Orientações Pós-operatórias

Orientações pós-operatórias para uso dos meus pacientes. Entre em contato com seu médico para obter suas orientações personalizadas. 

Medicação

Mantenha o uso das medicações usadas habitualmente. Para dor no ombro ou dores em geral, utilize somente os remédios orientados na ocasião da alta.

Alimentação

Você pode se alimentar como de costume, sem restrições decorrentes da cirurgia.

Curativo

Permaneça com o curativo até 48 hs após a cirurgia. Após a retirada do curativo, a área deve ser lavada com água e sabonete durante o banho, e seca após com uma toalha limpa. A cicatriz não deve ser exposta ao sol.

Tipoia

A tipoia deve ser mantida pelo tempo recomendado na ocasião da alta. Este tempo, para a maioria dos procedimentos, fica entre 4 e 6 semanas.

Você deve permanecer com ela durante todo o dia, inclusive para dormir.

A tipoia pode ser retirada somente para o banho (e então substituída por outro apoio para o braço, como uma faixa).

Em certas situações, você será orientado para retirá-la algumas vezes ao dia e realizar movimentos com o ombro ou com o cotovelo, mas isso vai depender de qual cirurgia foi realizada.

Tipoia tipo Velpeau

Tipoia para reparo do manguito rotador

Pontos

Os pontos serão retirados entre 7 a 14 dias após o procedimento cirúrgico;

Atividades gerais

Você não deve dirigir enquanto estiver com a tipóia, mesmo que o carro tenha câmbio automático.

O tempo para voltar a dirigir varia conforme o caso, mas costuma ser em torno de 45 dias para a maioria dos pacientes.

Evite dormir sobre o ombro operado.

Qualquer dúvida entre em contato comigo ou com as secretárias do consultório.

Dr. Jorge Assunção

Dr. Jorge Assunção é Especialista em Ombro e Cotovelo, Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo no IOT-HCFMUSP. Atua e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, incluindo os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e 9 de Julho.

Visualizar comentários

  • Doutor Bom dia..
    Fiz uma cirurgia fazem 30 dias tive uma luxação acromioclavicular e no prazo de 5 semanas o médico me disse que vai retirar uma âncora que eu coloquei pra cicatrizar e soldar o osso..
    Queria saber se este prazo de 5 semanas e o suficiente para cicatrização..?.
    E se após eu retirar o ferro o doutor acha que já estou liberado para dirigir?.

    Se poder responder eu agradeço...

    No aguardo.
    Att.Murilo Silveira

    • Murilo,
      Não entendi a sua pergunta! Para tratamento da luxação acromioclavicular, alguns cirurgiões utilizam âncoras, mas elas não são removidas posteriormente. O que você deve estar falando é sobre um fio de aço (fio de kirschner) que deve ter sido utilizado no seu caso e este sim deve ser retirado em torno de 6 semanas. Entretanto, converse com seu médico para obter os próximos passos de sua reabilitação. Eu normalmente não utilizo estas 2 técnicas, prefiro realizar a redução e fixação da articulação acromioclavicular com endobutton ou fios de alta resistência. Boa recuperação.

      • Dr os fio de aço do meu ombro tão mole saindo sozinho já dou com 37 dia que foi feita cirurgia e normal isso

          • Doutor fiz uma cirurgia no antebraço já tem 1 mês e 15 dia quando posso volta a pilota moto e tem algum risco eu pilota agora obgd

      • Doutor fiz uma cirurgia no meu segundo metacarpo e voltei ao trabalho e agora sinto dores isso é normal!

      • Doutor! A 20 anos atrás coloquei fio de Kirschner, agora estou sentindo dores no punho! Pode ficar todo esse tempo com o fio de Kirschner? Obrigado

    • Oi doutor bom dia eu fisso uma sirugia de um limpoma levou 3 pontos os medico me deu 2 dias de atestado para trabalhar eu fisso dia 20 de junho ja posso trabalhar normal

      • João, entre em contato com o seu cirurgião para vc ver quando pode retornar ao trabalho.

