma cirurgia colocando placas e 4 parafusos. A cirurgia aconteceu há 3 dias mas hoje onde estão os pontos, começou a inchar bastante. Isso é normal? Ele pode usar o outro braço para realizar movimentos simples como comer, escovar os dentes, se apoiar para deitar e tudo mais? Ou precisa de repouso absoluto? Obrigada pela atenção.

    Responder
  60. Pryscila Tavares
    Pryscila Tavares says:

    Doutor tive uma fratura de radio e polegar,o cirurgião optou por colocar 4 fios,minha duvida é em quanto tempo estarei apta pra voltar com minha rotina normal?

    Responder
  61. Renata
    Renata says:

    Boa noite, meu irmão de 24 anos teve uma luxação acromioclavicular grau 5 no lado direito, na emergência o médico ortopedista avaliou e disse que o tratamento seria imobilização e depois fisioterapia, uma vez que não se tratava de atleta. Numa consulta em consultório (outro hospital) no dia seguinte um segundo ortopedista ratificou a avaliação do médico plantonista e pediu para que ele retornasse em 1 semana, ao retornar para a reavaliação na mesma clínica foi atendido por um terceiro ortopedista. Como saber que caminho tomar? Procurar mais uma opinião? É possível manter os movimentos totais do ombro num tratamento sem ser cirúrgico? A cirurgia garante a amplitude de movimento ou é mais para a correção da deformidade? E o terceiro indicou cirurgia.

    Responder
  62. Zanete
    Zanete says:

    Boa noite Dr.
    Realizei uma cirurgia aberta do manguito rotador.
    A minha dúvida é no curativo. Após lavar com água e sabão, secar bem e colocar a gaze devo cobrir a gaze com micropore ou apenas colocar em volta para segurar a gaze tipo uma moldura?

    Responder
  63. David oliveira
    David oliveira says:

    Boa noite Dr! Sofri um acidente no dia 09/11/2017, onde quebrou a clavicula e a escapula, sentia muita dor e fui no medico. Ele passou uma tipoia e prescreveu maxsulid 400 mg de 12/12 horas e revange de 8/8 horas, mesmo usando a medicacao ainda sentia muita dor. Posteriormente, fiz a cirurgia para luxação acromio clavicular dia 15/12/2017, onde foi usado 2 pinos e 3 fios de kirchner e continuei usando a tipoia. Os fios de kirchner depois de 30 dias comecaram a inflamar e inchar o ombro. No dia 19/01/2018 sentindo muita dor fui no medico ele falou que o corpo tava rejeitando e tirou os 3 fio de kirchner. Os 2 pinos ele disse que esses não tiravam e mandou eu usar a tipoia maiss 30 dias. Ontem, dia 23/01/2018, fui tirar a tipoia pra vestir a camisa pra ir fazer a fisioterapia do pé que quebrei ele também no acidente. Ao vestir a camisa com muito cuidado pra não mexer o ombro, ele deu um estalo bem alto e começou a doer muito. Eu sinto muita dor e parece que o osso esta solto. O que eu faço?

    Responder
  64. Rogério
    Rogério says:

    Boa tarde Dr. Jorge, tenho 47 anos e pratico esportes com frequência (futebol, tênis, corrida). Sofri uma luxação acromioclavicular grau 5 e passei por cirurgia para colocação de placas e fios há 1 mês. Normalmente em quanto tempo é liberada a prática de atividades físicas? A cicatrização interna demora muito tempo? Tomei medicação por uma semana e como não sentia mais dores constantes o médico disse não ser necessário continuar. Procede essa informação? Obrigado!!

    Responder
  65. Ligia Quistone
    Ligia Quistone says:

    Boa noite, dr Jorge!
    Meu pai teve uma fratura total do osso do rádio a 15 dias, mas como ele tem Alzheimer optou por um tratamento conservador inicialmente, contudo a fratura está instável e movimentando.
    Se ele tiver que fazer a cirurgia e colocação de fio de kirschner seria difícil a recuperação e o tempo de recuperação?

