Atividades físicas e a prática de musculação são saudáveis e fundamentais para a prevenção e tratamento da dor no ombro. Entretanto, muitos exercícios da musculação, crossfit ou mesmo de treinamento funcional podem causar várias lesões no ombro.
Descrevo abaixo, várias para dicas para evitar e tratar dores nos ombros relacionadas a prática da musculação.
É muito comum nos praticantes de musculação, dor no ombro quando executam exercícios de fortalecimento dos músculos peitorais. Evite fazer poucas repetições com muito carga, tenha atenção a técnica correta do exercício e quando estiver descendo a barra ou os pesos, evite hiperextender o ombro. Desça a barra até os braços ficarem alinhados com o tronco, não encoste a barra no peito.
A pegada muito afastada diminui o recrutamento do músculo peitoral e pode aumentar muito a chance de lesões no ombro. Utilize uma pegada próxima a largura dos seus ombros
Todos exercícios na musculação podem ocasionar lesões no ombro, mas exercícios com o ombro nesta posição são os maiores causadores de dores no ombro. Evite os exercícios desenvolvimento, shoulder press e puley costas com puxada atrás do pescoço.
Uma musculatura ao redor da escápula forte e bem condicionada, diminui os esforços dos músculos do ombro. Como exemplo de exercícios temos o crucifixo invertido, a remada baixa e alta e o crossover invertido.
Inclua, na sua série, exercícios para fortalecimento dos rotadores externos e internos do ombro, especialmente os rotadores externos dos ombros que são pouco utilizados nos exercícios habituais da musculação.
Habitualmente encontramos uma contratura da capsula posterior dos ombros e o músculo peitoral menor encurtado em praticantes de musculação. Estas alterações facilitam o desenvolvimento de lesões SLAP nos ombros e da síndrome do impacto. Para saber mais sobre alongamentos para dor no ombro, leia mais no post alongamentos e dor no ombro.
Diversos praticantes de musculação treinam o músculo peitoral e no dia seguinte, treinam os ombros. Quando estamos realizando exercícios para o músculo peitoral também estamos realizando esforços com os ombros, sobretudo na porção anterior do músculo deltóide. Isto sobrecarrega os ombros, treine ombro e peito no mesmo dia ou faça um intervalo de 48 hs no mínimo entre os treinos destes grupos musculares.
Prefira séries com mais repetição e cargas menores, isto diminui o número e as chances de lesões.
Este profissional saberá criar um treino próprio para seu nível de treinamento, com frequência, pesos e pausas necessárias para um melhor condicionamento físico e evitando o aparecimento de lesões.
A identificação e o tratamento precoces da maioria das lesões do ombro são as chaves fundamentais para um rápido retorno a atividade esportiva e evitar cirurgias.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…