Embora a fita cinesiológica, conhecida como Kinesio Tape, e outras “fitas atléticas” tenham existido por muitos anos, recentemente elas ganharam muita atenção, pois atletas famosos começaram a utilizar este recurso para lidar com lesões e apoiar o treinamento.
Alguns ‘’atletas de ponta” e atletas olímpicos, incluindo David Beckham, Lance Armstrong, Serena Williams e Kerri Walsh, usaram a Kinesio Tape e falaram sobre seus benefícios para a mídia. As fitas atléticas, podem ser usadas pela maioria das pessoas que sofrem de algum tipo de lesão dos tecidos moles, seja um atleta mais jovem lidando com uma lesão aguda que afeta um tendão ou músculo, ou mesmo uma pessoa idosa tentando controlar um quadro de dor articular degenerativa.
O site da Kinesio Taping declara que o método “provou ter efeitos fisiológicos positivos sobre a pele, sistema linfático e circulatório, fáscia, músculos, ligamentos, tendões e articulações”. Algumas lesões comuns em que a fita cinesiológica tem sido utilizada para ajudar a tratar incluem lesões na coxa em corredores, dores no ombro em jogadores de golfe ou tênis e dores nas costas em pessoas que executam movimentos repetitivos como parte de seu trabalho.
A fita cinesiológica (cujas duas marcas principais são Kinesio Taping e KT Tape) é uma técnica natural de reabilitação que ajuda a estabilizar uma área lesada do corpo, permitindo a recuperação sem reduzir completamente a amplitude de movimento.
As áreas do corpo onde a fita cinesiológica é comumente utilizada incluem: joelhos, ombros, panturrilhas, pernas, cotovelos e punhos. A fita pode ser aplicada sobre e ao redor de uma articulação, músculo ou tendão lesionado para reduzir o inchaço e evitar outras complicações.
Embora as fitas esportivas possam ser mais comuns entre atletas ou pessoas que são muito ativas – devido à forma como a fita ajuda a superar lesões musculares ou articulares causadas pelo uso excessivo ou treinamento intenso – a Kinesio Tape também tem muitos usos para não-atletas.
Por exemplo, idosos que lidam com dores comuns devido ao envelhecimento podem utilizar a fita para ajudar a melhorar a recuperação e reduzir a dor. De acordo com o site Kinesio Taping, a fita é ótima “para o trabalho, para a vida, para o esporte”
A fita cinesiológica não é um conceito novo, mas tem alguns benefícios exclusivos. Foi desenvolvida por um quiroprático japonês na década de 1970, chamado Dr. Kenzo Kase, que procurava uma alternativa às fitas atléticas tradicionais, mais duras.
Historicamente, o objetivo do uso de fitas esportivas era tratar lesões por meio da imobilização de uma área de tecido lesionado, como uma articulação dolorida ou um tendão lesionado, enquanto diminuía a amplitude de movimento em um esforço para evitar que ocorressem danos adicionais.
Embora a maioria das fitas esportivas seja destinada apenas a ser usada por um breve período de tempo, a fim de evitar muita rigidez da articulação, a fita cinesiológica pode ser usada de forma diferente, pois não limita severamente a circulação.
Para simplificar o processo, a Kinesio Tape funciona levantando levemente a pele do tecido subjacente, devido à adesão entre a pele e a fita. Isso cria um pequeno espaço entre o músculo e a derme da pele onde o fluido pode ser drenado, ativando diversos fatores de reabilitação.
Como o Dr. Kase explicou em uma entrevista ao The Guardian, “Os sensores de dor estão localizados entre a epiderme e a derme, a primeira e segunda camadas de sua pele, então eu pensei que se eu aplicasse fita na dor, levaria a epiderme levemente para cima e faria um espaço entre as duas camadas ”.
A fita cinesiológica até parece similar à pele humana, por ser fina, macia e elástica. É feita de tecido elástico muito fino que é geralmente 100% algodão, permitindo que a pele respire mais facilmente em comparação com muitas outras fitas ou bandas.