    Responder
  66. Alexsandro
    Alexsandro says:

    Bom dia doutor é que eu fiz uma cirurgia no umero esquerdo e coloquei platina agora após 15 dias depois da cirurgia perto do ponto apareceu uma bolha que estourou e começou a sair secreção isso é normal.

    Responder
  67. Nathalia
    Nathalia says:

    Boa noite! Fiz uma cirurgia a dois dias no tornozelo onde foi colocado alguns pinos, fui liberada ontem mesmo, estou tomando os medicamentos solicitados mas mesmo assim sinto dor é normal? Se sim, geralmente quanto tempo leva pra amenizar a dor?

    Responder
  68. jose silveira
    jose silveira says:

    Bom dia doutor ! Meu filho caiu de um brinquedo , há uma altura de mais ou menos dois metros , ele caiu de costas e creio eu que apoiou as duas mãos ao solo na queda , teve fratura na parte do umero proximo ao cotovelo , fratura completa fechada , conduzimos ao hospital escola daqui , realizou a cirurgia no dia seguinte , colocando dois fios para unir o osso , e ficou mais ou menos um mês com a imobilização , retirou se os fios , a cicatrização ficou perfeita , porém ele sente muita sensibilidade no braço todo e ficou com o dedo indicador meio dobrado , frio e dolorido . O que pode ter acontecido . Ele fez fisioterapia e voltou os movimentos normais do braço , mas ficou esse probleminha . ja tem 4 meses essa cirurgia .

    Responder
  69. LUCAS FERNANDES NUNES
    LUCAS FERNANDES NUNES says:

    Prezado Dr.
    Sofri uma fratura no calcâneo e foi necessário utilizar na cirurgia três fios, já faz um mês e meio que retirei os fios e estou fazendo fisioterapia mas estou com dificuldade de ganhar amplitude nos movimentos do pé e, também, sinto muita dor na planta (base) do pé, quando fico muito tempo sem movimenta-lo, contudo a dor vai embora quando dou uns 10 passos. Também, estou mancando um pouco e sentido dor quando ando em terrenos irregulares, assim, gostaria de saber o que está causando isso e gostaria de saber, se isso é normal no processo de recuperação, também, se vou me recuperar totalmente e se a recuperação é a longo prezo, pois, o médico falou que a cirurgia foi perfeita.

    Obrigado pela atenção.
    LUCAS FERNANDES NUNES

    Responder
  70. Pedro Seppe
    Pedro Seppe says:

    Boa tarde doutor, operei o punho, pois tive uma fratura no radio distal, e me encontro com 3 fios no punho, fui operado dia 08/01. Hoje eu vi que 2 dos 3 fios, entraram pra dentro da pele, e tem sinal de inflamação, meu médico falou que não tem problema, como é feito a retirada do fio neste caso?

    Responder
  71. Henrique Fuques Kardozo
    Henrique Fuques Kardozo says:

    Boa noite Dr. Jorge. Em junho do ano passado operei a clavícula, que havia quebrado em 3 pedaços. Foram colocadas dois “pinos” é um “arame” enrolado neles. Eu deveria ter retirado em setembro, mas acabei perdendo a consulta. De lá pra cá pelo volume de trabalho sempre deixei pra depois. Que complicações isso pode dar?
    Grato pela atenção.

    Responder
  72. Mafalda
    Mafalda says:

    Boa tarde Dr !
    O meu filho foi operado ao cotovelo dia 16 de janeiro de 2018 . Já faz uma razoável flexão e extensão , não na totalidade como é óbvio .
    Hoje ao entrar no carro sem querer bateu com o cotovelo na beira do carro , tendo ficado com um pouco de dor …… (Julgo que será normal ) . Gostaria de me certificar se não é necessário ter qualquer cuidado …..
    Ao mesmo tempo pergunto , é normal com cerca de 4 semanas após a cirurgia , ao tocar no cotovelo sentir um pouco de dor( tipo no osso )??????
    Qual o período de recuperação de uma cirurgia ao cotovelo , considerando que todos os procedimentos (fisioterapia ) está a ser feita de uma forma metódica e sistemática ….
    O médico advertiu que só deveria introduzir carga lá para Março , até lá , apenas movimentar o cotovelo várias vezes mas praticamente sem grandes pesos.
    Ele colocou fios de kirschner e uma coisa tipo um “alfinete” é assim que consigo explicar (como se vê em muitas imagens radiologicas )
    Outra questão , os fios de kirschner nesta zona do corpo segundo o médico só se retirarão em caso de desconforto .
    Mas ao fim de quanto tempo no caso de ser para tirar se tirarão ?????
    Mas mesmo que não causem desconforto , existe algum problema em vir a tirá-los ???
    Última pergunta , quanto tempo demoram os osso a “consolidarem “isto é , ficarem ” bem colados ”

