,

Cirurgia do ombro e cotovelo

Anestesia

As cirurgias do ombro são realizadas com anestesia geral. Devido a localização da articulação e posicionamento do paciente durante a cirurgia, não é possível realizar os procedimentos com anestesia local.

Na anestesia geral, é realizada a intubação endotraqueal, ou seja, é passado um tubo pela traqueia do paciente, que é conectado ao respirador. Por esse motivo, pode ocorrer pigarro e rouquidão após uma anestesia geral.

Na maioria das vezes, associa-se um outro tipo de anestesia, o bloqueio do plexo braquial. Esta modalidade de anestesia tem a função de controlar a dor no pós-operatório, e é realizada através de um agulhamento no pescoço. Após o bloqueio, é normal ficar com os movimentos e sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.

As cirurgias do cotovelo podem em algumas situações ser realizadas somente com bloqueio e sedação (uma anestesia mais fraca), sem a necessidade da anestesia geral.

anestesia-1

Próteses ou Artroplastia

A cirurgia de colocação de próteses ou artroplastia é uma cirurgia indicada para pacientes com degeneração da superfície cartilaginosa de uma articulação (artrose). Deve ser realizada quando falharam todos métodos de tratamento não-cirúrgico.

Pode também ser indicada em casos de fraturas graves em pacientes idosos, principalmente quando não se acredita na viabilidade óssea do paciente por osteoporose ou lesão vascular óssea.

A prótese substitui a articulação do paciente, através de compo

A indicação de prótese deve obedecer critérios específicos e ser realizada por um profissional habilitado, preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.

Artroplastia do ombro

A prótese ou artroplastia do ombro é a cirurgia que apresenta os melhores resultados para a artrose grave e seus resultados melhoraram muito na última década, principalmente pelo avanço tecnológico dos implantes, pelo maior conhecimento da anatomia e função do ombro e pela melhora da técnica cirúrgica.
Existem diferentes tipos de artroplastias. A resurfacing e a artroplastia parcial envolvem a substituição apenas do úmero, sem colocação de um implante na glenoide. São indicadas em pacientes mais jovens e com artrose acometendo somente o úmero ou para fraturas graves em idosos. A artroplastia total é indicada na maioria dos casos de artrose, e nessa cirurgia são colocados implantes nas duas partes da articulação. Em casos onde haja lesão irreparável do manguito associada a lesão da articulação glenoumeral a prótese reversa pode ser indicada. Mesmo com moderadas taxas de complicação, a prótese reversa do ombro pode ser a única saída nessa situação.

proteses

A) Prótese tipo resurfacing B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro

Hoje é possível o paciente obter uma movimentação funcional do ombro sem dor através desse tratamento. No entanto, a cirurgia apresenta um moderado índice de complicações e não deve ser realizada em qualquer situação.

A) Prótese tipo resurfacing B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro

A) Prótese tipo resurfacing B)Prótese total do ombro C) Prótese reversa do ombro

Artroplastia do cotovelo

A cirurgia de prótese para o cotovelo pode ser realizada em pacientes com artrose grave ou fraturas do cotovelo onde a reconstrução e fixação óssea não é possível. A idade e atividade do paciente são  fatores restritivos por influenciarem na vida útil da prótese.

Em geral deve ser realizada em pacientes com mais de 65 anos devido à duração da prótese, entretanto a prótese do cotovelo pode também ser indicada mais precocemente em situações específicas.

Prótese do cotovelo

Prótese do cotovelo

Artroscopia

Grande parte das lesões do ombro e cotovelo são tratadas com a técnica cirúrgica minimamente invasiva chamada de artroscopia.

A artroscopia permite que o cirurgião faça reparos de lesões nos tendões, nos ligamentos e até mesmo na cartilagem em várias articulações.

Através de uma câmera colocada na articulação e utilizando os instrumentos descartáveis (cânulas, lâminas de shaver, radiofrequência, bomba de infusão) é possível visualizar e reparar grande parte das lesões existentes, proporcionando menor tempo de internação e de recuperação do paciente.

Há casos onde o tratamento cirúrgico artroscópico não é indicado, como fraturas e próteses.

