Lesões associadas ao esporte

Como evitar lesões no ombro na prática da musculação

A atividade física, especialmente os exercícios de musculação, tem apresentado grande crescimento no número de praticantes nos últimos anos. Entre os anos 2006 e 2014 houve um aumento de 50% no número de pessoas que praticam musculação no Brasil, totalizando aproximadamente 7 milhões de praticantes. Consequentemente, também vemos um grande aumento de lesões no ombro decorrentes dessa prática.

Quarenta por cento das lesões do aparelho musculoesquelético são nos ombros e tenho recebido cada dia mais pacientes com relatos de dor no ombro devido a musculação.

Quarenta por cento das lesões do aparelho musculoesquelético são nos ombros

Se sentir dores no ombro, principalmente crônicas, procure um médico ortopedista especialista em ombro, mas como a prevenção é o melhor remédio vamos a algumas dicas para evitar que essas lesões ocorram.

Como podemos prevenir lesões no ombro durante a musculação?

Existem diversas maneiras de evitar uma lesão no ombro, desde um correto aquecimento até parar quando sentir algum desconforto, confira nossa lista:

  1. Antes de iniciar qualquer atividade física faça uma avaliação com seu médico para verificar se você está apto, principalmente se já teve problemas anteriores.
  2. Confie em seu professor. Um profissional de educação física orientará de forma adequada como iniciar os exercícios de musculação (frequência, intensidade, tipos de exercícios) e como progredi-los gradualmente, além de supervisionar movimentos e garantir que está executando a técnica adequada.
  3. O alongamento e o aquecimento são fundamentais antes de iniciar, inclusive o aquecimento específico do ombro. Em outras palavras, nunca inicie uma série de elevação lateral com peso de treino, faça 2 ou 3 séries com carga baixa para aquecer a musculatura do ombro e ativar corretamente a circulação.
  4. Se você apresentar qualquer dor ou desconforto no ombro, pare o exercício. Informe seu preparador físico e consulte um especialista de ombro. Ele saberá avaliar seu problema, diagnosticá-lo e tratar adequadamente. Lesões iniciais podem ser tratadas de forma simples com gelo e fisioterapia por exemplo, evitando uma cirurgia.

faça 2 ou 3 séries com carga baixa para aquecer a musculatura do ombro e ativar corretamente a circulação

Quais exercícios para prevenir lesões no ombro?

Existem exercícios que podem ajudar no tratamento e principalmente na prevenção de lesões do ombro em praticantes de musculação, são eles:

Alongamento dos músculos peitorais e da cápsula posterior do ombro

Alongamento dos músculos peitorais e da cápsula posterior do ombro (Internal Rotation Behind-the-Back Stretch, Cross Arm – Horizontal Adduction, Chest Stretch in Doorway, Internal Rotation in Abduction).

Alongamentos para o músculo peitoral menor

corner stretch para alongar os músculos peitorais

Fortalecimento de estruturas relacionadas

O Fortalecometo dos rotadores externos e internos do ombro (manguito rotador) é uma das melhores opções opções e atualmente vemos muitos profissionais do esporte indicando esses exercícios de maneira regular.

Fortalecimento dos rotadores externos

Fortalecimento do músculos romboides, serrátil anterior e trapézio também é muito importante. Isto pode ser feito com remada baixa e também com a Remada alta.

Remada baixa

Quais exercícios de musculação devem ser evitados?

Alguns exercícios devem ser evitados em pessoas com dor nos ombros:

Peck-deck

Evite o Peck-deck para evitar lesões

 

Shoulder press

Evite o Shpulder Press para evitar lesões

Tríceps francês

Evite o Tríceps Francês para evitar lesões

Supino Fly

Ao realizar Supino, Fly ou outro exercício de fortalecimento para o músculo peitoral, utilizar uma pegada mais fechada. Ao descer o peso ou barra, não realize o movimento de hiperextensão dos ombros. Portanto, desça o braço até que ele fique alinhado com o tronco – não desça a barra até encostar no tórax;

A) Exercício correto B) Exercício errado

 

Ao realizar exercícios para fortalecimento das costas, preferencialmente puxe a barra na região anterior (frente) do seu corpo; Ou seja, evite exercícios no qual o seu ombro fique em posição de abdução e rotação externa ou com elevação acima de 90 graus.

Bom treino e se tiver mais dúvidas procure seu médico ou preparador físico.

Dr. Jorge Assunção

Dr. Jorge Assunção é Especialista em Ombro e Cotovelo, Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo no IOT-HCFMUSP. Atua e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, incluindo os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e 9 de Julho.

Compartilhar
Publicado por
Dr. Jorge Assunção

Posts recentes

Lesão SLAP Ombro – O que é , Causas, Sintomas e Tratamentos

A Lesão SLAP  é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…

novembro 29, 2019

Lesões mais comuns no Ombro de quem pratica Natação

A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…

novembro 15, 2019

Principais Lesões de Ombro e Cotovelo no Ciclismo

O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…

novembro 14, 2019

Avaliação tomográfica das lesões de Hill–Sachs: existe uma correlação entre diferentes métodos de medição?

Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…

novembro 11, 2019

Acupuntura funciona para a capsulite adesiva?

Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…

novembro 11, 2019

O que provoca a capsulite adesiva?

O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…

outubro 17, 2019