    • Olá, fiz easa mesma cirurgia e coloquei 2 fios de Kirchner. Hoje faz 10 dias da cirurgia e acordei com muita dor e latejamento que até então não sentia. Estou desconfiada que um deles pode ter se movido pouca coisa, isso é normal? Não estou conseguindo nem ao mesmo mexer o braço.

  • Olá bom dia tive uma lesão acromioclavicular grau 4 mas não gostaria de fazer cirurgia tenho vida pacata e não faço esforços físicos. Não sinto nenhum tipo de dor. Gostaria de saber se posso ficar como está mesmo fazendo repouso com tipoia e posteriormente fisioterapia ou é extremamente necessário cirurgia? Qual os danos para o futuro? Grato pela atenção

    • Renato, as luxações acromioclaviculares grau IV agudas, isto é, com menos de 6 semanas, são de tratamento cirúrgico preferencialmente. Lesões crônicas com mais de 6 semanas se forem pouco sintomáticas e em individuos sedentários podem ser tratadas sem cirurgia. Mas consulte um especialista de ombro e cotovelo para definir melhor seu plano de tratamento.

      • Boa noite. Fiz um cirurgia do ombro para luxação acromioclavicular grau 4...fiz dia 19/10/2017...reparei que com 5 dias apenas um dos 2 fios de kirschner colocados saiu da posição uns 2cm para fora.....isso é normal? Estou muito preocupado...

    • BOA NOITE DR. JORGE, FIZ UMA CIRURGIA PARA LUXAÇÃO ACROMIOCLAVICULAR NO DIA 13 NOVEMBRO , GOSTARIA DE SABER, SE EU POSSO AO MENOS ASESSORAR OS SERVIÇO,TENHO UMA MARCENARIA. O FUNCIONARIO CORTA AS PEÇAS E EU MONTO, SEM MEXER O BRAÇO AFETADO, COM A MAIOR OCUPAÇÃO DO FUNCIONARIO. MEU MEDICO DEU 120 DIAS, PRECISO AO MENOS AJUDAR! ATT JEFERSON

      • Jeferson,
        Boa noite! Vc deve usar a tipóia. Converse com o seu médico, antes de fazer qualquer coisa.

  • olá, depois que for feita a retirada de curativo não precisa mais cobrir com gaze ou outra cobertura?

    • Leonardo, minha preferência pessoal é deixar a cicatriz descoberta, se a cicatriz estiver seca. Mas pergunte ao seu médico.

  • Boa Noite !
    Tem duas semanas que meu marido fez uma cirurgia no Ombro e colocou um fio De kirschner Gostaria de saber se depois eles são retirados? Ao tomar banho pode deixar cair água direto do Chuveiro Ou não?

    • Meyrelle,
      Geralmente os fios de kirschner são retirados. Quanto aos cuidados do curativo, acho adequado vocês entrarem em contato com o cirurgião, cada médico tem suas preferências pessoais.

  • boa noite !!!
    Quebrei o punho no lado direito e foram colocados 2 fios de kirschner, já fazem 15 dias que fiz a cirurgia e não aguento mais ficar com o braço imobilizado, preciso voltar a dirigir e a escrever já que as coisas da universidade estão acumulando. Gostaria de saber se independente da minha recuperação são necessários os 45 dias pós cirurgia para retirar os fios ? Se depois que retirá-los tenho chance de já voltar com a rotina normalmente? E se o pulso vai ficar mais fraco, com tendencia de quebrar mais facilmente na pratica de esportes por exemplo ? Obrigado pela atenção !!

    • Guilherme, bom dia! Não retire a imobilização sem a orientação de seu médico e os fios de kirschner são retirados geralmente após 6 semanas. Vc terá um longa recuperação. Entre em contato com seu médico para maiores informações.