A fita permite mais movimento do que as fitas tradicionais e também é menos rígida, além de diminuir o inchaço pois auxilia na drenagem do fluido linfático. A fita é feita de um material único que se liga à pele usando o calor do corpo.
Em comparação com outras fitas, a Kinesio Tape é feita de um material que é mais elástica e flexível, ajudando-o a aderir à pele do paciente, na qual ela gentilmente “puxa” sem causar dor. Isso ajuda a estimular o fluxo sanguíneo para a área afetada ao longo do dia ou entre sessões de fisioterapia / reabilitação, portanto, ajudando na cicatrização.
Um estudo de 2012 publicado no Clinical Journal of Sports Medicine que testou os efeitos da fita na dor e na força do punho após lesão da epicondilite medial (EM) constatou que “A aplicação no antebraço [da fita cinesiológica] pode melhorar o senso de força e melhorar a condição de dor para atletas (saudáveis ou não).
No entanto, o estudo não provou que a fita cinesiológica melhorou a força do flexor do punho para ambos os grupos.
A restrição severa de uma área de tecido lesionado pode causar inchaço e rigidez ainda mais graves, razão pela qual o alongamento e as terapias manipulativas físicas ou osteopáticas ajudam tanto na recuperação. A fita cinesiológica se estende longitudinalmente, mas não de maneira transversal, ajudando-a a permanecer no lugar e a aderir à área correta onde ocorreu a lesão muscular ou articular.
Em comparação com outras fitas, é capaz de estabilizar suavemente o tecido lesionado sem interromper o fornecimento de sangue ou causar muita restrição. Depois de receber qualquer tipo de tratamento de manipulação de tecidos moles ou terapia manual, a fita cinesiológica pode ajudar a ampliar os benefícios do paciente.
Em alguns casos, fisioterapeutas ou outros terapeutas que usam manipulações práticas para tratar pacientes podem optar por usar a fita cinesiológica com seus pacientes após uma sessão, a fim de facilitar a drenagem linfática e apoiar a cicatrização.
Entre as sessões de fisioterapia, a fita pode ajudar a manter a dor controlada, diminuindo o inchaço e permitindo um movimento suave.
Um relatório publicado pelo Sports Performance Research Institute da Universidade de Auckland descobriu que “a fita pode ter um pequeno papel benéfico na melhoria da força, amplitude de movimento em certas partes lesionadas e problemas de força em comparação com outras fitas”.
No entnto, os pesquisadores encontraram resultados mistos usando fita cinesiológica em geral e apontam que mais estudos controlados ainda são necessários para comprovar sua eficácia.
Um estudo de 2016 publicado no Journal of Bodywork and Movement Therapies descobriu que a fita cinesiológica pode ser muito útil para diminuir a dor lombar quando combinada com outras formas de terapia manipulativa, como a fisioterapia. Os achados sugerem que o uso de fita cinesiológica ajudou os pacientes “melhorando a amplitude de movimento, a resistência muscular e o controle motor”.
Nem todos os estudos descobriram que a fita cinesiológica é eficaz para todos os pacientes, especialmente quando usados isoladamente, mas há evidências de que ela pode ajudar a reduzir outros tipos de dores nas costas ou ombro também.
A fita cinesiológica pode ser útil para aqueles que estão lidando com lesões ao praticar a corrida, incluindo:
Há alguma evidência de que a fita cinesiológica pode ajudar na estabilização e equilíbrio do tornozelo, além de facilitar a atividade física para aqueles com osteoartrite dos joelhos. Um teste duplo-cego comparou os efeitos da fita cinesiológica e uma fita placebo no torque do quadríceps, tarefas padronizadas de subir escadas (TPSE) e dor nos joelhos em pacientes com dor no joelho devido à osteoartrite.
Eles descobriram que a fita cinesiológica proporcionou “melhorias significativas no pico de torque(movimento de alavancagem) do quadríceps (concêntrico e excêntrico nas velocidades angulares de 90 por segundo e 120 por segundo), TPSE e dor foram obtidos no grupo experimental quando comparado ao grupo controle”.
A conclusão do estudo foi que a aplicação da fita cinesiológica pode ser útil para reduzir a dor na osteoartrite do joelho e melhorar a amplitude de movimento. (6) No entanto, também é importante ressaltar que nem todos os estudos chegaram à mesma conclusão, pois alguns descobriram uma eficácia mista do uso da técnica.
Da mesma forma que os estudos sobre o uso da fita em pacientes com dor nas costas, pesquisas sobre sua eficácia no tratamento de lesões do ombro encontraram resultados mistos. Há alguma evidência de que a fita cinesiológica pode diminuir a dor e a incapacidade em pacientes jovens com sindrome do impacto / tendinite no ombro.
No entanto, é recomendado como tratamento adjunto, em vez de uma solução independente para pacientes com lesão no ombro. Um estudo que incluiu 42 adultos que tiveram problemas no ombro e dor descobriram que o uso de fita cinesiológica ajudou a diminuir os sintomas ao longo de várias semanas.
Você pode encontrar on-line ou comprar em certas lojas esportivas. Várias empresas diferentes fabricam essas fitas, cada uma é ligeiramente diferente em termos de tecido, cores e comprimento.
A fita cinesiológica original vem em um pacote que é normalmente de três polegadas de largura e varia de 16 a 103 metros de comprimento (comprimentos mais longos são necessários para cobrir partes maiores do corpo).
Você pode encontrar fita cinesiológica em diferentes cores, incluindo bege / cor da pele, preto, azul brilhante e vermelho-rosado. A maioria dos tipos será resistente à água ou mesmo à prova d’água, permitindo que sejam usados por cerca de 4 a 5 dias seguidos.
Existem várias aplicações da fita cinesiológica que são usadas dependendo da lesão a ser tratada. Estes incluem as técnicas de aplicação chamadas:
É importante visitar um profissional qualificado que possa ajudar a definir qual método de aplicação da fita que funcionará melhor, dependendo da sua condição atual. A fita cinesiológica pode ser aplicada em centenas de maneiras, devido a como os vários métodos de aplicação diferem em termos de utilização das tiras, quantidade de “extensão” usada, forma e direção.
É recomendado que os pacientes recebam uma avaliação clínica ou avaliação por um profissional ortopedista, para que a fita seja recomendada e depois aplicada corretamente por um fisioterapeuta.
Abaixo estão algumas dicas sobre as melhores práticas para a aplicação da fita cinesiológica:
Embora a fita seja uma forma completamente natural e segura de ajudar a tratar lesões, há certas circunstâncias em que isso não é apropriado.
Quando certos tipos de lesões ocorrem, usar fita atlética pode até mesmo piorar a condição existente, e é por isso que obter a opinião de um médico especializado é sempre uma boa ideia.
Se você não tem certeza se a aplicação da fita é uma boa opção para tratar uma lesão com a qual está lidando, procure um ortopedista que possa ajudar e entender que tipo de tratamento é necessário para que você possa se recuperar adequadamente.
A fita cinesiológica é contraindicada para vários problemas de saúde e não deve ser usada principalmente se você tiver algum dos seguintes quadros:
A Kinesio Tape é uma técnica natural de reabilitação que ajuda a estabilizar uma área lesada do corpo sem reduzir sua amplitude de movimento. É útil para atletas, amadores e não atletas que lidam com dores musculares, articulares e tendíneas.
Estudos têm opiniões mistas sobre a eficácia geral da fita, mas sugerem que ela pode ajudar a diminuir a dor, o inchaço e a rigidez, melhorando o fluxo sanguíneo, a amplitude de movimento, a força e a cura
Evite usar a fita por recomendação de um amigo, sempre faça a utilização somente se um profissional qualificado como seu médico ortopedista recomendar.
A Lesão SLAP é a lesão do ombro que ocorre no lábio superior da glenóide…
A natação é uma atividade física excelente mas cerca de 90% da força de propulsão…
O número de pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer, como meio de transporte…
Estudo realizado por mim com Mauro Emilio Conforto Gracitelli, Gustavo Dias Borgo, Eduardo Angeli Malavolta,…
Muitos usuários e novos pacientes me questionam se a a acupuntura funciona para a capsulite…
O ombro é composto por três ossos e de forma mais simplista, uma junta de…