A fratura de clavícula ou clavícula quebrada é uma lesão bastante comum, especialmente entre as crianças e os jovens. Ocorre por quedas sobre o ombro ou pancadas diretas sobre a clavícula. A fratura de clavícula é frequente em quedas de moto, no ciclismo ou quedas da própria altura em outros esportes.
O tratamento pode ser clínico com uso de tipóia ou cirúrgico, as características da fratura e o nível de atividade do paciente determinam o melhor tratamento para cada caso.
A clavícula é osso que conecta o membro superior ao tórax. É facilmente palpável na região superior do tronco e tem formato em S.
A clavícula é osso que conecta o membro superior ao tórax
A clavícula tem duas articulações, uma com o esterno, formando a articulação esternoclavicular. E outra com o acrômio, formando a articulação acromioclavicular.
Nós ortopedistas, dividimos didadicamente a clavícula em 3 terços e a maioria das fraturas ocorrem no terço médio.
Anatomia da Clavícula
Os pacientes com fratura da clavícula possuem entre os principais sintomas:
Radiografia simples é o método mais recomendado para confirmar a fratura da clavícula, finalizando o diagnóstico.
Radiografia de fratura da clavícula
A fratura da clavícula são as mais frequentes na infância e por isso é sempre importante atentar aos sintomas. O tratamento depende da idade da criança mas de maneira geral:
Nos adultos, o tratamento deve ser individualizado levando em conta a presença de outras fraturas, desvio dos fragmentos e nível de atividade do paciente.
Em 85% dos casos, as fraturas da clavícula ocorrem no seu terço médio.
A maioria das fraturas da clavícula no seu terço médio podem ser tratadas sem cirurgia com uso de tipoia por 1 mês.
Tratamento com tipóia para fratura na clavícula
Alguns ortopedistas preferem a imobilização em 8, mas a literatura médica não mostra resultados superiores no uso desta imobilização e são mais desconfortáveis.
Para as fraturas do terço médio da clavícula, as indicações de cirurgia são:
As fraturas do terço lateral e medial da clavícula habitualmente são tratadas sem cirurgia, entretanto, a fratura da clavícula lateral com lesão ligamentar associada podem ser tratada com cirurgia.
Na maioria das fraturas, o objetivo é fixar os fragmentos ósseos e estabilizá-los de modo a permitir uma movimentação e reabilitação precoce.
Existem diversos métodos para fixar a fratura na clavícula:
O método mais utilizado atualmente é a fixação com placas pré-moldadas para esse tipo de fratura. Estas placas possuem características mecânicas que apresentam maior resistência e promovem maior estabilidade.
Cirurgia fratura na clavícula
Os pacientes com fraturas de clavícula ficam imobilizados com tipóia por 1 mês em média. Posteriormente é iniciada a fisioterapia para a fratura de clavícula.
Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar.
Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Alguns pacientes podem ter um tempo de recuperação maior por dificuldade de consolidação da fratura, também conhecido como retardo de consolidação. O Retardo de consolidação ocorre quando há um atraso no tempo para que ocorra uma consolidação ou uma “fratura colar”.
Pseudoartrose é o nome que se dá quando este atraso é muito grande e muito provavelmente a consolidação não vai ocorrer.
Fraturas da clavícula com mais de 6 meses de evolução e sem sinais de consolidação podem estar em pseudoartrose.
Existem diversas causas para o retardo de consolidação, dentre elas as principais são:
As pseudoartroses geralmente precisam de tratamento cirúrgico com:
Nesses casos é importante procurar a ajuda de um médico ortopedista especialista em ombro.
A clavícula é osso que conecta o tronco com o membro superior. Articula-se com o esterno na articulação esternoclavicular e com a escapula na articulação acromioclavicular. É facilmente palpável na região superior do tronco e tem formato em S.
A fratura da clavícula pode demora em torno de 2 a 4 meses para consolidar completamente. Os pacientes devem usar uma tipoia por 30 a 40 dias. Com 2 a 4 meses, a maioria dos pacientes está executando normalmente as atividades do dia a dia, entretanto esforços mais intensos são liberados apenas após 6 meses da fratura.
Os pacientes com fratura da clavícula possuem entre os principais sintomas: dor na região do ombro; edema na região da clavícula; equimose; crepitação ou sensação de estalidos no local; Dificuldade para elevar o ombro. Radiografia simples é o método mais recomendado para confirmar a fratura da clavícula, finalizando o diagnóstico.
Primeira medida é procurar um médico ortopedista. Ele vai avaliar e determinar qual o melhor tratamento para seu caso.
A maioria das fraturas da clavícula no seu terço médio podem ser tratadas sem cirurgia com uso de tipoia por 1 mês. Alguns ortopedistas preferem a imobilização em 8, mas a literatura médica não mostra resultados superiores no uso desta imobilização e são mais desconfortáveis.
Na maioria das fraturas assim como essa, o objetivo é fixar os fragmentos ósseos e estabilizá-los de modo a permitir uma movimentação e reabilitação precoce. Existem diversos métodos para fixar a fratura na clavícula: Placas e parafusos; Hastes intramedulares; Fixador externo (raramente empregado). O método mais utilizado atualmente é a fixação com placas pré-moldadas para esse tipo de fratura. Estas placas possuem características mecânicas que apresentam maior resistência e promovem maior estabilidade.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…
Visualizar comentários
Bom dia
A 29 dias fiz uma cirurgia de Clavícula fratura cominutiva e desalinhada do terço médio, só que dias depois comecei sentir uma dormência com formigamento e ardor no meu polegar e base do polegar que não para, arde e foi ao mesmo tempo que não consigo nem passar a mão sobre o local. E o local onde foi feito a incisão ainda continua dormente e sem sensibilidade. Queria saber se é normal e se vai voltar ao normal.
Marcos, boa tarde! Diminuição da sensibilidade ao redor da cicatriz da cirurgia para fratura da clavícula é uma queixa muito comum e em geral melhora com o tempo. Entretanto, a queixa de dormência no polegar, não é comum. Entre em contato com o seu médico.
Boa noite. Quebrei a clavicula no dia 12 de janeiro, no 1° raio x mostrava que tinha quebrado, porém parecia apenas estar trincada pois estava no lugar. Fiz um raio x ontem dia 28 de fevereiro e o osso está quase todo fora do lugar esta seguro apenas em uma pontinha. O medico disse q eu o devo esta usando o mobilizador em 8 da maneira errada porem só tiro pra tomar banho. O imobilizador causou uma ferida muito dolorosa entre minha axila e ombro que é quase insuportavel aguentar pois esta na carne viva ,mesmo assim o medico disse pra mim usar pq pode levar até 6 meses pro osso consolidar e voltar pro lugar. Eu sinto uma dor cansada que vai do meu braço ao meu cotovelo isso é normal? Nesse caso o indicado seria conservar com o 8 mesmo e descartar uma cirurgia? Estou desesperada pois sinto dor devido o 8. O osso volta mesmo para o lugar sem cirurgia? Desde ja obrigada!
Thuane, sugiro que vc faça essas ponderações ao médico que está te atendendo ou procure uma segunda opinião.
O encurtamento de uma clavícula o medico avalia e no primeiro raio x?
Thaysa, bom dia! Avaliamos o encurtamento pelas radiografias.
Fratura minha clavícula direita há três meses. Na última consulta o médico afirmou que está havendo um retardo na consolidação e a causa seria porque a fratura se deu sobre um calo ósseo formado em fratura de 8 anos atrás. Continuo sentido dores, porém não houve indicação de cirurgia. O que faço Doutor?
Lucineide, boa tarde! Procure um especialista de ombro e cotovelo.
Doutor meu filho de 2 anos sofreu uma fratura na clavícula em uma queda e a recomendação médica foi não imobilizar e disse q a dor limitaria ele, fiquei assustada com o diagnóstico e comprei uma tipóia q melhorou muito a dor mas ele só usou dois dias e não coloquei mais, faz 4 dias da fratura e ele já movimenta o braço com movimentos leves e até briga disputando brinquedo com o irmão. Será necessário colocar a tipóia de volta? Obrigada
Isabelle, boa tarde! Converse com o médico do seu filho. Mas nas fraturas de clavícula das crianças muito pequenas não utilizamos imobilização.
Att,
Doutor, fraturei a minha clavícula a 1 semana. Estou usando tipoia normal. Não sinto dor alguma, mexo o braço normalmente. Por quanto tempo ainda tenho que usar a tipoia? Mesmo sem dores posso dormir sem a tipoia? Lógico que dormindo de barriga para cima.
Fernando, boa tarde! Para as fraturas da clavícula é preconizado em torno de 1 mês de imobilização. Não retire a tipoia antes da orientação médica.
Att,
Dr boa noite.
Minha bb quebrou a clavícula ela tem 6 meses, e não foi colocado nada nela pra tratamento , recomendou apenas não deixa ela fazer movimentos.
Tá correto isso?
Como privar um bb de 6 meses a não fazer nenhum movimentos.?
Vanderson, é dificil imobilizar e evitar movimentos em uma criança de 6 meses. Geralmente as fraturas da clavícula nesta idade consolidam rapidamente e sem sequelas.
Att
Olá Dr. Jorge, minha mãe passou por um erro médico, ela precisava fazer a cirurgia de clavicula no entanto não foi feito no momento do acidente, agora ja se passaram 10 anos e ela ainda tem problemas na clavicula e foi até aposentada, depois desse tempo todo ainda é viável realizar cirurgia? Ela sofre muito por não poder trabalhar, desenvolveu uma depressao gravissima, nenhum remedio mais está resolvendo.
Fabiana, para saber se é possivel são necessários uma avaliação clinica e exames de imagem. Procure um ortopedista especialista de ombro.
Bom dia Dr. Jorge.
Fiz uma cirurgia na clavícula dia 06/03/2018, onde foi colocado dois fios de aço, um ao lado do outro, no retorno que foi dia 03/04 , o médico tirou um que estava folgado, dai tudo bem, estava fazendo fisioterapia parecia que nem estava cirurgiado , mas do nada minha cirurgia inflamou, e passou a doer muito, além de não movimentar o braço como antes , por não morar na mesma cidade onde fiz a cirurgia, fui a um clínico geral e ele falou que estava infeccionado, mesmo assim falou que é por conta do ferro e o meu corpo reagiu por ser um corpo extranho, me receitou antibióticos e analgésicos, pode ser uma coisa grave Dr. Jorge? dia 24/04 será meu retorno.
Porém estou com medo pois estava correndo tudo bem, pode realmente surgir essas infecções por conta do fio de aço, devo esperar até o dia retorno seguindo assim a medicamentos passado pelo clínico geral?.
Atenciosamente Jaílson.
Jaílson, bom dia! Sugiro que vc entre em contato com o seu médico.
Boa tarde Dr, fiz uma cirurgia de clavícula, coloquei uma placa e 9 parafusos,já tenho 60 dias de operado, não sinto mais dor e já faço todos os movimentos, agora tirei uma radiografia e foi constatado que um dos parafusos subiu um pouco, o que pode acontecer nesse caso, eu tenho que fazer outra cirurgia ou não tem problemas ??
Alex, bom dia! Muito dificil de dar qualquer opinião sem uma avaliação da imagem e de seu ombro...