Epicondilite e tênis

A epicondilite é a causa de dor mais comum do cotovelo, aproximadamente 2 % da população sofrerá deste problema em alguma fase da vida. E pode ter relação com a prática esportiva. A epicondilite lateral é também conhecida como cotovelo de tenista, o tênis contribui com 5 a 10 % dos casos. Entretanto, 40 a 50 % dos tenistas sofrerão de dor no cotovelo decorrentes de uma epicondilite.
A epicondilite medial é menos frequente, mas pode também acometer os tenistas.

O que é a epicondilite?

Atividades que realizam movimentos repetitivos do punho ou dos dedos para cima (extensão) ou para baixo (flexão) são as causas da epicondilite. Os músculos e tendões responsáveis por estes movimentos tem origem na região lateral e medial do cotovelo (epicôndilo lateral e medial). Estes esforços podem causar inicialmente um processo inflamatório nesta região (tendinite). Entretanto, após este evento ocorrem alterações estruturais nas fibras de colágeno destes tendões, causando dor crônica e perda de força no cotovelo e punho. Também alguns fatores genéticos mal compreendidos atualmente parecem favorecer o aparecimento da epicondilite lateral e medial.

Epicôndilo lateral, origem dos músculos extensors do antebraço

Epicôndilo lateral, origem dos músculos extensores do antebraço

O que pode ocasionar a epicondilite em um tenista?

Erros na técnica ou no gesto esportivo, frequentemente no backhand, podem ocasionar um esforço excessivo na musculatura extensora ou flexora do antebraço e iniciar o processo inflamatório. Segurar a raquete com força excessiva, dobrar ou esticar demais o punho ao rebater a bola são outras causas. Não podemos também esquecer do grip da raquete que pode estar inadequado.

Backhand

Como é feito o diagnóstico da epicondilite?

Os pacientes com epicondilite queixam-se de dor na região lateral ou medial do cotovelo, que se irradia para o antebraço. Podem referir também fraqueza para agarrar e carregar objetos. Geralmente, a dor tem início gradual e insidioso e raramente há um evento inicial traumático que inicia o quadro doloroso.

Muitas vezes, apenas a história e o exame físico são suficientes para o diagnóstico da epicondilite. Mas a radiografia do cotovelo é importante para descartar os diagnósticos diferenciais. Para confirmar o diagnóstico pode ser solicitado o exame de ultra-sonografia ou ressonância magnética que possuem ótima acurácia.

Ressonância magnética com sinais de epicondilite lateral

Preciso parar de jogar tênis?

Não necessariamente depende dos seus sintomas (intensidade e duração), bem como a resposta ao tratamento. Reduzir a carga de treinos e partidas de tênis podem ser suficientes. Converse com seu treinador e médico.

Como posso tratar a epicondilite?

• Procure um médico para ter o diagnóstico preciso. Converse com o seu treinador, veja se há algum erro no gesto esportivo ou na empunhadura da raquete.
  • Cheque o grip da raquete, diminua a tensão do encordoamento.
  • Faça um bom aquecimento antes dos treinos e uso gelo no final das partidas.
  • O tratamento fisioterápico deve ser realizado e este deve alongar e fortalecer a musculatura extensora e flexora do antebraço, mas não devemos esquecer da musculatura paraescapular e do manguito rotador na reabilitação.

Para maiores informações sobre o tratamento, leia mais nos artigos epicondilite lateral e medial .

Grip da raquete adequado