A CID, que é a tradução da abreviação ICD, significa em inglês International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, ou seja Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
Ele determina a classificação e codificação das doenças além de ampla variedade de sinais, sintomas, achados anormais, denúncias, circunstâncias sociais e causas externas de danos e/ou doenças, em outras palavras, uma grande normatização das doenças e problemas de saúde em geral.
A CID é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é usada globalmente para estatísticas de morbilidade e de mortalidade, haja visto que com dados parametrizados é possível comparar os problemas em diferentes regiões.
Por ser uma ótima fonte classificada e aceita mundialmente, os principais sistemas de reembolso e de decisões automáticas de suporte em medicina a utilizam, ou seja, do SUS aos planos de saúde no Brasil, seja para fazer exames, pedidos de reembolsos ou atestados médicos.
A primeira versão da CID foi criada em 1893 e durante os anos ela precisou ser atualizada diversas vezes, por isso temos esse número 10 ao lado do nome, isso significa que estamos na décima versão, que entrou em vigor no início da década de 90.
Está previsto para 2019 a próxima versão do documento, a CID-11, que será apresentada oficialmente durante a Assembleia Mundial da Saúde e deve estrar em vigor a partir de 2022.
O código da CID é composto por até 6 caracteres, entre letras e números. A CID é utilizada por todos 117 os Estados-Membros da ONU e possui tradução para 43 idiomas.
Qualquer CID pode ser pesquisada no Sistema do SUS, através do site Datasus ou ainda, nas atualizações oficiais dos volumes da CID-10 que estão disponíveis em inglês, na forma de listas anuais de modificações no site da OMS.
Importante lembrar que a CID é um tipo de código que deve ser usado apenas por profissionais de saúde.
A CID é de extrema importância para facilitar o trabalho multidisciplinar em equipes hospitalares e em clínicas. Além disso, torna o trabalho muito mais simplificado, uma vez que universaliza o código, independentemente das várias nomenclaturas que uma mesma patologia pode ter.
A CID é comumente utilizada por profissionais de saúde para descrição de um quadro clínico e também é muito utilizada em atestados médicos.
Vale lembrar, que a CID não é obrigatória em atestados médicos, em virtude do sigilo profissional.
Além disso, a CID é muito importante para a construção de dados estatísticos. A partir dela é possível constatar quais patologias ou problemas são mais recorrentes numa região ou numa população.
Ainda estatisticamente, é usada para calcular as taxas de mortalidade em decorrência de algum fator determinado, em uma região ou em um grupo de pessoas específico.
A partir dos dados estatísticos construídos com base nas informações colhidas, os órgãos estaduais/municipais conseguem identificar características que podem significar:
Essa identificação contribui para a melhor realização de um plano de conduta para a saúde pública.
A tabela de classificação é dividida de acordo com o tipo de problema e patologia, cada qual com sua categoria.
Essa divisão acontece em quatro partes:
Cada capítulo se refere especificamente à determinado grupo de doenças, exemplo: Doenças do Aparelho Respiratório (J00-J99) e dentro dos capítulos, através dos grupos, categorias e subcategorias, são determinadas particularidades das doenças.
Abaixo um exemplo prático da construção de um número CID10.
Abaixo a tabela cid completa online para consulta, basta clicar para ser direcionado para o arquivo completo.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…