A bolsa de gel é um instrumento muito usado para auxiliar nas aplicações de calor ou frio em lesões e dores musculares, sendo considerada uma forma bastante prática é eficaz para as terapias que usam as propriedades das temperaturas. No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas como e para que serve a bolsa de gel e principalmente como usar a bolsa termogel.
Tanto a terapia que usa as propriedades do frio, chamada de crioterapia, quanto a que usa os benefícios das temperaturas altas, termoterapia, são técnicas muito utilizadas por profissionais com fins terapêuticos. O principal objetivo dessas terapias é aliviar os sinais inflamatórios como inchaço e dor, além de tratar as lesões e dores musculares.
A bolsa de gel é comumente usada para tratar lesões, inchaços, dores e entorses. Isso porque esse tipo de produto pode ser usado para auxiliar tanto na crioterapia quanto na termoterapia. Ou seja, podem ser resfriadas e aquecidas sem problemas.
Alguns modelos ainda podem ser levados ao micro-ondas para que aqueça mais rapidamente e até mesmo no congelador, sem correr risco algum de congelar e quebrar.
O objetivo principal do uso do gelo é contrair os vasos sanguíneos do local em que é feita a aplicação. Com isso, tem-se um efeito anestésico graças ao fluxo de sangue diminuído, que também contribui para que o inchaço e a inflamação sejam amenizados.
Como é muito comum que vasos sanguíneos e linfáticos se rompam em pancadas causando edemas e hematomas, por exemplo, o ideal é a aplicação de temperaturas mais baixas.
Usada logo após o impacto, as compressa frias ajudam a minimizar a dor, já que o gelo reduz a sensibilidade local.
No esporte, por exemplo, a crioterapia é bastante aplicada para recuperar o atleta da fadiga e tensão muscular, normalmente por meio da técnica de imersão após os treinos.
No entanto, não é indicado que a compressa fria seja feita muitas vezes ao dia por períodos muito longos, já que peles sensíveis podem ter problemas com baixas temperaturas e acabar desenvolvendo irritações.
O tempo de aplicação recomendado é de, em média, 20 minutos, podendo variar de acordo com a recomendação de um especialista. O intervalo mínimo entre as aplicações deve ser de 2 horas, sendo permitido aplicação de compressas frias entre 4 e 5 vezes ao dia.
A compressa fria é especialmente útil em lesões do maguito rotador, mas lembre-se que para ter a melhor linha de tratamento sempre é recomendado consultar seu médio ortopedista antes.
Evite aplicar compressas geladas sobre queimaduras e feridas para não piorar o quadro, lembrando-se de sempre envolver a bolsa de gel em um pano para evitar queimaduras e lesões.
Em contrapartida, ao aquecer uma região a circulação sanguínea aumenta, o que deixa toda a musculatura mais relaxada e alongada. Ou seja, o calor dilata os vasos sanguíneos.
Com o aumento do fluxo de sangue na região, a recuperação é mais rápida e as tensões musculares tendem a diminuir, proporcionando uma redução da dor.
Assim como a crioterapia, a termoterapia também requer alguns cuidados como não exagerar na temperatura da água para evitar queimaduras na pele. Além disso, também não é recomendado que o paciente fique com compressas quentes por muito tempo, respeitando a média de 3 a 4 aplicações diárias de 10 a 20 minutos, com intervalos de duas horas entre cada compressa ou seguindo as recomendações de um profissional da área da saúde.
A Termogel é provavelmente a marca mais conhecida de bolsa de Gel e muitos ficam na dúvida de como utiliza-la.
A Termogel está presente no mercado desde 1996, especializada na fabricação de produtos à base de gel térmico, que utilizam a ação do calor e do frio, tem uma ampla linha de produtos utilizados para fins estéticos e terapêuticos, além de produtos específicos para conservação e transporte de alimentos, medicamentos e vacinas.
Com o mesmo nome que a marca, a Termogel é a bolsa clássica da marca, em dois tamanhos, substitui a bolsa de água quente tradicional com algumas vantagens: não vaza, mantém a temperatura por mais tempo que a água e pode ser usada quente ou fria. É indicada para dores musculares, abdominais, contusões, febre e dor de ouvido. No entanto se ficar muito tempo no congelador pode quebrar e liberar o gel.
Uma das melhores opções da Termogel é a bolsa crystal que não congela mesmo à temperatura de 15 graus negativos. Ela permanece flexível, ajustando-se ao corpo com mais conforto e também pode ser usada quente. Se o tratamento no seu caso for a base de frio, com certeza essa é uma ótima opção, você pode deixar no congelador e pegar quando quiser usar.
Para usar a bolsa térmica para compressas quentes é recomendado ferver 3 litros de água no fogo ou micro-ondas e, após desligar o fogo, mergulhar a bolsa na água quente durante 3 a 5 minutos, até que a temperatura desejada seja alcançada. Se usar a Termogel ou marcas com características similares, você também pode aquecer no microondas, mas sempre se atente as instruções do fabricante. Noralmente de 1 a 2 minutos no microondas são suficientes.
Já para preparar a compressa gelada, de modo geral, você deve colocar a bolsa na geladeira durante 2 a 4 horas, ou no congelador por cerca de 30 minutos antes de fazer a aplicação.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…