A fratura de clavícula ou clavícula quebrada é uma lesão bastante comum, especialmente entre as crianças e os jovens. Ocorre por quedas sobre o ombro ou pancadas diretas sobre a clavícula. A fratura de clavícula é frequente em quedas de moto, no ciclismo ou quedas da própria altura em outros esportes.
O tratamento pode ser clínico com uso de tipóia ou cirúrgico, as características da fratura e o nível de atividade do paciente determinam o melhor tratamento para cada caso.
A clavícula é osso que conecta o membro superior ao tórax. É facilmente palpável na região superior do tronco e tem formato em S.
A clavícula é osso que conecta o membro superior ao tórax
A clavícula tem duas articulações, uma com o esterno, formando a articulação esternoclavicular. E outra com o acrômio, formando a articulação acromioclavicular.
Nós ortopedistas, dividimos didadicamente a clavícula em 3 terços e a maioria das fraturas ocorrem no terço médio.
Anatomia da Clavícula
Os pacientes com fratura da clavícula possuem entre os principais sintomas:
Radiografia simples é o método mais recomendado para confirmar a fratura da clavícula, finalizando o diagnóstico.
Radiografia de fratura da clavícula
A fratura da clavícula são as mais frequentes na infância e por isso é sempre importante atentar aos sintomas. O tratamento depende da idade da criança mas de maneira geral:
Nos adultos, o tratamento deve ser individualizado levando em conta a presença de outras fraturas, desvio dos fragmentos e nível de atividade do paciente.
Em 85% dos casos, as fraturas da clavícula ocorrem no seu terço médio.
A maioria das fraturas da clavícula no seu terço médio podem ser tratadas sem cirurgia com uso de tipoia por 1 mês.
Tratamento com tipóia para fratura na clavícula
Alguns ortopedistas preferem a imobilização em 8, mas a literatura médica não mostra resultados superiores no uso desta imobilização e são mais desconfortáveis.
Para as fraturas do terço médio da clavícula, as indicações de cirurgia são:
As fraturas do terço lateral e medial da clavícula habitualmente são tratadas sem cirurgia, entretanto, a fratura da clavícula lateral com lesão ligamentar associada podem ser tratada com cirurgia.
Na maioria das fraturas, o objetivo é fixar os fragmentos ósseos e estabilizá-los de modo a permitir uma movimentação e reabilitação precoce.
Existem diversos métodos para fixar a fratura na clavícula:
O método mais utilizado atualmente é a fixação com placas pré-moldadas para esse tipo de fratura. Estas placas possuem características mecânicas que apresentam maior resistência e promovem maior estabilidade.
Cirurgia fratura na clavícula
Os pacientes com fraturas de clavícula ficam imobilizados com tipóia por 1 mês em média. Posteriormente é iniciada a fisioterapia para a fratura de clavícula.
Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar.
Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Alguns pacientes podem ter um tempo de recuperação maior por dificuldade de consolidação da fratura, também conhecido como retardo de consolidação. O Retardo de consolidação ocorre quando há um atraso no tempo para que ocorra uma consolidação ou uma “fratura colar”.
Pseudoartrose é o nome que se dá quando este atraso é muito grande e muito provavelmente a consolidação não vai ocorrer.
Fraturas da clavícula com mais de 6 meses de evolução e sem sinais de consolidação podem estar em pseudoartrose.
Existem diversas causas para o retardo de consolidação, dentre elas as principais são:
As pseudoartroses geralmente precisam de tratamento cirúrgico com:
Nesses casos é importante procurar a ajuda de um médico ortopedista especialista em ombro.
A clavícula é osso que conecta o tronco com o membro superior. Articula-se com o esterno na articulação esternoclavicular e com a escapula na articulação acromioclavicular. É facilmente palpável na região superior do tronco e tem formato em S.
A fratura da clavícula pode demora em torno de 2 a 4 meses para consolidar completamente. Os pacientes devem usar uma tipoia por 30 a 40 dias. Com 2 a 4 meses, a maioria dos pacientes está executando normalmente as atividades do dia a dia, entretanto esforços mais intensos são liberados apenas após 6 meses da fratura.
Os pacientes com fratura da clavícula possuem entre os principais sintomas: dor na região do ombro; edema na região da clavícula; equimose; crepitação ou sensação de estalidos no local; Dificuldade para elevar o ombro. Radiografia simples é o método mais recomendado para confirmar a fratura da clavícula, finalizando o diagnóstico.
Primeira medida é procurar um médico ortopedista. Ele vai avaliar e determinar qual o melhor tratamento para seu caso.
A maioria das fraturas da clavícula no seu terço médio podem ser tratadas sem cirurgia com uso de tipoia por 1 mês. Alguns ortopedistas preferem a imobilização em 8, mas a literatura médica não mostra resultados superiores no uso desta imobilização e são mais desconfortáveis.
