O número de praticantes de atividades esportivas cresce a cada ano, consequentemente vemos uma tendência crescente das lesões ortopédicas associadas ao esporte. Por exemplo, nos Estados Unidos, nos últimos 10 anos o número de cirurgia para luxação do ombro cresceu 60%.
Luxação do ombro é a perda de contato entre os dois ossos que compõem esta articulação: a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula (glenóide). As luxações podem ocorrer de dois modos:
Para saber mais sobre a luxação do ombro, leia o artigo explicativo e completo sobre a Luxação do Ombro.
No planejamento da cirurgia para luxação do ombro deve ser solicitada uma ressonância magnética para identificação das lesões labrais e ósseas (lesão de Bankart e lesão de Hill-Sachs).
Quando houver dúvida do tamanho das lesões ósseas na glenóide ou da cabeça do úmero pode ser solicitada uma tomografia computadorizada.
Além dos exames de imagem, o paciente deve fazer os exames de sangue que habitualmente são solicitados para qualquer cirurgia.
O tratamento cirúrgico está indicado para todos os pacientes com 2 ou mais episódios de luxação do ombro e que possuem lesões ligamentares.
Para o primeiro episódio de luxação, alguns artigos científicos recentes têm demonstrado que pacientes com idade inferior a 30 anos podem ter benefício se tratados cirurgicamente após o primeiro episódio. Especialmente aqueles do sexo masculino e praticante de esportes que utilizam os membros superiores.
Neste grupo de pacientes, a recidiva dos episódios de luxação do ombro é de 50% sem o tratamento cirúrgico.
As cirurgias do ombro são realizadas com anestesia geral. A localização da articulação e o posicionamento do paciente durante a cirurgia não permitem a realização do procedimento com anestesia local.
Na anestesia geral é realizada a intubação endotraqueal, ou seja, é passado um tubo pela traqueia do paciente que é conectado ao respirador. Por esse motivo, pode ocorrer pigarro e rouquidão após uma anestesia geral.
Na maioria das vezes, associa-se um outro tipo de anestesia, o bloqueio do plexo braquial. Esta modalidade de anestesia tem a função de controlar a dor no pós-operatório. Ela é realizada através de um agulhamento no pescoço.
Após o bloqueio, é normal ficar com o movimento e a sensibilidade do braço e mão alterados por até 1 dia.
A maioria dos pacientes fica internado apenas 1 dia após a cirurgia para luxação do ombro.
A cirurgia para luxação do ombro habitualmente é realizada por artroscopia.
Nesta técnica minimamente invasiva, através de 3 incisões de 1 cm, inserimos uma pequena câmera de vídeo no ombro. Para realizarmos o reparo das lesões, utilizamos instrumentos cirúrgicos longos e pequenos no ombro.
Para reinserir os ligamentos lesados junto ao osso, utilizamos pequenos parafusos de 3 mm chamados âncoras. Os ligamentos reinseridos no seu local adequado, retensionam a capsula articular, restabelecendo os mecanismos estabilizadores do ombro perdidos durante a luxação.
A cirurgia costuma ter alto índice de sucesso, 90-95% dos pacientes não apresentam novas luxações.
Em pacientes com grande desgaste ósseo pelas múltiplas luxações (lesões ósseas maiores que 25% da superfície articular da glenoide), o reparo isolado dos ligamentos não é suficiente para restabelecer a estabilidade do ombro.
Nesses casos a cirurgia indicada é a de Latarjet. Esta cirurgia consiste na retirada e fixação de um enxerto ósseo no defeito ósseo da glenóide. Este enxerto é retirado de um osso chamado coracoide próximo da articulação do ombro. Posteriormente, é fixado com parafusos na borda do defeito ósseo, aumentado a superfície óssea e estabilizando o ombro de modo adequado.
Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para luxação do ombro devem permanecer imobilizados com uma tipoia por 1 mês.
Exercícios para recuperação da movimentação do ombro são iniciados com 2 semanas de pós-operatório e exercícios de fortalecimento após 8 a 10 semanas do procedimento cirúrgico.
Atividades esportivas que utilizam os membros superiores são liberadas após 6 meses, ou seja, a volta ao esporte pode demorar até 6 meses.
Existem várias causas para a falha da cirurgia, entre elas podemos destacar:
Somente uma avaliação médica cuidadosa e exames de imagem pós-operatórios é possível identificar a causa e o tratamento possível para resolução do problema.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…
Visualizar comentários
Dr.meu ombro esquerdo saiu do lugar à sete oito meses atrás, desse período pra cá saiu mais sete vezes, vc sabe me dizer se o local está muito danificado sendo que o ombro sai do lugar por movimentos fácil.
vou fazer cirurgia daqui algumas semanas tenho medo de nao voltar a ser como antes, pois ainda sou muito novo.
Adriano, seu caso provavelmente precisa de cirurgia. Converse com o seu médico sobre os riscos.
