A Dor no cotovelo durante a musculação ou em outras atividades na academia é uma queixa muito frequente entre os praticantes. Quinze por cento das lesões esportivas são nos cotovelos.

A atividade física, especialmente os exercícios de musculação, tem apresentado tendência crescente no número de praticantes. Entre os anos 2006 e 2014 houve um aumento de 50% no número de pessoas que praticam musculação no Brasil, totalizando aproximadamente 7 milhões de pessoas. Consequentemente, vemos um grande número de lesões no cotovelo secundárias a musculação.

Exercícios de fortalecimento muscular estão comumente associados a epicondilite medial e a tendinite do bíceps distal e muito embora existam muitas alternativas apresentamos aqui as principais causas dessas dores no cotovelo pelo que vejo em minha experiência.

O que é a epicondilite medial?

Atividades que realizam movimentos repetitivos de flexão (dobrar) o punho ou os dedos ocasionam a epicondilite medial.

Os músculos e tendões responsáveis por estes movimentos tem origem na região interna do cotovelo (epicôndilo medial). Estes esforços causam inicialmente um processo inflamatório nesta região (tendinite).

Entretanto, após este evento podem ocorrer alterações estruturais nas fibras de colágeno destes tendões, causando dor crônica e perda de força no cotovelo e punho.

Epicôndilo medial, origem dos músculos flexores do punho e dedos

Também alguns fatores genéticos mal compreendidos atualmente parecem favorecer o aparecimento da epicondilite medial.

Os pacientes referem dor na região interna do cotovelo. O tratamento é preferencialmente sem cirurgia, com medicamentos e fisioterapia.

O que é a tendinite do bíceps distal?

É o processo inflamatório do tendão do músculo bíceps na região do cotovelo. Os sintomas são dor na frente do cotovelo (região anterior)  e aos movimentos de dobrar (flexão) ou rodar o cotovelo. O tratamento é não-cirúrgico, podemos utilizar gelo, anti-inflamatórios e analgésicos. Também devem ser evitados também os fatores que iniciaram ou agravaram os sintomas.

Tendão do bíceps no cotovelo

Quais exercícios na musculação que causam mais dor no cotovelo?

A epicondilite medial está relacionada com dois exercícios:

1. Bíceps na barra reta
  2. Tríceps testa

Ao realizar estes exercícios o atleta pode flexionar (dobrar) o punho de maneira inadequada no final do movimento, isto tensiona excessivamente a origem da musculatura flexora do antebraço, iniciando o processo inflamatório.

Outra causa é que estes exercícios fazem um stress em valgo do cotovelo, aumentando a tensão na parte interna do cotovelo.

A tendinite do bíceps está associada aos exercícios de fortalecimento deste músculo.

Exercício tríceps testa pode ocasionar dor no cotovelo

Como prevenir a dor no cotovelo durante a musculação?

Algumas medidas simples são eficazes para evitar a dor no cotovelo durante a musculação ou academia:

• Cuidado com a carga, aumente progressivamente os pesos assim sua musculatura consegue se adaptar aos poucos.
  • Faça sempre o movimento completo com a técnica correta;
  • Tenha atenção na postura;
  • Evite “roubar” flexionando o punho, além de ser menos efetivo para o ganho muscular pode ocasionar as dores;
  • Aquecimento e alongamento antes do treino são fundamentais;
  • Nos exercícios para bíceps substitua a barra reta pela barra em W;
  • Nos primeiros sintomas, pare de fazer exercícios nessa região (foque em outras áreas como pernas) e fale com seu treinador ou um médico ortopedista.