A atividade física, especialmente os exercícios de musculação, tem apresentado grande crescimento no número de praticantes nos últimos anos. Entre os anos 2006 e 2014 houve um aumento de 50% no número de pessoas que praticam musculação no Brasil, totalizando aproximadamente 7 milhões de praticantes. Consequentemente, também vemos um grande aumento de lesões no ombro decorrentes dessa prática.
Quarenta por cento das lesões do aparelho musculoesquelético são nos ombros e tenho recebido cada dia mais pacientes com relatos de dor no ombro devido a musculação.
Quarenta por cento das lesões do aparelho musculoesquelético são nos ombros
Se sentir dores no ombro, principalmente crônicas, procure um médico ortopedista especialista em ombro, mas como a prevenção é o melhor remédio vamos a algumas dicas para evitar que essas lesões ocorram.
Existem diversas maneiras de evitar uma lesão no ombro, desde um correto aquecimento até parar quando sentir algum desconforto, confira nossa lista:
faça 2 ou 3 séries com carga baixa para aquecer a musculatura do ombro e ativar corretamente a circulação
Existem exercícios que podem ajudar no tratamento e principalmente na prevenção de lesões do ombro em praticantes de musculação, são eles:
Alongamento dos músculos peitorais e da cápsula posterior do ombro (Internal Rotation Behind-the-Back Stretch, Cross Arm – Horizontal Adduction, Chest Stretch in Doorway, Internal Rotation in Abduction).
Alongamentos para o músculo peitoral menor
corner stretch para alongar os músculos peitorais
O Fortalecometo dos rotadores externos e internos do ombro (manguito rotador) é uma das melhores opções opções e atualmente vemos muitos profissionais do esporte indicando esses exercícios de maneira regular.
Fortalecimento dos rotadores externos
Fortalecimento do músculos romboides, serrátil anterior e trapézio também é muito importante. Isto pode ser feito com remada baixa e também com a Remada alta.
Remada baixa
Alguns exercícios devem ser evitados em pessoas com dor nos ombros:
Evite o Peck-deck para evitar lesões
Evite o Shpulder Press para evitar lesões
Evite o Tríceps Francês para evitar lesões
Ao realizar Supino, Fly ou outro exercício de fortalecimento para o músculo peitoral, utilizar uma pegada mais fechada. Ao descer o peso ou barra, não realize o movimento de hiperextensão dos ombros. Portanto, desça o braço até que ele fique alinhado com o tronco – não desça a barra até encostar no tórax;
A) Exercício correto B) Exercício errado
Ao realizar exercícios para fortalecimento das costas, preferencialmente puxe a barra na região anterior (frente) do seu corpo; Ou seja, evite exercícios no qual o seu ombro fique em posição de abdução e rotação externa ou com elevação acima de 90 graus.
Bom treino e se tiver mais dúvidas procure seu médico ou preparador físico.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…