Quando o tratamento cirúrgico for indicado, seja artroscópico ou aberto, procure esclarecer todas as suas dúvidas com o seu médico.

Artroscopia do ombro

A cirurgia artroscópica do ombro é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação.

A cirurgia por artroscopia causa menor dano muscular por manter íntegro o músculo deltoide e cicatrizes mais estéticas.

A cirurgia artroscópica consegue ainda atingir várias regiões do ombro e tratar lesões em diferentes localizações concomitantemente, coisa que não seria possível na cirurgia aberta pelo mesmo corte. Por essa razão também é uma cirurgia mais completa e que tem potencial de tratar mais lesões ao mesmo tempo.

Outra vantagem é a magnificação da ótica que podem tornar lesões pequenas mais visíveis.

Artroscopia ombro

Com os atuais avanços já é possível realizar quase todos os procedimentos conhecidos, como reparo de lesões do manguito rotador, tratamento de lesões tipo SLAP, luxações do ombro, entre outras. Mesmo reintervenções podem ser feitas por artroscopia, esse é apenas um método cirúrgico que pode ser usado em quase todas as circunstâncias.

Veja alguns vídeos exemplificando os procedimentos mais comuns:

Reparo da lesão SLAP

Tratamento cirúrgico da luxação do ombro

Reparo da lesão do manguito rotador

Acromioplastia

 

Artroscopia do cotovelo

Poucos cirurgiões de ombro e cotovelo estão habituados a esta modalidade de cirurgia. Entretanto, cada vez mais a artroscopia do cotovelo vem sendo utilizada no tratamento da rigidez, epicondilite lateral e lesões ligamentares.

A cirurgia artroscópica consegue ainda atingir várias regiões do cotovelo e lesões concomitantemente, coisa que não seria possível na cirurgia aberta pelo mesmo corte. Por essa razão também é uma cirurgia mais completa e que tem potencial de tratar mais lesões ao mesmo tempo. A cirurgia artroscópica do cotovelo é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação.

Artroscopia do Cotovelo

16 respostas
    • Dr. Jorge Assunção says:

      Uma fratura da diáfise do úmero ou úmero proximal em pacientes idosos podem ser tratadas de modo não cirúrgico. Quando realizada a cirurgia, geralmente a anaestesia é geral. Mas cada médico tem suas preferência em relação ao modo de tratamento e a anestesia.

      Responder
  1. Gabriel says:

    Fraturei a porção média da clavícula em um acidente de bicicleta a pouco mais de um ano e meio. Tendo (acredito eu), consolidado a omoplata no lugar correto. Gostaria de saber qual o custo aproximado da cirurgia com parafuso único bem como a da com placa e pinos.

    Responder
  2. Carlos says:

    Dr. Jorge boa tarde!
    Gostaria de saber o valor aproximado de uma cirurgia para corrigir uma rotura completa de ligamento do cotovelo já corretamente diagnosticado com exame de US. com leve retrção?
    Agradeço antecipadamente.

    Responder
  3. Amauri says:

    Caro Dr. Jorge, porque a maioria dos atletas que sofrem fratura de clavícula tratam cirurgicamente, ja que pelo que entendi a maioria das lesões poderiam ser tratadas clinicamente?

    Responder
  4. Fabio Andrade says:

    Boa noite;
    A prótese indicada para artroplastia parcial tem em média quanto tempo de vida útil? Tenho 39 anos e possuo artrose gleno umeral. E poderei praticar esportes? Obviamente de maneira moderada. (futebolzinho com os amigos, voltarei a jogar?) Obrigado.

    Responder
  5. EDVALDO says:

    Dr. Jorge, Tive uma fratura/ruptura TOTAL do meu peitoral maior. Isso já faz mais de 8 anos. Ainda é possível fazer um cirurgia utilizando enxertos na tentativa da reconstrução peitora?
    Abraços TFA

    Responder
  6. Myleide says:

    Meu pai rompeu tendões em uma queda e no atendimento não foi verificado a situação. Passou anos tomando medicação e hoje, por sentir dores mais fortes, os médico pediram ressonância. Foi concluído que só uma prótese poderia ajudar. Nesse caso, como o problema é nos tendões a atroplastia total é que é a indicação?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *