Categorias: ArtigosCirurgias

Cirurgia para Luxação do Ombro Explicada

O número de praticantes de atividades esportivas cresce a cada ano, consequentemente vemos uma tendência crescente das lesões ortopédicas associadas ao esporte. Por exemplo, nos Estados Unidos, nos últimos 10 anos o número de cirurgia para luxação do ombro cresceu 60%.

O que é luxação do ombro?

Luxação do ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula (glenóide). As luxações podem ocorrer de dois modos:

  • por trauma como acidentes, quedas ou lesões no esporte;
  • ou luxar sem motivo aparente, por frouxidão nos ligamentos do ombro (atraumática).

 

A) Ombro normal; B) Luxação anterior do ombro; C) Luxação posterior do ombro.

Para saber mais sobre a luxação do ombro, leia o artigo explicativo e completo sobre a Luxação do Ombro.

Quais são os exames necessários para a cirurgia da luxação do ombro?

No planejamento da cirurgia para luxação do ombro deve ser solicitada uma ressonância magnética para identificação das lesões labrais e ósseas (lesão de Bankart e lesão de Hill-Sachs).

Quando houver dúvida do tamanho das lesões ósseas na glenóide ou da cabeça do úmero pode ser solicitada uma tomografia computadorizada.

Além dos exames de imagem, o paciente deve fazer os exames de sangue que habitualmente são solicitados para qualquer cirurgia.

Ressonância magnética demonstrado uma lesão do lábio anterior

Eu preciso fazer a cirurgia para luxação do ombro?

O tratamento cirúrgico está indicado para todos os pacientes com 2 ou mais episódios de luxação do ombro e que possuem lesões ligamentares.

Para o primeiro episódio de luxação, alguns artigos científicos recentes têm demonstrado que pacientes com idade inferior a 30 anos podem ter benefício se tratados cirurgicamente após o primeiro episódio. Especialmente aqueles do sexo masculino e praticante de esportes que utilizam os membros superiores.

Neste grupo de pacientes, a recidiva dos episódios de luxação do ombro é de 50% sem o tratamento cirúrgico.

Como é a anestesia para o tratamento cirúrgico?

As cirurgias do ombro são realizadas com anestesia geral. A localização da articulação e o posicionamento do paciente durante a cirurgia não permitem a realização do procedimento com anestesia local.

Na anestesia geral é realizada a intubação endotraqueal, ou seja, é passado um tubo pela traqueia do paciente que é conectado ao respirador. Por esse motivo, pode ocorrer pigarro e rouquidão após uma anestesia geral.

Na maioria das vezes, associa-se um outro tipo de anestesia, o bloqueio do plexo braquial. Esta modalidade de anestesia tem a função de controlar a dor no pós-operatório. Ela é realizada através de um agulhamento no pescoço.

Após o bloqueio, é normal ficar com o movimento e a sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.

Bloqueio do plexo braquial na cirurgia para luxação do ombro

Quantos dias eu preciso ficar internado?

A maioria dos pacientes fica internado apenas 1 dia após a cirurgia para luxação do ombro.

Como é a cirurgia para tratamento da luxação do ombro?

A cirurgia para luxação do ombro habitualmente é realizada por artroscopia.

Nesta técnica minimamente invasiva, através de 3 incisões de 1 cm, inserimos uma pequena câmera de vídeo no ombro. Para realizarmos o reparo das lesões, utilizamos instrumentos cirúrgicos longos e pequenos no ombro.

Para reinserir os ligamentos lesados junto ao osso, utilizamos pequenos parafusos de 3 mm chamados âncoras. Os ligamentos reinseridos no seu local adequado, retensionam a capsula articular, restabelecendo os mecanismos estabilizadores do ombro perdidos durante a luxação.

A cirurgia costuma ter alto índice de sucesso, 90-95% dos pacientes não apresentam novas luxações.

Em pacientes com grande desgaste ósseo pelas múltiplas luxações (lesões ósseas maiores que 25% da superfície articular da glenoide), o reparo isolado dos ligamentos não é suficiente para restabelecer a estabilidade do ombro.

Nesses casos a cirurgia indicada é a de Latarjet. Esta cirurgia consiste na retirada e fixação de um enxerto ósseo no defeito ósseo da glenóide. Este enxerto é retirado de um osso chamado coracoide próximo da articulação do ombro. Posteriormente, é  fixado com parafusos na borda do defeito ósseo, aumentado a superfície óssea e estabilizando o ombro de modo adequado.

Cirurgia de Latarjet

Pós-operatório e tempo de recuperação

Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para luxação do ombro devem permanecer imobilizados com uma tipoia por 1 mês.

Exercícios para recuperação da movimentação do ombro são iniciados com 2 semanas de pós-operatório e exercícios de fortalecimento após 8 a 10 semanas do procedimento cirúrgico.

