A infiltração no ombro é um dos procedimentos mais utilizados pelos especialistas de ombro e cotovelo. Possui eficácia e resultado consistente no tratamento de dor no ombro em múltiplas doenças relacionadas, entretanto, ainda é vista com medo e múltiplas dúvidas por muitos pacientes. Vamos ajudar a responder e desmistificar muitos dos questionamentos.
A infiltração é o ato de aplicar um medicamento através de uma injeção diretamente na articulação, no músculo ou tendão.
Quando aplicamos diretamente o medicamento podemos usar uma dose muito menor do medicamento e ainda aumentamos muito seu efeito no local, evitando efeitos colaterais em órgãos distantes.
As infiltrações no ombro podem ser indicadas para tratar diversas doenças como:
Para algumas doenças, a infiltração pode ser a primeira opção de tratamento e para outras pode ser a última. Converse com o seu médico, sobre todas as opções de tratamento para a sua doença.
Os medicamentos mais utilizados para infiltração são:
No Brasil, outras substâncias como PRP, células mesenquimais ou células-tronco ainda são utilizadas apenas de modo experimental e científico. Estas substâncias estão sendo estudadas na tentativa de uma melhor cicatrização e recuperação das estruturas das articulações.
Alguns tipos de infiltração podem ser feitas no consultório com anestesia local, e algumas precisam ser feitas no hospital sob sedação. O ombro é uma articulação profunda com muitos músculos ao redor. As infiltrações dentro da articulação, podem ser feitas no hospital com menor desconforto para os pacientes. Por sua vez, as infiltrações para tendinite, muitas vezes, podem ser feitas no consultório.
Os materiais necessários são uma seringa e agulha, que serão escolhidos dependendo da doença a ser tratada. Todos estéreis e usados somente uma vez. A injeção deve ser feita sob condições de limpeza absoluta e assepsia local. A lavagem das mãos, a desinfecção da pele rigorosa e todo equipamento são essenciais.
O Colega John Gilmore filmou o processo de aplicação da infiltração realizada em seu consultorio, confira no vídeo.
O tempo do efeito de uma infiltração depende do medicamento e da dose utilizada pelo médico. A doença do paciente também interfere na durabilidade da infiltração.
Importante salientar que após uma infiltração, a dor no ombro pode piorar transitoriamente 24 a 48 hs após o procedimento.
Mas de forma geral como complicações deste procedimento, temos citar as infecções, as alterações cutâneas ou na pele e as reações alérgicas. Entretanto estas complicações são muito raras, mas lembre-se: se tiver qualquer reação avise imaediatamente seu médico.
Devemos evitar infiltrações de repetição, especialmente sobre os tendões. A infiltração pode levar a um enfraquecimento do tendão e consequentemente a uma rotura tendínea.
A infiltração no ombro não engorda. Este mito foi criado pela utilização de corticóides na maioria das infiltrações. Mas cabe ressaltar, que nas infiltrações utilizamos corticóides em doses baixas e com efeito praticamente apenas no local.
As contraindicações mais comuns para se realizar uma infiltração são:
Apesar de não serem contraindicações ao procedimento, avise seu médico se você for diabético ou usar algum tipo de anticoagulante.
Após o procedimento, o ideal é não fazer esforços com articulação infiltrada por 48 hs. Terminando este período normalmente são liberados os exercícios da fisioterapia e as atividades normais do dia a dia. Mas normalmente a articulação infiltrada habitualmente não precisa ficar imobilizada.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…