Na maioria das fraturas assim como essa, o objetivo é fixar os fragmentos ósseos e estabilizá-los de modo a permitir uma movimentação e reabilitação precoce. Existem diversos métodos para fixar a fratura na clavícula: Placas e parafusos; Hastes intramedulares; Fixador externo (raramente empregado). O método mais utilizado atualmente é a fixação com placas pré-moldadas para esse tipo de fratura. Estas placas possuem características mecânicas que apresentam maior resistência e promovem maior estabilidade.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…
Visualizar comentários
Fraturei minha clavícula, o médico disse que só trincou,hoje faz um mês, quanto tempo vou demorar para movimentar meu braço normalmente? Abraço.
Samuel,
Fraturas da clavícula sem desvio precisam ficar imobilizadas por 1 mês aproximadamente. A fratura apresentando sinais de consolidação iniciamos o tratamento fisioterápico para restabelecer a movimentação do ombro. Em torno de 60 dias após a fratura, normalmente os pacientes estão com a movimentação normal do ombro. Mas sugiro você consultar seu médico ou um especialista de ombro e cotovelo. Ele juntamente com o fisioterapeuta programarão o melhor tratamento para cada fase da reabilitação
A disposição
Como que eu vou sabe q a minha e menos d 2cm?vem algo escrito no raio x?
Eliene, pode vir escrito no laudo do RX ou o médico tem que medir.
Dr Jorge fraturei a clavícula a 3 meses dia 5 vai fazer.Ficou um osso em cima do outro...mas o medico disse q n e cirugico,sinto dores nas costas quando fico muito em pé ,no pescoço....mas encaminhou para fisioterapeuta ela acha q não esta colisão.....demora quanto tempo para cola?
Eliene, uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar.
Att,
Dr. Jorge, uma fratura no terço médio da clavícula com desvio de ~2cm se consolidará corretamente com o tratamento conservador? Sei que o Sr. não está apto para fazer diagnóstico sobre meu caso, nem é isto o que peço. Apenas gostaria de saber se é melhor buscar outro profissional para tratar de minha lesão ou estou me preocupando à toa; temo que a fratura não se consolide da maneira desejada e eu possa ter problemas no futuro.
Santos, as fraturas da clavícula com desvio de até 2 cm podem geralmente ser tratadas não-cirurgicamente. Entretanto, durante a avaliação radiográfica da fratura, nós temos que observar o encurtamento da clavícula, o número de fragmentos, bem como o contato entre estes fragmentos da fratura. A idade do paciente, profissão, atividade esportiva e tabagismo devem ser considerados também na indicação do melhor tratamento para a fratura da clavícula. Portanto, busque uma reavaliação com um médico especialista em ombro e cotovelo, para definir qual o melhor tratamento para seu caso. Boa recuperação!
Obrigado pelo conselho, Dr. Jorge. Marquei uma consulta com o médico especialista que esclareceu minhas dúvidas e me deixou muito mais tranquilo. Agradeço novamente por sua resposta e aproveito para agradecer ao Sr. por fornecer este espaço para troca de informações.
Muito obrigado pelo agradecimento. Estou á disposição. Boa recuperação
Dr. Jorge, sofri um acidente de moto 6 meses atrás (Janeiro, 2016) e fraturei a clavícula. Não fiz cirurgia. Queria saber se com esse tempo já posso voltar a executar exercícios normalmente como treinar na academia, pedalar e etc...
A resposta não é muito simples, depende da consolidação da fratura e da recuperação da força muscular e movimentação do ombro.Entretanto, após 6 meses da fratura da clavícula, normalmente liberamos os pacientes para atividades esportivas. Mas, siga as orientações do seu médico ou procure um especialista de ombro e cotovelo para maiores orientações.
Dr Quebrei clavícula a 60 Dias e não tirei tipoia ainda médico disse que pra ficar mas 15 dias pra ver se já dá pra tira após 1 mês de fisioterapia quanto tempo pra volta a trabalha ?
Diogo, boa tarde! Estranho este tempo de uso da tipoia. Consulte um médico especializado em ombro e cotovelo.
Olá Dr. Jorge Assunção, gostaria de saber sua opinião frente a um caso de fratura no terço médio da clavícula com desvio menor que 2 cm, visto que o paciente tem vinte e seis anos de idade, professor de educação física e pratica musculação. Nesse caso o senhor recomendaria o procedimento cirúrgico?
Franklin,
Fraturas com desvio menor que 2 cm geralmente são de tratamento não cirúrgico. Mas outras características da fratura como encurtamento e a presença de cominuição (3 ou mais fragmentos) pode alterar o plano de tratamento. As caracteristicas do paciente como idade e nível de atividade também são relevantes. É muito díficil dar uma recomendação sem avaliar pessoalmente o paciente e sua imagem radiográfica. Recomendo que o paciente discuta com seu médico as alternativas de tratamento ou consulte um especilista de ombro e cotovelo certificado pela SBCOC.