Atividades esportivas que utilizam os membros superiores são liberadas após 6 meses, ou seja, a volta ao esporte pode demorar até 6 meses.

Fiz a cirurgia para luxação do ombro e ele ainda sai do lugar

Existem várias causas para a falha da cirurgia, entre elas podemos destacar:

  • reparo isolado das lesões ligamentares em pacientes com defeitos ósseos grandes
  • não cicatrização dos ligamentos
  • falha na reabilitação

Somente uma avaliação médica cuidadosa e exames de imagem pós-operatórios é possível identificar a causa e o tratamento possível para resolução do problema.


Agende sua consulta com um especialista em ombro
Dr. Jorge Assunção

Dr. Jorge Assunção é Especialista em Ombro e Cotovelo, Médico do Grupo de Ombro e Cotovelo no IOT-HCFMUSP. Atua e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, incluindo os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e 9 de Julho.

Visualizar comentários

  • Bom dia depois q a pessoa e operada do ombro com luxação ele volta a ter os movimentos mormal do ombro

    • Aldair, boa tarde! Normalmente ocorre recuperação completa da movimentação, apesar de alguns pacientes terem uma leve diminuição da amplitude de rotação externa do ombro.

  • dr é possivel o ombro voltar a deslocar depois da cirurgia? e qual procedimento mais recomendado, artroscopia ou cirurgia aberta?

    • Luis, ótima pergunta! A recidiva é a complicação mais comum desta cirurgia. Para escolher o procedimento de revisão, nova artroscopia ou cirurgia com bloqueio ósseo - Latarjet, é necessário entender porquê falhou o procedimento. Att,

    • Rosi, boa pergunta! Pode ser operado, mas não é adequado, pois no periodo pós-opearatório, vc ficaria com os 2 ombros imobilizados.

  • Quando numa luxação de ombro vc tem uma hill-sachs com 1,5 X1,5 cm de extensão e edema de 0,2 cm de profundidade vc precisa de cirurgia e de pinos? Isso é necessário? E qual tempo de recuperação?

    • Elisabete, depende se é a primeira luxação ou é um caso de luxação recidivante. No primeiro caso provavelmente não, no segundo sim.

  • Boa noite Dr.
    Meu ombro já saiu do lugar 6 vezes. A primeira vez foi quando eu tinha 15 anos. Tenho medo de fazer a cirurgia. Eu sei que é necessário fazer, mas tenho medo. Tenho 27 anos. A última fez que aconteceu, foi em 2015. Eu quase não movimento o meu braço, com medo de acontecer novamente.

    • Sabrina, talvez seja melhor vc considerar o tratamento cirurgico. Converse com um médico especialista em ombro

  • Boa noite!
    Ha 2 anos atrás foi feita a colocaçao de 2 âncoras no meu ombro, fiquei com difuldade na rotaçao externa e agora ando sentido dores no braço, nao no ombro, devo fazer reforço muscular ou fisioterapia?
    As dores sao estranhas, mas nunca mais luxou o ombro.
    Obrigada!

  • Boa tarde, Doutor!
    Minha mãe tem 90 anos e o ombro está deslocado. Tem osteoporose avançada, leucemia crônica, toma medicamento para pressão e tireóide. O ortopedista disse que não indica cirurgia e receitou remédio pra dor, uso de tipóia e gelo. Não surtiu efeito. Dia após dia só piora. Como lidar?

  • Ol boa noite fiz cirurgia em novembro de 2019 estou com dor limite de rotaçao e falta de força na mao,e agora o ue faço

    • Iranildo, boa noite! Seria adequado buscar um especialista de ombro para uma avaliação clínica e novos exames de imagem, este não é o resultado habitual da cirurgia.

  • Olá Dr. Tenho meu ombro luxado a mais de 10 anos e possível a redução após todos esses anos pois fui desenganado por vários médicos especialistas dizendo que não tem como voltar o braço no lugar.
    Perdi minha qualidade de vida 😔

    • Boa tarde! Existem alternativas de tratamento para estes casos, somente uma avaliação detalhada para saber o que fazer.

Compartilhar
Publicado por
Dr. Jorge Assunção

Posts recentes

Lesão SLAP Ombro – O que é , Causas, Sintomas e Tratamentos

A Lesão SLAP  é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…

novembro 29, 2019

Lesões mais comuns no Ombro de quem pratica Natação

A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…

novembro 15, 2019

Principais Lesões de Ombro e Cotovelo no Ciclismo

O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…

novembro 14, 2019

Avaliação tomográfica das lesões de Hill–Sachs: existe uma correlação entre diferentes métodos de medição?

Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…

novembro 11, 2019

Acupuntura funciona para a capsulite adesiva?

Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…

novembro 11, 2019

O que provoca a capsulite adesiva?

O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…

outubro 17, 2019