hill sachs bankart
A lesão de Hill-Sachs e a lesão de Bankart são lesões no ombro e alterações muito frequentemente encontradas nas pessoas com luxações do ombro. Após o primeiro episódio de uma luxação do ombro, cerca de 85% dos pacientes têm uma lesão de Hill-Sachs e nos casos de luxação recidivante este número pode chegar próximos a 100%.
A lesão de Hill-Sachs é uma fratura com afundamento da cabeça do úmero na sua região posterolateral. Ela ocorre pois a cabeça do úmero colide com a borda anterior da glenoide.
Esta colisão causa o esmagamento da cabeça do úmero, pois é um osso mais frágil que o osso da glenoide.
Figura demonstrando como surge uma lesão de Hill-Sachs com a colisão da cabeça do úmero contra a glenóide
A lesão de Bankart é a lesão do lábio da glenóide na sua porção anterior. No lábio da glenóide estão inseridos os ligamentos glenoumerais, estes conferem boa parte da estabilidade do ombro.
Quando o ombro luxa, o local mais comum de ocorrer uma lesão dos ligamentos glenoumerais é justamente na região do lábio da glenóide, que descola da escápula. Na cirurgia para tratamento da luxação do ombro, o procedimento mais comumente realizado é a reinserção do lábio da glenóide na escápula.
Lesão de Bankart (seta preta)
As luxações mais comuns são as anteriores, portanto a lesão do lábio mais frequente é na região anterior. Mas as lesões do lábio podem se estender para a região superior, as chamadas lesões SLAP. Nos casos de luxação posterior, menos comuns, ocorre lesão do lábio posterior da glenóide.
Ressonância magnética demostrando lesão do lábio posterior da glenóide (seta branca)
A lesão de Bankart ósseo ocorre em 2 situações:
Estas 2 situações são mais graves e tornam o ombro mais instável e suscetível a luxações em situações banais como espirrar, dormir ou pentear o cabelo.
Tomografia computadorizada evidenciando lesão de Bankart ósseo (seta branca)
A lesão de Hill-Sachs reverso é um afundamento da cabeça do úmero na sua região anterior relacionada a luxação posterior do ombro. É muito menos comum que as lesões de Hill-Sachs das luxações anteriores.
Tomografia computadorizada demostrando lesão de Hill-Sachs reverso
O melhor exame é a ressonância magnética. Para casos com desgaste ósseo importante ou grande pode ser necessária uma tomografia computadorizada para medir adequadamente os defeitos ósseos.
Ressonância magnética demonstrando lesão do lábio anterior da glenóide (seta preta) e lábio posterior integro (seta branca)
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…