      • Bom dia eu fiz uma cirurgia no antebraço e coloquei dois fios de
        KirscHner
        Um que sai no pulso e outro no cotovelo é normal o fio do pulso inflamar ? E aonde foi o corte tem uma elevação diferente do meu outro braço é normal também ou não?

  • Ola Dr, fiz uma cirurgia no olecrano , em junho no dia 29/06 colocados fios de kischiner, porem realmente o medico pediu retorno apos 6 semanas, percebi q meu braço afinou, a minha duvida e assim q retirar os fios ja comecarei com a fisioterapia? E poderei voltar trabalhar normalmente ja q nao aguento mais ficar em casa .

    • Nas fraturas do olecrano, a fixação com fios de kirschner e fios de aço chama-se banda de tensão e normalmente não são retiradas. São retiradas apenas se causam desconforto ao paciente e no tratamento cirúrgico das fraturas do cotovelo preconiza-se a movimentação precoce para evitar a rigidez. Converse com seu médico ou consulte um especialista de ombro e cotovelo. Suas dúvidas não podem ser respondidas sem uma avaliação clínica.

  • Boa tarde Dr.tudo bem?

    Por favor só confirmar o seu site de Fortalecimento do Ombro Rotador após cirurgia.
    Em Outubro nos veremos se Deus quiser,pois o sr.vai solicitar um nova Ressonância Magnética para ver a situação do meu ombro,após quase dois anos de cirurgia.
    Obrigado pela atenção!!
    Abraços!!

  • Olá dr, fiz uma cirurgia de fratura diafisaria de úmero, já estou na 5 semana do pós operatório, estou tirando a tipoia aos poucos, mais não consigo a extensão do cotovelo,, é normal??

    • Ana Cristina,
      Bom dia! Após 5 semanas de imobilização é esperada alguma limitação na movimentação do cotovelo. Converse com o seu médico, provavelmente vc precisará iniciar um programa de reabilitação para ganho da amplitude de movimento do cotovelo e ombro.

  • Fiz uma cirurgia para tendão do manguito rotador. Hoje estou completando 30 dias, porém ainda sinto dor no local e não consigo levantar o braço. Estou fazendo fisioterapia porém o meu médico solicitou 90 dias de afastamento do trabalho. o INSS me deu 2 meses sinto que ainda não estarei recuperada até lá. A minha dúvida por quando tempo o correto da recuperação? Grata

    • Janaina, boa tarde! Com 30 dias do tratamento cirúrgico para o manguito rotador, os pacientes ainda sentem algum desconforto e deveriam estar usando a tipóia. Eu não permito nesta fase que o paciente realize esforços para elevar o braço. Converse com o seu médico, vc pode estar fazendo algo de errado no pós-operatório.

  • Ola Dr., Eu fiz uma cirugia do ombro para luxação acrômio clavicular há 8 dias. Quanto tempo vou usar a tipoia? e quantos dias de fisioterapia? Queria saber se vou poder praticar esportes novamente?

    • Regina, boa tarde!
      Eu recomendo meus pacientes usarem a tipoia por 6 semanas após a cirugia para luxação acromioclavicular. Muitos pacientes voltam para sua atividade esportiva normalmente, mas recomendo o retorno 4 a 6 meses após o tratamento cirúrgico.

1 2 3 18
Compartilhar
Publicado por
Dr. Jorge Assunção
Tags: dor no ombro

Posts recentes

Lesão SLAP Ombro – O que é , Causas, Sintomas e Tratamentos

A Lesão SLAP  é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…

novembro 29, 2019

Lesões mais comuns no Ombro de quem pratica Natação

A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…

novembro 15, 2019

Principais Lesões de Ombro e Cotovelo no Ciclismo

O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…

novembro 14, 2019

Avaliação tomográfica das lesões de Hill–Sachs: existe uma correlação entre diferentes métodos de medição?

Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…

novembro 11, 2019

Acupuntura funciona para a capsulite adesiva?

Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…

novembro 11, 2019

O que provoca a capsulite adesiva?

O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…

outubro 17, 2019