O que é necessário para ser um especialista de cotovelo?
Para um médico ser considerado especialista em cotovelo normalmente são necessários 10 anos de formação além da experiência adquirida.
Um especialista de cotovelo tem um longo caminho de aprendizado que se inicia com a graduação em medicina (6 anos), segue com a residência médica em Ortopedia e Traumatologia (3 anos) e após 9 anos, ainda é necessário mais 1 ano de especialização.
Após essa formação, o médico pode requerer sua admissão na Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), sendo assim considerado um especialista de cotovelo caso seja aprovado.
Portanto, são 10 anos de formação para merecer o título de especialista muito embora quantos mais anos de atividade, maior a experiência e capacidade do profissional.
Dr. Jorge Assunção Especialista em Cotovelo
O Dr. Jorge Assunção é médico ortopedista especialista de cotovelo formado e especializado na Universidade de São Paulo (USP) e em constante atualização, atuando em diversas linhas de pesquisa e autor de dezenas artigo científicos na área do ombro e cotovelo.
Realizou residência médica em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) e realizou Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.
Atualmente Dr. Jorge atende consultas em seus consultórios no Itaim Bibi e Jardins na Cidade de São Paulo, SP. Cirurgias são realizadas nos hospitais: Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz, São Luiz, São Camilo, Hospital das Clínicas e Hospital Nove de Julho.
A Dor no Cotovelo
O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço. O cotovelo tem a função de movimentar e posicionar a mão no espaço. Sua amplitude de movimento é essencial para a maioria das atividades diárias. É formado por três ossos, o úmero, o rádio e a ulna.
Muitos músculos e tendões atravessam esta articulação, podendo sofrer lesões e serem responsáveis pela dor e dificuldade de movimentação desta articulação.
O cotovelo é a articulação responsável por 5 a 10% das fraturas no adulto e o local mais frequente de fraturas nas crianças.
A fratura do cotovelo mais comum nos adultos é a fratura da cabeça do rádio, mas outras fraturas como a fratura do olécrano e da região distal do úmero são frequentemente encontradas.
Entretanto, muitas lesões são muito mais complexas do que parecem, pois encontramos lesões ligamentares do cotovelo juntamente com as fraturas. A lesões ligamentares mais comuns são do completo ligamentar lateral ou medial do cotovelo.
O médico especialista de cotovelo está apto a tratar estas lesões em conjunto, que muitas vezes são negligenciadas.
No tratamento das lesões traumáticas do cotovelo, geralmente o especialista em cotovelo buscam uma reabilitação/fisioterapia o mais breve possível. O intuito é evitar a mais temida complicação destas lesões, a rigidez.
A dor no cotovelo corresponde a 5% dos atendimentos médicos e as causas mais comuns são a epicondilite lateral, a epidcondilite medial e a tendinite do bíceps. As opções de tratamento para estas doenças são muitas e não há consenso na literatura médica, qual seria o melhor tratamento ou o mais efetivo. Por isso, o médico especialista em cotovelo deve discutir com o paciente as opções e deve buscar de forma personalizada a melhor forma para cada um.
A dor no cotovelo é muito frequente e pode ser extremamente incapacitante, dificultando atividades habituais da nossa vida diária como vestir-se, tomar banho, fazer a higiene pessoal e até comer.
Em alguns casos ela pode começar como uma dor leve e muitas vezes adiamos a ida ao médico até que se torne crônica, mas lembre-se: quanto antes a dor for diagnosticada e tratada, antes será curada e maiores as chances de uma reabilitação completa.
Consultório Itaim Bibi
- Tel: (11) 3071-0189
Consultório Jardins
- Al. Franca, 267 – Cj.52 – São Paulo – SP
- Tel:(11) 3262-1169
- Celular e Whatsapp: (11) 93800-7157
Horário de atendimento e agendamento de consultas: 8:00 às 18:00 (segunda à sexta-feira)
Contato WhatsApp
- Dúvidas, agendamento de consultas: (11) 97686-5853
- Horário: 6:00 às 23:00 (todos os dias)