Bom dia Dr. Jorge.
Quebrei minha clavícula relativamente leve e estou com a imobilização em oito a 3 semanas. Fui no médico (SUS) hoje para ver se ele autorizava a tirar essa imobilização e deixar eu usar uma tipoia para eu poder voltar a trabalhar, porem ele falou pra ficar mais 1 a 2 semanas com esta imobilização em oito. Gostaria de saber se pode ter algum problema em eu tirar antes do tempo, mas tendo a consciência de não fazer esforço algum no braço afetado? Pois não sinto dor no braço e vejo em vários casos que uma simples tipoia já é o suficiente para a recuperação.
Aguardo resposta.
Obrigado.
Marcos, boa tarde! Vários estudos demonstram que a tipóia e a imobilização em 8 tem resultados semelhantes no tratamento das fraturas da clavícula. Procure uma segunda opinião com um especialista de ombro. Att,
Entendi. Obrigado pela atenção.
Quebrei a minha clavícula a uma semana próximo ao ombro , estou usando a órtese em 8 , só ela já ajudará na consolidação da fratura ?
Samuel,
As fraturas da clavícula podem ser imobilizadas com órtese em 8 ou com tipóia, a escolha depende da preferência do médico ortopedista.Espero ter ajudado.
Boa noite dr.
Fraturei a clavícula faz 30 dias e a aproximadamente há 15 dias realizei uma cirurgia com placa e parafusos, já não sinto dor alguma e consigo movimentar o braço normalmente. Minha dúvida é se existe a possibilidade de ser liberado para o trabalho com 30 dias após a cirurgia, isto é , se com 30 dias depois da cirurgia já é possível o osso ter cicatrizado? Trabalho com motocicleta.
Desde já fico grato pela ajuda doutor.
Laerte, bom dia!
Com 30 dias de pós-operatório habitualmente retiramos a tipóa do paciente. Sua fratura pode ou não estar consolidada totalmente, somente no retorno o seu médico poderá liberar para o uso da moto.
Att
Bom dia.
Tenho uma fratura de clavícula e preciso operar urgente e tenho plano bradesco perfil sp e moro em taubate sp .
Tenho todos rx onde cai de bike em uma competição domingo passado. Preciso de cirurgia urgente.
Tem como me operar urgente por favor. Não aguento as dores.
Obrigado
Tiago,
Boa noite! Podemos sim fazer sua cirugia, entre contato no nosso consultório para agendar uma avaliação.
Att,
Bom dia, Dr Jorge! Eu fraturei a clavícula no dia 27/07 em um capotamento de carro. eu fiquei presa e curiosos tiraram me antes do socorro chegar. Fui socorrida no hospital e lá não havia ortopedia, então o clínico mandou fazer uma imobilizacão em 8. Fiquei um mês assim e posteriormente tirei a imobilização. O osso estava muito afastado, então um ortopedista colocou um gesso e fiquei 22 dias e nada de consolidação. Posteriormente o médico imobilizou novamente agora em 8 e diz que eu tenho que ficar mais um mês e não posso levantar os braços. Eu sinto muita dor, isso não seria caso cirúrgico?
Regina, boa noite! A sua fratura da clavícula tem um retardo de consolidação. Oriento vc procurar um ortopedista especialista de ombro, o seu caso pode ser cirúrgico.
Att,
No dia 11/12/16 cai de moto e fraturei a clavícula no terço médio em fratura cominutivas, foi feito procedimento cirúrgico e colocado uma placa.
Com cinco meses voltei ao trabalho e até então não sentia nada de anormal a não ser um certo incômodo por causa da placa e por é uma leve dor, recuperei a mobilidade e a força do braço sem fisioterapia.
Trabalho em um laticínio onde antes de fazer a cirurgia trabalhava mais dentro do laboratório e computador.
Hoje realizo trabalhos fora do laboratório, tais como subir em caminhões para coleta, carregamento e descarga de leite, trabalho que exige certo esforço físico.
Nós últimos 25, 30 dias estou notando que a placa e o osso estão se distanciando e sentindo um pouco de dor, foi feito RX e o laudo do exame fala o seguinte.
Controle de fratura no 1/3 médio da clavícula, alinhada fixada por placa e parafusos e não consolidada.
Tenho prótese bilateral de quadril, e todas as duas cirurgias foram extremamente bem recuperadas e sem nenhum transtorno!!
Qual motivo dessa não consolidação?
Obs: um ano e quatro meses sem fumar antes da cirurgia, depois da mesma fumei até início de agosto e parei de novo.
Obrigado pela atenção!!
Ranulfo, o tabagismo é uma das causas de não consolidação. Mas outros fatores também devem ter colaborado que são impossíveis de avaliar sem examinar você e ver as radiografias. Marque uma consulta com seu médico ou com um especialista de ombro e cotovelo.