Muitos pacientes com dor no ombro por tendinite do manguito rotador, lesão SLAP, tendinite do bíceps ou lesão do manguito rotador possuem contratura do músculo peitoral menor e da cápsula posterior do ombro, portanto, o alongamento destas estruturas do ombro são importantes no tratamento destas lesões.
O músculo peitoral menor encurtado puxa a escápula para baixo, diminuindo o espaço por onde passam os tendões supraespinal e infraespinal do manguito rotador. Com isto temos um aumento do atrito entre os tendões do manguito rotador e o acrômio podendo levar a dor e inflamação destes tendões e da bursa subacromial.
Portanto, o alongamento do músculo peitoral menor é muito importante na reabilitação dos pacientes com dor no ombro.
Existem diversos alongamento para o músculo peitoral menor que vão lhe auxiliar no tratamento de alguma situação no ombro. Provavelmente a primeira opção por sua facilitade é o alongamento do peitoral menor na parede. Atente para manter o braço em um ângulo de 90 graus com o corpo como no vídeo abaixo.
O alongamento na quina pode ser uma boa opção mas atenção redobrada, por estar fazendo ambos os lados ao mesmo tempo talvez vc não se atente aos detalhes. Por isso a versão unilateral acima é recomendada a menos que você tenha uma excelente percepção corporal.
Variações e outras opções podem lhe auxiliar mas em todos os casos evite excessos e sempre atente ao movimento correto. Se puder inicie com ajuda de um fisioterapeuta para supervisionar e lhe ensinar a técnica correta.
O alongamento sumo é um pouco mais coplexo e exige técnica mais apurada, tenta iniciar com auxilio de um profissional qualificado.
O alongamento do peitoral inferior no rolinho é uma excelente opção, até porque alonga e ao mesmo tempo pode ajudar no relaxamento.
Outra alteração muito comum nos pacientes com dor no ombro é a contratura da cápsula posterior do ombro. Esta alteração leva a uma limitação de um movimento específico do ombro, chamado de rotação interna.
Após certo período, o ombro com restrição da rotação interna passa a funcionar de modo alterado e sua rotação não ocorre mais no centro da articulação. Isto ocasiona um tensionamento excessivo de um tendão que tem origem no lábio da glenóide, chamado “cabeça longa do bíceps”. Esta é a origem ou causa das lesões SLAP ou lesões do lábio superior da glenóide.
O Slepper stretch é um ótimo alongamento que você pode fazer deitado de lado auxiliando um braço com o outro, veja como fazer no vídeo.
O cross arm strech nada mais é do que o alongamento do braço cruzado na frente do próprio corpo. No vídeo abaixo você pode observar como fazer, só atente para não levantar muito o braço, acima da linha do ombro.
Outra opção excelente é o alongamento encolhido no colchonete. Atente para deixar as palmas da mão inicialmente para baixo e depois para cima, e se quiser trabalhar com fortalecimento você só precisa elevar um pouco os braços como no vídeo abaixo.
O alongamento no estilo tríceps francês é simples e pode ser executado para auxiliar no alongamento do ombro e do tríceps também. Exite excessos como apoiar na parede para conseguir mais peso e maior extensão.
Não podemos esquecer que no tratamento das doenças do ombro deve ser realizado o alongamento do músculo trapézio – porção superior e da musculatura cervical.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…