A dor no ombro e no pescoço é extremamente comum e grande parte da população terá em algum dia. Os pacientes com dor no ombro e no pescoço geralmente têm algum tipo de alteração na ergonomia do trabalho ou em suas atividades diárias. Cervicobraquialgia é o nome dado para as dores no pescoço e que se irradiam para o ombro e até membros superiores.
Pessoas que trabalham muitas horas na frente do computador ou em algumas posturas fixas por muitas horas estão sujeitas a episódios de dor nestes locais. Neste artigo, tentaremos esclarecer quais são as suas possíveis causas e seu tratamento.
Doenças da coluna cervical, como a hérnia de disco e a artrose da coluna vertebral (espondiloartrose) podem ser as responsáveis pelos sintomas dolorosos no pescoço, no ombro, bem como em todo membro superior.
Doenças do ombro como a rotura do manguito rotador, tendinite calcária, capsulite adesiva, lesões SLAP, podem causar também estes sintomas.
Outras causas possíveis de dor no ombro e no pescoço são as dores miofasciais, a discinesia escapular e a disfunção da ATM (articulação temporomandibular).
Não é incomum, encontramos uma associação de problemas.
Podemos ter um paciente com lesão do manguito rotador e artrose na coluna cervical. E a dor ser causada pelos dois problemas.
Os nervos responsáveis pela sensibilidade e pela movimentação dos membros superiores se originam na coluna cervical.
Doenças como hérnias de disco ou artrose da coluna cervical podem comprimir ou diminuir o espaço por onde passam estes nervos, podendo provocar dor na coluna cervical, bem como nos ombros ou membros superiores.
Algumas características da história e do exame físico, podem ajudar no diagnóstico diferencial.
Doenças do ombro geralmente ocasionam dor na região lateral e anterior (frente) do ombro e a dor piora com a elevação do braço. A dor noturna também é comum e dificilmente a dor irradia-se até a mão ou pescoço. Formigamento e perda de sensibilidade não são características presentes.
As doenças da coluna cervical ou cervicobraquialgias frequentemente ocasionam dor no pescoço que pode irradiar-se para a região posterior (atrás) do ombro e por todo membro superior até a mão. A dor não piora com a elevação do ombro e pode até melhorar com este movimento. Formigamento e perda de sensibilidade podem estar presentes.
A radiografia do ombro e da coluna cervical podem ajudar no diagnóstico, mas sem dúvida, a ressonância magnética do ombro e da coluna cervical é o exame que fornece as melhores imagens para um diagnóstico mais preciso das doenças do ombro bem como da coluna cervical.
Para pacientes com alterações neurológicas, como perda de força ou alterações de sensibilidade, pode também ser realizada uma eletroneuromiografia dos membros superiores.
As cervicobraquialgias geralmente são de tratamento não cirúrgico com uso de anti-inflamatórios, analgésicos e tratamento fisioterápico.
Na falha do tratamento não-cirúrgico ou em situações muito específicas como déficits neurológicos progressivos ou estenose do canal medular pode estar indicado o tratamento cirúrgico.
Converse com o seu médico, sobre as opções de tratamento.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…