    Grata pela atenção
    Cumprimentos
    Mafalda

    Responder
  73. Cleverson Signori
    Cleverson Signori says:

    Bom dia Dr, fiz a cirurgia de acrômio clavicular grau 5 fazem exatamente 10 dias, ainda não retirei os pontos.
    Mas minha pergunta é a seguinte, após a retirada do parafuso,que será daqui umas 5 semanas e meia, quanto tempo pra mim poder voltar a praticar esportes em alto nível ( Sou atleta profissional de futsal)?
    E existe algumas técnicas para acelerar o processo de cicatrização?

    Responder
  74. Alexandre
    Alexandre says:

    Boa tarde, fui obrigado a fazer uma cirurgia pois tive um acidente onde seccionei os tendões e o nervo mediano na totalidade, foi um corte limpo com um vidro e a cirugia correu bem. Isto é recente cerca de 15 dias, ainda tenho gesso para não movimentar o pulso por causa dos tendões. Uma semana após a cirurgia de urgência comecei a sentir bastante mais dores e bastante formigueiro, dormência e aquecimento ao movimentar os dedos. Penso que tudo isso seja normal, apenas estou preocupado pelo facto de não ter sensibilidade, ou seja não sinto o toque, água, quente ou frio, cortes, isso em metade do dedo anelar, médio, indicador e polegar! Pelo que me disse a cirurgiã isso tb é normal quando há uma situação dessas. A minha pergunta será, quando poderei vir sentir melhoras nesse sentido? Há um prazo para “normal” para que eu volte a ter sensibilidade?

    Obrigado.

    Responder
  75. Beatriz Guimaraes
    Beatriz Guimaraes says:

    Boa noite, Dr!
    Cai a 2 anos atrás e já estou na 4ª cirurgia de cotovelo. Quebrei os 3 ossos. Na 1ª cirurgia o médico jogou ossos fora e colocou 11 pinos, 2 placas e 1 fio de Kirchner. Na 2ª 6 meses depois , tirou tudo pois estavam sendo rejeitados e eu tive infecção, abriu os pontos e eu tive que fazer câmara Hiperbarica para fechar . 1 ano depois colocou mais 2 pinos que novamente foram rejeitados. Mudei de médico e esse mês fiz a 4ª cirurgia, onde o médico trocou praticamente meu cotovelo com banco de ossos, pois faltavam ossos e completou com 10 parafusos e 1 placa.
    Minha pergunta é:
    1ª Há risco de rejeição do osso, já q já tive na 2ª cirurgia infecção e rejeição de materiais da 1ª e na 3ª?
    Hoje faz 12 dias e minha cicatriz está seca, mas quente.
    Outra pergunta; posso usar os choquinho como analgesia já que adquiri artrose nesse meio tempo ? Não vai fazer os pinos saírem ?
    Aguardo respostas
    Obrigada Beatriz

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Beatriz, seu caso é bastante complexo infelizmente. O risco de infeção pós-operatória existe e principalmente no seu caso que já teve uma. Fique alerta quantos os sinais de infecção e converse com o seu médico se houver qualquer problema.

      Responder
  76. Igor Silva
    Igor Silva says:

    Boa tarde Dr Jorge, eu fiz uma cirurgia de luxação do acrônimo clavícula á 37 dias, vou tirar o fio kirschenner amanhã e um dos dois fio está rodando isso é normal?

    Responder

Deixe um comentário

Faça sua pergunta!
Tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *