Bursite do cotovelo
A bursa é um tecido que existe em diversas articulações, como o cotovelo, ombro, joelho e quadril. Ela recobre os tendões e as superfícies ósseas. Tem como funções facilitar e proteger o deslizamento dos tendões. Ocasionalmente a bursa pode ficar inflamada, causando dor e aumento de volume na articulação acometida, conhecida como bursite. A bursa na região do cotovelo fica sobre o olécrano (região da ulna próxima ao cotovelo), por este motivo, recebe o nome de bursite olecraniana.
Quais são os sintomas da bursite do cotovelo?
Os principais sintomas são aumento de volume na região posterior (atrás) do cotovelo, que pode estar acompanhado de vermelhidão e aumento da temperatura local. Geralmente a movimentação do cotovelo não é prejudicada. Na fase aguda, o paciente pode ter dor. Ela pode regredir espontaneamente ou ficar crônica.
Quais são as causas da bursite do cotovelo?
A bursa pode ficar inflamada devido a um traumatismo local, como quedas sobre o cotovelo. Outra causa comum é o microtraumatismo de repetição, pelo paciente ficar apoiado sobre o cotovelo em mesas ou cadeiras. Causas menos frequentes são doenças reumatológicas e a gota.
Na gota, normalmente a bursa aumenta de volume pelo acúmulo de cristais de ácido úrico, ocasionando um aumento de volume da bursa e diferentemente das outras causas no qual a bursa tem a consistência de uma bexiga cheia de água, ela fica endurecida e tem o nome de tofo gotoso.
Outra causa é uma infecção, isto é, um processo inflamatório ocasionado por uma bactéria. Infecções nessa região podem ser graves e levar a sequelas. Na presença de um quadro compatível com a bursite, procure um médico para afastar a possibilidade de infecção, especialmente se você tiver febre associada.
Como é o tratamento?
Na fase aguda, compressas de gelo sobre o cotovelo, por 20 minutos, a cada 4 horas, ajuda a reduzir a dor e o inchaço. Podem ser utilizadas medicações antiinflamatórias. Evitar apoiar sobre o cotovelo é uma medida fundamental. Em muitos casos, a bursite regride espontaneamente.
Nos casos crônicos ou se houver suspeita de infecção, o médico pode realizar uma punção para esvaziar o liquido presente na bursa.
Nos casos onde há alguma doença associada, como reumatismo ou gota, é importante o tratamento da mesma.
A cirurgia está indicada nos casos crônicos sem melhora com medicamentos ou punção de alívio, naqueles com infecção associada ou para resseção de tofo gotoso.
Se puder sempre faça uma consulta com um profissional qualificado, melhor ainda se for um Médico Ortopedista Especialista em Cotovelo.