Bom dia Doutor! Há 11 dias fiz a cirurgia de Bankart, onde foram inseridas duas âncoras no meu ombro. De dois dias pra cá, tenho sentido a mesma sensação de instabilidade que eu sentia antes da cirurgia, quando faço certos movimentos com o ombro dentro da tipóia. Isso é normal?
Ricardo, converse com o seu médico, dificil responder sem te avaliar.
Boa noite!
Venho pesquisando e não acho essa resposta em nenhum lugar da Internet... Gostaria de saber quanto a flexibilidade do ombro após a cirurgia de latarjet aberta, sou atleta e Circense, trabalho com muita flexibilidade de todas as articulações, especialmente o ombro. Gostaria de saber se tem a possibilidade de eu recuperar Minh flexibilidade após cirurgia. Alguns médicos me disseram q nem até a orelha eu alcançaria meu braço de foema esticada....
Tenho luxação reincidente.
Obrigada
Beatriz, qualquer cirurgia para luxação do ombro pode evoluir com uma pequena restrição de movimentação, especialmente a rotação externa. Entretanto, o objetivo da cirurgia é devolver a função normal do seu ombro sem instabilidade.
Boa tarde fiz cirurgia ao ombro por luxação ah 2 dias foi me receitado paracetamol e gelo apesar de ajudar continuo com algumas dores será normal? desde ja agradeço-
Ricardo, com 2 dias de pós-operatório é comum ter dor.
Dr o meu ombro já sai do lugar 3vezes e eu trabalho como segurança como fica a minha situação será que depois da recuperação ainda posso trabalha como segurança
Marcos, após o procedimento cirurgico e sua recuperação, o objetivo é vc retornar para o trabalho sem restrições.
Minha Mae ten 70 anos e ela tem um quadra critico de luxaçao, o seu ombro ja nem fica mais no lugar, Sai a Todo momento e isso é Muito doloroso. Ela foi avaliada pelo Seu medico e a cirurgia, com aplicaçao de enxerto food indicado. Porém ainda nao partimos para a cirurgia porque Minha Mae e alguns de meus irmaos estão temendo pelos riscos da cirurgia por ela ser idosa. É real o risco à Vida Durante o processo da cirurgia em idosos? VC tbm indicaria a cirurgia pra Minha Mae, ou Doris PRA ela ficar nos analgésicos pro resto da Vida?
Jorge, toda cirurgia tem riscos. Evidentemente que indicamos uma cirurgia quando os riscos são pequenos e o benefício é grande. A decisão da cirurgia para sua mãe, depende de vários fatores, doenças prévias, sintomas que ela tem, etc. Agende com um médico da sua confiança.
Boa noite dr. Se fosse escolha sua, optaria em se submeter à qual dos dois tipos de cirurgia citados? Poderia me explicar o motivo. Hipoteticamente falando. Obrigado
Yuri, a escolha depende de vários fatores como lesões ósseas encontradas, nível de atividade do paciente, idade, sinais de frouxidão ligamentar. Portanto, somente uma avaliação individualizada pode justificar uma das 2 opções.
Fiz esse cirurgia, após 05 operado o médico disse que já poderia fazer fisioterapia, ainda estou com ponto, segundo ele a mesma não foi bem sucedida, que tem 50% de meu ombro sair!! Estou pouco assustado. Está lendo algumas matéria de profissionais na sua área dizendo que prazo mínimo e de 2 duas para iniciar o tratamento, ele pediu para eu começar com 5 dias ainda estou com os pontos!!! Ele me disse que meu nervos estava igual papelão molhado, ao dar os ponto por dentro ele estava desmanchando !!! Dr eu posso iniciar o tratamento fisioterápia? Estando com prontos?
Claudinei, acho adequado seguir as orientações do seu médico. Ele é o que sabe mais sobre o seu caso. Eu normalmente inicio a fisioterapia após a retida dos pontos, mas cada médico tem suas preferências.
Boa-noite. Eu sofri minha primeiro luxação ha menos de dois meses numa queda a própria altura durante uma corrida e estou com 28 anos. Pratico esporte apenas pro lazer. Seria indicado a cirurgia no meu caso? Ou seria mais interessante aguardar uma segunda luxação. Tive a lesão de Bankart (leve) e lesão de Hill-Sachs
Leandro, é dificil responder sua pergunta, sem te examinar e ver seus exames.
É um caso duvidoso.
Oi Dr. Jorge.
tenho uma dúvida. Há dois anos sofri um acidente de moto e tive uma luxação na clavícula que ficou um pouco saliente. Fiz tratamento só com tipóia e hj não sinto dor alguma. Faço minha atividades normais, trabalho com construção civil, jogo vôlei enfim é como se eu nunca tivesse sofrido nada. A única sequela que ficou, foi um pouco levantada o osso da minha clavícula. Como vou prestar concurso pra PM queria saber se eu teria problemas?, pois no edital fala que não pode ter nenhuma deformidade nos membros e articulações.
Desde já agradeço.