Orientações Pós-operatórias

orientacoes-pos-operatorias

Esclareço que estas informações são para uso dos meus pacientes. Entre em contato com seu médico para obter suas orientações.

Medicação

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor, utilize somente os remédios orientados na ocasião da alta.

Alimentação

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo

Permaneça com o curativo até 48 hs após a cirurgia. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

curativo

Tipoia

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas. Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir. A tipoia pode ser retirada somente para o banho (e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa). Em certas situações, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo, mas isso vai depender de qual cirurgia foi realizada.

Tipóia tipo Velpeau

Tipoia tipo Velpeau

Tipoia para reparo do manguito rotador

Tipoia para reparo do manguito rotador

Pontos

Os pontos serão retirados entre 7 a 14 dias após o procedimento cirúrgico;

Atividades gerais

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático. O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

Qualquer dúvida entre em contato comigo ou com as secretárias do consultório.

16 respostas
  1. Murilo Silveira
    Murilo Silveira says:

    Doutor Bom dia..
    Fiz uma cirurgia fazem 30 dias tive uma luxação acromioclavicular e no prazo de 5 semanas o médico me disse que vai retirar uma âncora que eu coloquei pra cicatrizar e soldar o osso..
    Queria saber se este prazo de 5 semanas e o suficiente para cicatrização..?.
    E se após eu retirar o ferro o doutor acha que já estou liberado para dirigir?.

    Se poder responder eu agradeço…

    No aguardo.
    Att.Murilo Silveira

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Murilo,
      Não entendi a sua pergunta! Para tratamento da luxação acromioclavicular, alguns cirurgiões utilizam âncoras, mas elas não são removidas posteriormente. O que você deve estar falando é sobre um fio de aço (fio de kirschner) que deve ter sido utilizado no seu caso e este sim deve ser retirado em torno de 6 semanas. Entretanto, converse com seu médico para obter os próximos passos de sua reabilitação. Eu normalmente não utilizo estas 2 técnicas, prefiro realizar a redução e fixação da articulação acromioclavicular com endobutton ou fios de alta resistência. Boa recuperação.

      Responder
  2. Renato
    Renato says:

    Olá bom dia tive uma lesão acromioclavicular grau 4 mas não gostaria de fazer cirurgia tenho vida pacata e não faço esforços físicos. Não sinto nenhum tipo de dor. Gostaria de saber se posso ficar como está mesmo fazendo repouso com tipoia e posteriormente fisioterapia ou é extremamente necessário cirurgia? Qual os danos para o futuro? Grato pela atenção

    Responder
  3. Meyrelle
    Meyrelle says:

    Boa Noite !
    Tem duas semanas que meu marido fez uma cirurgia no Ombro e colocou um fio De kirschner Gostaria de saber se depois eles são retirados? Ao tomar banho pode deixar cair água direto do Chuveiro Ou não?

    Responder
  4. Guilherme
    Guilherme says:

    boa noite !!!
    Quebrei o punho no lado direito e foram colocados 2 fios de kirschner, já fazem 15 dias que fiz a cirurgia e não aguento mais ficar com o braço imobilizado, preciso voltar a dirigir e a escrever já que as coisas da universidade estão acumulando. Gostaria de saber se independente da minha recuperação são necessários os 45 dias pós cirurgia para retirar os fios ? Se depois que retirá-los tenho chance de já voltar com a rotina normalmente? E se o pulso vai ficar mais fraco, com tendencia de quebrar mais facilmente na pratica de esportes por exemplo ? Obrigado pela atenção !!

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Guilherme, bom dia! Não retire a imobilização sem a orientação de seu médico e os fios de kirschner são retirados geralmente após 6 semanas. Vc terá um longa recuperação. Entre em contato com seu médico para maiores informações.

      Responder
  5. Alessandra
    Alessandra says:

    Ola Dr, fiz uma cirurgia no olecrano , em junho no dia 29/06 colocados fios de kischiner, porem realmente o medico pediu retorno apos 6 semanas, percebi q meu braço afinou, a minha duvida e assim q retirar os fios ja comecarei com a fisioterapia? E poderei voltar trabalhar normalmente ja q nao aguento mais ficar em casa .

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Nas fraturas do olecrano, a fixação com fios de kirschner e fios de aço chama-se banda de tensão e normalmente não são retiradas. São retiradas apenas se causam desconforto ao paciente e no tratamento cirúrgico das fraturas do cotovelo preconiza-se a movimentação precoce para evitar a rigidez. Converse com seu médico ou consulte um especialista de ombro e cotovelo. Suas dúvidas não podem ser respondidas sem uma avaliação clínica.

      Responder
  6. JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA
    JOSE JEAN AIRES DE OLIVEIRA says:

    Boa tarde Dr.tudo bem?

    Por favor só confirmar o seu site de Fortalecimento do Ombro Rotador após cirurgia.
    Em Outubro nos veremos se Deus quiser,pois o sr.vai solicitar um nova Ressonância Magnética para ver a situação do meu ombro,após quase dois anos de cirurgia.
    Obrigado pela atenção!!
    Abraços!!

    Responder
  7. Ana Cristina
    Ana Cristina says:

    Olá dr, fiz uma cirurgia de fratura diafisaria de úmero, já estou na 5 semana do pós operatório, estou tirando a tipoia aos poucos, mais não consigo a extensão do cotovelo,, é normal??

    Responder
    • Dr. Jorge Assunção
      Dr. Jorge Assunção says:

      Ana Cristina,
      Bom dia! Após 5 semanas de imobilização é esperada alguma limitação na movimentação do cotovelo. Converse com o seu médico, provavelmente vc precisará iniciar um programa de reabilitação para ganho da amplitude de movimento do cotovelo e ombro.

      Responder

Deixe um comentário

Faça sua pergunta!
Tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *